domingo, 24 de dezembro de 2017

Velhice e inutilidade

Mais um ano vai passando

O novo vem passeando...

Um olhar sobre “Terra e mar”

José Luiz Ribeiro 9 de novembro de 2017
Forum da Cultura UFJF

"(...) a realidade abraça a poesia e nos acalma a alma..." 

“(...) Criar quadros associando esses momentos vividos é recriar, numa liberdade expressiva pontos de fuga em que a realidade abraça a poesia e nos acalma a alma. (...)” José Luiz Ribeiro



“Parabéns prof. José Luiz

Tua inspiração nos encanta e acalma a alma Obrigada!” Vera Lúcia


"O novo tem espaço na sociedade, e o velho não?” é a pergunta que fazemos.









“Ter que ser útil pra alguém é uma coisa muito cansativa.”



Inutilidade

Padre Fábio de Melo: A inutilidade e o amor Ter que ser útil...

A inutilidade e o amor

Ter que ser útil pra alguém é uma coisa muito cansativa. É interessante você saber fazer as coisas, mas acredito que a utilidade é um território muito perigoso porque, muitas vezes, a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Ele está interessado naquilo que a gente faz por ele. E é por isso que a velhice é esse tempo em que passa a utilidade e aí fica só o seu significado como pessoa. Eu acho que é um momento que a gente purifica, né? É o momento em que a gente vai ter a oportunidade de saber quem nos ama de verdade.

Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado. Por isso eu sempre peço a Deus para poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranquilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor.

Quero ter ao meu lado alguém que saiba acolher a minha inutilidade. Alguém que olhe pra mim assim, que possa saber que eu não servirei pra muita coisa, mas que continuarei tendo meu valor.

Porque a vida é assim, fique esperto, viu? Se você quiser saber se o outro te ama de verdade é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se você ama alguém? Pergunte a si mesmo: quem nessa vida já pode ficar inútil pra você sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora?
É assim que descobrimos o significado do amor. Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim. Por isso eu digo: feliz aquele que tem ao final da vida, a graça de ser olhado nos olhos e ouvir do outro: "você não serve pra nada, mas eu não sei viver sem você".
Padre Fábio de Melo



“Que a velhice não nos surpreenda com mais rugas na alma do que no corpo.” Michel Montaigne


Sentir-se jovem - Juca Chaves




Moonlight Serenade
Glenn  Miller Orchestra


Referências

http://pensesobreissso.blogspot.com.br/2011/10/as-perdas-e-o-sentimento-de-inutilidade.html
https://www.pensador.com/frase/MTYxOTc3NQ/
https://youtu.be/mw7DbjNMEcQ
https://youtu.be/8TB_8H23EDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário