Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
domingo, 3 de novembro de 2024
AHN ... UHN...
"Eu não tenho medo de julgamento.
Posso ter medo de quem vai me julgar.
Repetiria tudo outra vez,
se preciso fosse, meu amor."
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Conclusão
Assim, com a vírgula, a frase aponta para uma relação condicional e causal – não se teme porque não se deve. Sem a vírgula, a expressão pode ser lida como uma descrição de um estado ou qualidade, mais independente de uma relação direta de causa e efeito?
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O texto de Ruy Castro discute como a percepção sobre filmes e diretores muda ao longo do tempo. Ele observa que alguns cineastas, como Stanley Kubrick e Billy Wilder, foram inicialmente criticados, mas se tornaram respeitados com o passar dos anos. Outros, como Vittorio de Sica, tiveram suas obras valorizadas em um momento, mas depois foram esquecidos. Castro menciona que a mudança na recepção dos filmes não está necessariamente ligada à genialidade dos diretores, mas sim às transformações na perspectiva do público. Ele também aponta que gêneros e estilos de filmes, como os westerns e filmes de super-heróis, passaram por reavaliações significativas. No final, ele reafirma seu gosto pessoal, dizendo que prefere todos os cineastas mencionados.
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domingo, 3 de novembro de 2024
Sobe e desce, desce e sobe – Ruy Castro
Folha de S. Paulo
Alguns filmes e diretores melhoraram com o tempo; outros pioraram. É possível isso?
Uma olhada de relance pelas reportagens que anunciam mostras e retrospectivas de cinema, e constato o que sempre suspeitei: certos filmes e diretores "melhoram" com o tempo e se tornam xodós; outros "pioram" e vão perdendo prestígio e se evaporam até de museus e cinematecas. Acredito que isso não tenha a ver com a genialidade dos diretores ou com a qualidade de seus filmes. Eles continuam a ser o que sempre foram —quem muda somos nós, melhoramos ou pioramos.
Duas unanimidades hoje são Stanley Kubrick e Billy Wilder. Muita gente, inclusive eu, os escala entre os maiores do cinema. Mas, quando estavam vivos e na ativa, não era assim. Seus filmes, ao estrearem, eram louvados ou malhados por igual. Entre os de Kubrick, "Lolita", "2001: Uma Odisseia no Espaço" e "Barry Lyndon" foram chamados de pretensiosos e equivocados —um amigo meu, grande crítico, reduziu "2001" em 1968 a um "exercício de aeromodelismo". Quanto a Billy Wilder, ninguém na época achou que "Quanto Mais Quente, Melhor" fosse a maior comédia do cinema. E não era. Mas tornou-se, não?
O mesmo quanto a "Um Corpo Que Cai", de Hitchcock —os críticos "gostaram", mas nem tanto. Preferiam "A Sombra de uma Dúvida". E, durante anos, "Ladrões de bicicletas", de Vittorio de Sica, foi considerado o maior filme da história. Hoje está esquecido, assim como toda a deliciosa obra de De Sica. Em compensação, Luchino Visconti ganhou pontos, e "O Leopardo", recebido friamente em 1963, passou a ser o máximo.
Westerns adultos como "Rio Vermelho", de Howard Hawks, "Céu Amarelo", de William Wellman, e "Um Certo Capitão Lockhart", de Anthony Mann, sumiram do mapa, enquanto "Era Uma Vez no Oeste", de Sergio Leone, foi promovido de spaghetti-western a obra-prima. Filmes de super-heróis eram produções Z, feitos para crianças burras e com atores do terceiro time. Hoje são superproduções e com grandes nomes no elenco.
Bergman subiu, Antonioni desceu. Kurosawa desceu, Ozu subiu. Fritz Lang subiu, Eisenstein desceu. Orson Welles está descendo, e Fellini nunca parou de subir. E assim vai. Alheio a isso, sou radical: prefiro todos.
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Castro Alves - Espumas Flutuantes (Episódio Completo)
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Leitura de Ouvido
30 de jul. de 2024 #Desenrole
Mesacast com Daiana Pasquim e Lucas Piaceski. “Espumas flutuantes” (1870) foi o único livro publicado em vida, pelo poeta abolicionista Castro Alves (1847-1871). Trazemos aqui uma seleção de cinco poemas: “Mocidade e morte”, “Às três irmãs do poeta”, “O adeus de Teresa”, “O coração” e “Hebreia”. O primeiro deles é bastante autobiográfico e nasceu como “O tísico”, escrito em certa noite de outubro quando, aos 17 anos, Castro Alves teve uma forte crise de tuberculose - que viria a vitimá-lo aos 24 anos, após um acidente numa caçada. Para ele, as três irmãs do poeta são: a indiferença, a fome e a morte. Em O adeus de Teresa, Coração e Hebreia vertem suas veias de amor, como ele se relacionava com suas paixões. No último deles, a inspiração são três irmãs judias, invoca o oriente e vaticina que há duas coisas santas: a infância feliz e a morte em paz. Nesta poesia, repete-se no desfecho de várias estrofes: “no funéreo chão”. Na produção abolicionista enaltece-se que o escravo, para ele, era devotado aos seus, nobre, altivo, valente e reto. Contemplar a sua obra é conhecer os poemas de um rapazinho bonito, insinuante, amado pelas moças, que dizia seus versos em voz alta, vibrante e emocionada. Boa leitura!
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Começaria Tudo Outra Vez
Gonzaguinha
compositores: LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO JUNIOR
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SAPS, "Serviço de Alimentação da Previdência Social"
Serviço Criado em 05 de Agosto de 1940 pelo Governo do Presidente Getúlio Vargas.
Vicente De Paulo Clemente Comentou: Me lembro dessa fachada, dessa fila, dos bandejões...
Gilson Costa comentou: Milhares de trabalhadores se beneficiaram deste restaurante durante a década de 50. Servia almoço e jantar. Deixou boas lembranças.
Avenida dos Andradas
Restaurante Popular em 1959
Atualmente neste local uma Agencia do INSS
Acervo Mauricio Lima Corrêa
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Ultima Viagem do Bonde em 10 de Abril de 1969
Gilson Costa comentou: Dia de péssima lembrança.
Abriram mão de um meio de transporte de suma importância para a população, em nome do famigerado progresso.
Com certeza os mais jovens não têm ideia da importância dos Bondes naquela época.
Acervo Mauricio Lima Corrêa
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Obras de Construção do Cine Theatro Central
O projeto foi arquiteto Raphael Arcuri,
O ponto de partida para a construção do cineteatro foi a fundação da "Companhia Central de Diversões" em junho de 1927, pela sociedade formada por Químico Correia, Francisco Campos Valadares, Diogo Rocha e Gomes Nogueira.
A escolha do local foi entre as Ruas São João e Califórnia (hoje Halfeld), onde se situava o teatro Polytheama, demolido para ceder lugar ao Central.
As obras duraram um ano e quatro meses, e a inauguração finalmente ocorreu em 30 de março de 1929.
Acervo Mauricio Lima Corrêa
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O Último Carro
"Central do Brasil é o Opinião.
As catracas do teatro são as catracas da Estação Carioca.
As cadeiras de madeira gastas
são as mesmas do Cinema Rex."
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O Último Carro, de João das Neves
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O Último Carro
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Enciclopédia Itaú Cultural
https://enciclopedia.itaucultural.org.br › o-ultimo-carro
11 de set. de 2024 — A peça O Último Carro é escrita por João das Neves (1934), durante os anos de 1964 e 1965. Em 1966, ganha o prêmio do Seminário de ...
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Do Bonde aos Bondes Urbanos
O último carro na ida
é o primeiro carro da volta.
O fio condutor que o energiza
e o move
é de corrente alternada.
O motor do bonde é contínuo
ou de corrente alternada?
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Produzido em 1924, o filme originalmente silencioso “Veneza Americana”, de Ugo Falangola e J. Cambiere, criadores da Pernambuco Films, era um institucional a respeito da futura chegada de bondes elétricos a Boa Viagem, balneário que no ano seguinte teria seu acesso facilitado com a inauguração de estrada e trilhos. Nas imagens, duas composições da linha Várzea circulam pelas ruas do Centro. O registro da dupla de cineastas ficou para a história como um momento em que a capital pernambucana apresentava suas credenciais como cidade moderna, principalmente na área de transporte público. Um orgulho que já tinha antecedentes. Depois do Rio de Janeiro, o Recife foi a segunda cidade brasileira a operar com bondes a vapor, ainda na metade final do século 19.
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Os bondes foram um meio de transporte coletivo que teve um papel importante na expansão das cidades brasileiras, mas foram desativados na década de 1960:
História dos bondes
O primeiro bonde no Brasil foi o bonde Sant'Anna, de tração animal, que circulou em 1872 em São Paulo. A primeira linha de bondes no Rio de Janeiro foi inaugurada em 1859 e ligava a praça Tiradentes à Tijuca. Os bondes foram essenciais para a integração do centro da cidade com as regiões mais distantes, como as zonas sul e norte.
Desativação dos bondes
No Rio de Janeiro, os bondes deixaram as ruas na década de 1960. Em São Paulo, o prefeito Faria Lima começou a retirar os bondes de circulação no final dos anos 1960.
Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs)
Alguns consideram que os VLTs, que circulam pela região central do Rio de Janeiro, são uma releitura contemporânea dos bondes antigos.
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A Inteligência Artificial Generativa
A geração reativa — real — da energia.
A regeneração artificial vem antes ou após a geração real?
O que sobra é a espuma aparente.
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A inteligência artificial generativa (IA generativa) é um ramo da inteligência artificial (IA) que tem como objetivo criar conteúdo original e autônomo. Ela se diferencia de outras IAs, que se concentram na identificação ou classificação de informações a partir de dados pré-existentes.
A IA generativa utiliza algoritmos avançados para gerar conteúdos como textos, imagens, músicas, discursos, códigos de programação, entre outros. Para isso, ela é "ensinada" a partir de grandes bases de dados, de modo a adquirir o padrão de construção desses dados.
A IA generativa pode ser utilizada para:
Apoiar tarefas criativas, gerando protótipos com base em determinadas entradas e restrições
Otimizar projetos existentes com base no feedback humano e nas restrições especificadas
A IA generativa é uma tecnologia nova e, por isso, ainda não há muita regulamentação aplicável. No entanto, governos de todo o mundo estão buscando maneiras de regular a IA generativa, principalmente em relação à substituição do trabalho humano e às fontes de treinamento das máquinas.
Inteligência Artificial Generativa - Escola Virtual Gov
A inteligência artificial generativa é um ramo da IA dedicado à criação de conteúdo, distinguindo-se daquelas mais voltadas para c...
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O que é IA generativa? — Explicação da inteligência artificial ... - AWS
A IA generativa pode aumentar a produtividade de diferentes tipos de trabalhadores: Apoie tarefas criativas gerando vários protóti...
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O que é IA Generativa? GPT, ChatGPT e Midjourney | Alura
11 de out. de 2023 — As inteligências artificiais generativas têm a capacidade de criar novas informações a partir de conjuntos de da...
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A IA generativa é experimental.
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A obra Espumas Flutuantes, é uma coletânea de poemas de Castro Alves um dos maiores representantes do Condoreirismo, herança das rebuscadas imagens barrocas, de antíteses violentas, de exageros e imagens arrojadas. A obra apresenta uma visão lírica igualmente marcada pelo anseio de liberdade e de expansão sentimental, ampliando a maneira como o poeta é visto tradicionalmente. Além de seu texto integral, vem acompanhado de glossário e aborda a história do autor, e a contextualização histórica desta obra. No final do livro contêm Suplemento de Atividades para o estudante.
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Quem não deve, não teme.
A vírgula é obrigatória, optativa ou incorreta?
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Conclusão
Assim, com a vírgula, a frase aponta para uma relação condicional e causal – não se teme porque não se deve. Sem a vírgula, a expressão pode ser lida como uma descrição de um estado ou qualidade, mais independente de uma relação direta de causa e efeito.
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Robert DeNiro diz que deixará os EUA se Donald Trump vencer a presidência em 2024.
O que você diz para DeNiro?
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"Quer saber do caráter de alguém? Trate de saber como pensava aos 17 anos, e terá uma primeira pista em sua investigação. Castro Alves tinha 20 anos quando publicou Espumas Flutuantes. Morreu aos 24 anos."
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Conclusão
Portanto, embora Castro Alves tenha publicado Espumas Flutuantes aos 20 anos, alguns dos textos podem, sim, ter sido concebidos alguns anos antes, possivelmente aos 17 anos ou em torno disso.
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