sábado, 25 de novembro de 2017

Casa Canadá

De manequim a top model

“Etimologia de "Manequim"
Nos últimos anos, tornou-se mais comum o nome de Modelo para a profissão de homens e mulheres que desfilam mostrando novos desenhos de roupa, porém durante muito tempo empregou-se a palavra Manequim, hoje reservada mais para os bonecos usados para expor a roupa da moda nas vitrines das lojas.

Esta palavra originou-se no neerlandês manneken, diminutivo de man, homem, e foi usada, no princípio, para denominar os bonecos de madeira que os pintores e escultores usavam como modelos, até que o empresário francês Charles Fréderic Worh (1825 – 1895), proprietário da casa de alta costura Worth, decidiu em 1858, utilizar aqueles bonecos para mostrar seus modelos à clientela, onde o nome original holandês foi adaptado para mannequin.
Worth, como outros empresários do seu ramo, não tardou em perceber que esta função seria muito melhor cumprida com manequins vivos e inaugurou assim uma profissão que, inicialmente, levou o nome do boneco holandês e que chegou ao Português como manequim.”



top model ‹tòp mòdl› locuz. ingl. (propr. «modella di vertice»; pl. top models ‹... mòdl∫›), usata in ital. al femm. e, talvolta, al masch. – Modella, fotomodella o indossatrice di grande successo e quindi molto richiesta da agenzie pubblicitarie, stilisti di moda e grandi sartorie. La locuz. può ...




As musas da Casa Canadá, berço do glamour carioca nos anos 50 e 60


A manequim Adalgisa Colombo em pose na Casa Canadá||Créditos: Reprodução Revista “Manchete” abril, 1966


Adalgisa Colombo, Miss Universo Brasil de 1958



Concentração do high society carioca nas décadas de 1950 e 1960, a Casa Canadá era um dos locais preferidos para locomotivas gastarem fortunas em modelitos. Os desfiles eram feitos por manequins que marcaram época, frequentaram os grandes salões, figuraram em colunas sociais e até mesmo arrumaram um “bom partido”
Por Renato Fernandes para revista Joyce Pascowitch



BRUNO ASTUTO
Morre Humberto Saade, descobridor de Luiza Brunet, aos 78 anos

O empresário da moda foi fundador da Dijon
11/07/2017 - 11h26 - Atualizado 11/07/2017 14h28



Humberto Saade e a musa Luiza Brunet num ensaio da Dijon nos anos 1980 (Foto: Reprodução)

Morreu na madrugada desta terça-feira (11) o empresário da moda Humberto Saade, aos 78 anos. Fundador da grife de jeans Dijon nos anos 1960, ele foi responsável por descobrir algumas das mais importantes modelos dos anos 1980, como Luiza Brunet, Monique Evans e Vanessa de Oliveira. 





DILSON STEIN NEW MODELS

Gisele Bündchen


Nascimento
20/07/1980

Nacionalidade
Brasileira

Altura
1.80 cm

Olhos
Azuis

BIOGRAFIA
Gisele Caroline Bündchen é a maior top model brasileira.  Há cinco anos é considerada a modelo mais bem paga do mundo, aparecendo no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo.

Descendente de alemães, a übermodel nasceu na região noroeste do Rio Grande do Sul, e é filha de Valdir e Vânia Bündchen. Tem cinco irmãs, Raquel, Graziela, Gabriela, Rafaela e Patrícia, sua irmã gêmea. Quando adolescente tinha o sonho de ser jogadora de vôlei, e até cogitou entrar para o time da Sogipa.

Gisele foi descoberta por Dilson Stein em um curso de modelos realizado em Horizontina/RS no ano de 1994. Inicialmente ela trabalhou para a agência de modelos Elite, e após passou a ser representada pela IGM New York.

Ela Fez anúncios e fotografias para vários estúdios de moda, incluindo Valentino, Zara, Bulgari, Tommy Hilfiger, Chloe, Céline, Versace, Christian Dior, Michael Kors, Ralph Lauren, Victoria’s Secret e Dolce & Gabbana. Também estampou as capas de revistas como Allure, Marie Claire, Vogue, Harper´s Bazzar, Arena e Rolling Stone.

Sua figura curvilínea fez com que a Vogue se referisse a seu trabalho como o “retorno da modelo sexy”, já que ela parece ter marcado o fim de uma tendência de modelos muito magras, como Kate Moss.

Atualmente ela é garota propaganda da Colcci, Roberto Cavalli, Hope e Grendene. Há quase dez anos é considerada a maior top model do mundo, e também a mais bem paga.

Em janeiro de 2007 a revista Forbes divulgou uma lista com as 20 pessoas mais ricas da indústria do entretenimento, e Gisele Bündchen foi a única brasileira incluída.

O trabalho de Gisele vai além do mundo da moda. Ela também fez participações em filmes. Em 2004 atuou no filme “Taxi” e em 2006 em “O Diabo veste Prada”. Ela também foi VJ da MTV em 1996, apresentando o programa “Al Dente”.

FOTOS





Kendall Jenner supera Gisele e é agora a modelo mais bem paga do mundo
Top de 22 anos tirou posto que a brasileira ocupava há quinze anos
por O Globo
21/11/2017 17:35 / Atualizado 21/11/2017 19:20


Kendall Jenner: aos 22 anos, ela acaba de destronar Gisele Bündchen como modelo mais bem paga do mundo - Regis Duvignau / Reuters

A moda tem uma nova rainha: pelo menos, no que diz respeito à conta bancária. Segundo a "Forbes", Kendall Jenner é a modelo mais bem paga do mundo. A americana de 22 anos roubou a coroa ocupada pela brasileira Gisele Bündchen por 15 anos consecutivos, desde 2002.
Segundo a publicação, em 2017 a irmã de Kim Kardashian faturou US$ 22 milhões, contra os US$ 17,5 milhões adquiridos por Gisele. Para chegar a este número, Kendall conta com o poder de 85 milhões de seguidores no Instagram, que lhe levaram a fechar contratos com marcas como Estée Lauder, La Perla e Adidas, entre outras.
Além disso, Kendall ainda fatura com suas aparições no reality show da família, "Keeping up with the Kardashians", e com uma marca de roupas em parceria com sua irmã caçula, Kylie Jenner.




Descobridor de Gisele Bündchen vem a Curitiba
Dilson Stein promove Seleção de Modelos na capital paranaense
11/04/10 às 19:07 Redação Bem Paraná

"A equipe de Dilson Stein, o descobridor de modelos como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Luize Altenhofen e Caroline Trentini, chega a Curitiba para a “Seleção de Modelos com a equipe de  Dilson Stein, edição 2010”. Entre os dias 17 e 19 de abril acontecem as inscrições para a primeira etapa das seleções, no Radisson Hotel. Os interessados na carreira de modelo, fashion ou comercial, e que sejam jovens de 08 a 25 anos, deverão apresentar a ficha de inscrição preenchida, que será entregue nas datas a cima, e levar 5kg de arroz, das 11h às 20h. A oportunidade é para meninos e meninas. O projeto tem como parceiro em Curitiba o Rotary Internacional, que receberá toda a arrecadação das seletivas."




Referências
https://consultoriolinguistico.blogspot.com.br/2011/02/etimologia-de-manequim.html
http://www.treccani.it/vocabolario/ricerca/top-model/
https://static.glamurama.uol.com.br/2015/08/nota3_Adalgisa_reproducao-revista-Manchete-abril-1966.jpg
https://glamurama.uol.com.br/as-musas-da-casa-canada-berco-do-glamour-carioca-nos-anos-50-e-60/
http://s2.glbimg.com/xpL0ItnZpVM3WtTXcBYWeRRyBvw=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/07/11/humberto_saad_EHZ1FQj.jpg
http://f.i.uol.com.br/fotografia/2016/10/17/645193-635x420-1.png
http://epoca.globo.com/sociedade/bruno-astuto/noticia/2017/07/morre-humberto-saade-descobridor-de-luiza-brunet-aos-76-anos.html
http://www.dilsonstein.com.br/detalhe_modelo_destaque_top.php?cod=2&id=3
https://ogimg.infoglobo.com.br/in/22094390-78c-420/FT1086A/420/x67817251_70th-Cannes-Film-FestivalScreening-of-the-film-the-film-120-battements-par-minute-120-Be.jpg.pagespeed.ic.JvOYTV8QwW.jpg
https://oglobo.globo.com/ela/gente/kendall-jenner-supera-gisele-e-agora-modelo-mais-bem-paga-do-mundo-22094289

http://www.bemparana.com.br/noticia/141007/descobridor-de-gisele-buendchen-vem-a-curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário