domingo, 15 de dezembro de 2019

Desafinado




Fotografei você na minha rolleiflex





Uma câmera TLR Rolleiflex




Revelou-se a sua enorme ingratidão



para não mencionar dúvidas sobre a esfericidade da Terra. Darwin, aliás...


A ciência do clima, com seus alertas quase consensuais sobre o desastre que se avizinha, dissolve-se nas brumas da ideologia: se sou ultraconservador, ignoro esses alertas e desprezo evidências que me contrariem. 






Desafinado
Paula Morelenbaum




Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isso em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que deus me deu
Se você insiste em classificar
Meu comportamento de antimusical
Eu, mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é bossa nova
Que isto é muito natural
O que você não sabe, nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha rolleiflex
Revelou-se a sua enorme ingratidão
Só não poderá falar assim do meu amor
Ele é o maior que você pode encontrar, viu
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados
Também bate um coração

O que você não sabe, nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha rolleiflex
Revelou-se a sua enorme ingratidão
Só não poderá falar assim do meu amor
Ele é o maior que você pode encontrar, viu
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados
Também bate um coração
Composição: Antonio Carlos Jobim



“(...) A democracia iliberal apropria-se de lemas, valores e práticas que há algumas décadas caracterizavam franjas extremistas do lado oposto. Em 1968, o agitado ano que não termina, ela se mira como num espelho invertido. “Tudo é política”, o cinquentão slogan rebelde, tem agora sua versão contrarrevolucionária. A ciência do clima, com seus alertas quase consensuais sobre o desastre que se avizinha, dissolve-se nas brumas da ideologia: se sou ultraconservador, ignoro esses alertas e desprezo evidências que me contrariem. Não há por que falar em aquecimento global ou agir para salvaguardar o ambiente, cenário agora disposto para um produtivismo inacreditavelmente predatório. E outras conquistas civilizatórias – até vacinas! – estão postas em questão, para não mencionar dúvidas sobre a esfericidade da Terra. Darwin, aliás... (...)"
Luiz Sérgio Henriques* - Uma defesa do liberalismo
- O Estado de S.Paulo
domingo, 15 de dezembro de 2019
        



Amazonas 2
Joyce


*AMAZONAS* - *Joyce Moreno* ( Featuring - João Donato )*

Joceli De Souza- Fotografia.* a maioria das Fotos são na Suisse..*



Amazonas
Sol no meio do meio do meio-dia
Brilha o raio sobre luz, fotografia
Mar, incêndio, tempestade, inundação

Amazonas
Tantas cores têm o mesmo nome verde
Tanta gente tem a mesma fome e sede
Universo de total transpiração

Procurar eu procurei
Eldorado eu encontrei

Amazonas
São guerreiros de uma tribo feminina
De uma civilização submarina
Dai-me, dai-me, dai-me mais imensidão

Procurar eu procurei
Eldorado eu encontrei

Amazonas
Sois guerreiros de uma tribo feminina
De uma civilização submarina
Dai-me, dai-me, dai-me mais imensidão
Imensidão, imensidão
Composição: Joyce, João Donato



Crítica: Joyce Moreno e João Donato injetam suingue em referências diversas
Ouça uma das faixas do disco ‘Aquarius’, que traz parceria entre os músicos
Luiz Fernando Vianna
19/06/2012 - 08:00 / Atualizado em 19/06/2012 - 08:24

“RIO - Não surpreende que "Aquarius", o segundo disco a reunir Joyce Moreno e João Donato (o primeiro, "Tudo bonito", é de 2000), só esteja saindo agora no Brasil, graças à Biscoito Fino, dois anos depois de Europa e Japão. A bossa nova se tornou mais um produto de exportação do que uma expressão da realidade nacional. Além de suas características já estarem disseminadas pelo amplo arco chamado MPB e também por segmentos pop, a bossa sofre com o que um de seus inventores, Tom Jobim, diagnosticou como um mal brasileiro: a raiva do sucesso.
Ou, dito de outra forma, a bossa carrega o desgaste de ter sido alçada a trilha sonora do país, o que resultou em massificação das canções e uma pecha de música oficial e feliz, algo que gostávamos de rejeitar, sobretudo durante a ditadura militar. A "promessa de felicidade" (expressão de Lorenzo Mammì) embutida na bossa não chegou para o país, mas continua chegando para quem acompanha seus melhores representantes, em especial os que não param de renovar o terreno que conhecem bem.
Joyce e Donato são desse time. Pegam, por exemplo, músicas tão conhecidas como "Feminina" (dela) e "Amazonas 2" (dele com Arnaldo Antunes e Péricles Cavalcanti) e injetam suingue novo. com uma pegada jazzística construída ao lado de instrumentistas de primeira linha como Jorge Helder (baixo), Tutty Moreno (bateria), Sidinho Moreira (percussão), Jessé Sadoc (trompete) e Ricardo Pontes (flauta).
Ou montam um repertório, entre inéditas e já gravadas, que lhes permite confirmar que bossa nova não é um gênero, mas uma forma de se abordar qualquer matéria-prima.
Pode ser, por exemplo, um samba de estrutura próxima à de um partido alto ("No fundo do mar", parceria dos dois); ou uma espécie de cantiga sincopada, com a delicadeza e o balanço típicos das composições de Donato ("Amor nas estrelas", letra do irmão Lysias Ênio); ou um tema caribenho escrito por Joyce, embora esta seara seja mais de Donato ("Guarulhos cha cha cha"); ou um ijexá banhado por jazz ("Xangô é de baê", de Donato, Rubem Confete e Sidney da Conceição); ou ainda um samba-canção clássico, feito pelos dois ("Luz da canção").

Se "Caymmi visita Tom" é muito agradável e reveladora das influências da autora, Joyce, em "Tardes cariocas" (também dela) e "Procura o Donato" (Jorge Helder/Joyce), que encerram o CD, as melodias superam em muito as letras. Mais do que aspectos das canções em separado, o que fica do disco é o prazer de se ouvir artistas com tamanha afinidade transmitindo felicidade a cada nota. A promessa se cumpre.
Cotação: Bom”




Amazonas
João Donato



Vou embora
Tá na hora de voltar pro Amazonas
Na cidade, na saudade choro tanto
Que meu pranto feito rio
Se fez mar...
Vou embora
Com a viola companheira do meu canto
Vou sozinho meu caminho caminhando
Vou cantando pra tristeza espantar
Vou armar a minha rede
Com a morena me embalar (sonhar)
Sonho livre
Como a garça voa livre pelo espaço
Vou descer meu rio abaixo de canoa
Vida boa de ter tempo pra sonhar
Vou fazer uma palhoça
Com a morena vou morar (e amar)
Vou ser livre
Como livre vai correndo o Amazonas
Na canoa deslizando em suas ondas
Vou seguir o seu caminho para o mar
Composição: João Donato



Feminina
Joyce





- Ô mãe, me explica, me ensina, me diz o que é feminina?
- Não é no cabelo, no dengo ou no olhar, é ser menina por todo lugar.
- Então me ilumina, me diz como é que termina?
- Termina na hora de recomeçar, dobra uma esquina no mesmo lugar.

Costura o fio da vida só pra poder cortar
Depois se larga no mundo pra nunca mais voltar

- Ô mãe, me explica, me ensina, me diz o que é feminina?
- Não é no cabelo, no dengo ou no olhar, é ser menina por todo lugar.
- Então me ilumina, me diz como é que termina?
- Termina na hora de recomeçar, dobra uma esquina no mesmo lugar.

Prepara e bota na mesa com todo o paladar
Depois, acende outro fogo, deixa tudo queimar

- Ô mãe, me explica, me ensina, me diz o que é feminina?
- Não é no cabelo, no dengo ou no olhar, é ser menina por todo lugar.
- Então me ilumina, me diz como é que termina?
- Termina na hora de recomeçar, dobra uma esquina no mesmo lugar.

E esse mistério estará sempre lá
Feminina menina no mesmo lugar

Composição: Joyce Moreno



Referências

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2d/C%C3%A2mera_Rolleiflex.jpg/330px-C%C3%A2mera_Rolleiflex.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rolleiflex
https://youtu.be/LgK7fjvWFJc
https://youtu.be/LgK7fjvWFJc
https://www.letras.mus.br/paula-morelenbaum/885431/
http://gilvanmelo.blogspot.com/2019/12/luiz-sergio-henriques-uma-defesa-do.html
https://youtu.be/ogbsK6Sxf2Y
https://www.youtube.com/watch?v=ogbsK6Sxf2Y
https://www.letras.mus.br/joyce/1842712/
https://www.musixmatch.com/pt-br/letras/Joyce-Moreno-feat-Jo%C3%A3o-Donato-2/Amazonas-2
https://oglobo.globo.com/cultura/critica-joyce-moreno-joao-donato-injetam-suingue-em-referencias-diversas-5245138
https://youtu.be/D__MBlxiBmg
https://www.letras.mus.br/joao-donato/1169829/
https://youtu.be/tPmSetsCmME
https://www.letras.mus.br/joyce/46707/

Nenhum comentário:

Postar um comentário