segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

All Ellyphic Curves are Modular = Taniyama- Shimura = Fermat’s Last Theorem

Eu bem vos disse. (Taniyama, autor de A conjectura de Taniyama-Shimura, após sua conjectura ter virado pó, ou melhor, Teorema de Taniyama-Shimura)

O Último Teorema de Fermat foi transformado em documentário da BBC britânica.

Taniyama-ShimuraConjecture, desde sua prova, algumas vezes, é denominada Teorema da Modularidade, posto que transformada em Teorema de Taniyama-Shimura:

Imagem da capa do Livro “O Último Teorema De Fermat” De Simon Singh, com um breve resumo e link para download aparecem neste endereço ou aqui.


Nesse livro, posteriormente adaptado para um já citado documentário da BBC de Londres, de cujo departamento de ciências o físico e autor do livro era diretor, é descrita a saga de sete anos do matemático Andew Wiles em busca da demonstração envolvendo o Último Teorema de Fermat, com o qual havia tido o primeiro contato aos dez anos de idade.
Em suas próprias palavras no documentário, Andrew revela, no ponto mais dramático de sua descrição, ter tido o privilégio muito raro de poder perseguir, em sua vida adulta, o que tinha sido o seu sonho de infância. Seguem algumas declarações legendadas em português que surgem ao longo do relevante documentário em inglês.
Talvez possa descrever melhor a minha maneira de fazer matemática comparando-a com a entrada numa mansão escura. Entra-se na primeira divisão e está escuro. Completamente escuro, tropeça-se e bate-se na mobília. Gradualmente, vai-se aprendendo onde está cada peça da mobília. E passados uns seis meses encontra-se o interruptor, liga-se, e de repente está tudo iluminado, pode ver-se exactamente onde se estava.
No início de Setembro estava sentado aqui, a esta secretária, quando de repente, de forma totalmente inesperada, tive esta incrível revelação. Foi o mais... O momento mais importante de toda a minha carreira. Nada daquilo que farei no futuro irá...
Desculpem.
E estava aqui sentado a esta secretária. Em uma manhã de segunda-feira, 19 de setembro, (...) Foi... Foi o mais... O momento mais importante de toda a minha carreira.
Bem, a minha primeira reacção foi: “Eu bem vos disse.” A conjectura de Taniyama-Shimura já não é uma conjectura, e como resultado, o último teorema de Fermat foi provado. Mas será a prova de Andrew igual à de Fermat?                               
Não é possível que Fermat tivesse esta prova. É uma prova do século XX. Não há forma de isto ter sido feito antes do século XX. Não haverá outro problema que signifique o mesmo para mim. Eu tive um privilégio muito raro de poder perseguir, na minha vida de adulto, o que tinha sido o meu sonho de infância. Eu sei que é um privilégio raro, mas se se puder fazer isto, é mais recompensador do que qualquer coisa que possa imaginar.
            
No blog Mateà Matemática há uma resenha mais detalhada sobre o material aqui abordado.

            Para outro local onde pode-se tentar uma cópia do arquivo do livro O Último  Teorema de Fermat em pdf.

            Nos links a seguir podem ser obtidos umaresenha e o Primeiro Capítulo, respectivamente, de O Livro dos Códigos,  publicado posteriormente pelo autor do livro aqui analisado. A obsessão do autor por histórias de deslindes de mistérios continua nesta sua obra publicada. O Livro dos Códigos, agora mais voltado para uma aplicação da matemática, é o pano de fundo para a guerra em que vivemos no dia a dia de nossas vidas públicas. Mas aí já é outra história com todas as suas possibilidades de paz na guerra e guerra na paz. Quem viver poderá não viver o suficiente para ver as conseqüências das profundezas desses mistérios e segredos humanos. Ótimo para a literatura, apreensivo para a humanidade ignara em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário