segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Vias do Coração




Haja Coração


“O Sol, nossa estrela viva”


Centro de Ciência
UFJF


Centro de Ciências terá programação especial durante as férias
17 DE DEZEMBRO DE 2019
CAMPUS E COMUNIDADE
O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está se preparando para um janeiro bem agitado com a sua programação de férias. Oficinas, gincanas, exposições e uma colônia de férias científica serão algumas das atividades que o espaço está preparando para as crianças entre os dias 4 de janeiro e 2 de fevereiro. As inscrições poderão ser feitas no site do Centro de Ciências a partir de sexta-feira, dia 20. 
Além das exposições já disponíveis no local, como a Tabela Periódica Interativa, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana e o Planetário e Observatório Astronômico, o Centro de Ciências realizará, durante o período de férias, a pré-estreia da exposição “Vias do Coração” e de uma nova sessão do planetário, denominada “O Sol, nossa estrela viva”.
Diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira afirma que a programação desta edição de férias foi pensada de maneira a abranger as diferentes áreas de conhecimento científico. “Nós tivemos um cuidado de tentar conceber nossa programação de férias de uma forma que quase todas as temáticas trabalhadas estivessem contempladas. Foi uma forma de apresentar estes conhecimentos para diferentes faixas etárias.”
Estão programadas cinco oficinas ao longo do mês, sempre de terça-feira a sábado,das 15h às 16h. Os temas abordarão conhecimento das áreas da matemática, física, química e biologia voltadas para faixas etárias a partir dos 4 anos de idade. 
Nas terças-feiras, crianças a partir de 8 anos participarão da oficina “Matemática e artes”, em que serão demonstrados na prática a relação entre os dois conhecimentos. Nas quartas-feiras, o tema será “Física sem mistério”, em que as crianças a partir de 6 anos aprenderão sobre os fenômenos físicos em nosso cotidiano. Nas quintas-feiras, “Luzes” ensinará para as crianças a partir de 6 anos sobre a química e as luzes do nosso dia a dia. Nas sextas-feiras, diferentes faixas etárias poderão conferir a “Biologia em ação”, em que cada semana serão apresentadas novas temáticas relacionadas à biologia. Já aos sábados, as crianças de 7 a 10 anos participarão de “Na pegada científica – Uma Gincana Científica”, em que serão desafiados com experimentos das áreas científicas.
Além disso, entre os dias 28 e 31 de janeiro, das 14h às 18h, o espaço receberá a “1ª Colônia de Férias Científica”, em que as crianças terão a oportunidade de experimentar na prática a rotina de um cientista. Serão 30 vagas distribuídas entre crianças de 7 a 8 anos, 9 a 10 anos e 11 a 12 anos.
“Juiz de Fora possui poucas opções de entretenimento científico, então ter dentro da UFJF este tipo de possibilidade traz um retorno enorme para a população. É uma possibilidade diferente de contato do público, em que se diverte e aprende. Queremos despertar o desejo pela ciência nas crianças”, afirmou Teixeira.
O Centro de Ciências
Inaugurado ainda em 2006, no Colégio de Aplicação João XXIII – e transferido para seu novo espaço, no campus da UFJF, em 2017 –, o Centro de Ciências é um dos maiores e mais completos espaços de divulgação científica do país. O local reúne cerca de três mil metros quadrados, distribuídos por quatro andares, com capacidade para receber mais de 700 pessoas. 
Outras informações: (32) 2102-6913/ 6914 (Centro de Ciências)






Olá Sertaneja da Toca!


Noel Rosa foi cursar medicina e logo abandonou o curso pela boêmia. Das suas aulas iniciais de anatomia médica ficou a inspiração para esse samba dito "anatômico". :




Ivan Lins - Coração (Noel Rosa)




Noel Rosa - Coração (Samba Anatômico)

Noel Rosa
Noel Pela Primeira Vez (Volume 2 CD 4 Faixa 12) Intérprete: Noel Rosa // Músicos: Orquestra Copacabana Composição: Noel Rosa Ano da Composição: 1931 Coração Grande órgão propulsor Transformador do sangue venoso em arterial Coração Não és sentimental Mas entretanto dizem Que és o cofre da paixão Coração Não estás do lado esquerdo Nem tampouco do direito Ficas no centro do peito - eis a verdade! Tu és pro bem-estar do nosso sangue O que a casa de correção É para o bem da humanidade Coração De sambista brasileiro Quando bate no pulmão Trás a batida do pandeiro Eu afirmo Sem nenhuma pretensão Que a paixão faz dor no crânio Mas não ataca o coração Conheci Um sujeito convencido Com mania de grandeza E instinto de nobreza Que, por saber Que o sangue azul é nobre Gastou todo o seu cobre Sem pensar no seu futuro Não achando Quem lhe arrancasse as veias Onde corre o sangue impuro Viajou a procurar (De norte a sul) Alguém que conseguisse Encher-lhe as veias Com azul de metileno Pra ficar com sangue azul Por Samuel Machado Filho: "'Samba anatômico' de Noel sozinho, por ele gravado na Odeon em 2 de julho de 1932, disco 10931-B, matriz 4473. Foi feito um ano antes, quando Noel estudava Medicina, com um erro crasso: afirmava que o coração transformava o sangue venoso em arterial! Em 1955, Nélson Gonçalves o regravaria com a letra corrigida: "Distribuidor do sangue venoso e arterial". Hoje, porém, é um erro até aceitável, pois o samba é uma gozação."





Coração (Samba Anatômico)
Nelson Gonçalves



Coração
Grande órgão propulsor
Transformador do sangue venoso em arterial

Coração
Não és sentimental
Mas, entretanto dizem
Que és o cofre da paixão

Coração
Não estás do lado esquerdo
Nem tampouco do direito
Ficas no centro do peito, eis a verdade!

Tu és pro bem-estar do nosso sangue
O que a casa de correção
É para o bem da humanidade

Coração
De sambista brasileiro
Quando bate no peito
Faz a batida do pandeiro

Eu afirmo
Sem nenhuma pretensão
Que a paixão faz dor no crânio
Mas não ataca o coração

Conheci
Um sujeito convencido
Com mania de grandeza
E instinto de nobreza

Que por saber
Que o sangue azul é nobre
Gastou todo o seu cobre
Sem pensar no seu futuro

Não achando
Quem lhe arrancasse as veias
Onde corre o sangue impuro
Viajou a procurar de norte a sul

Alguém que conseguisse
Encher-lhe as veias
Com azul de metileno
Pra ficar com sangue azul

Coração
De sambista brasileiro
Quando bate no peito
Faz a batida do pandeiro

Eu afirmo
Sem nenhuma pretensão
Que a paixão faz dor no crânio
Mas não ataca o coração

Composição: Noel Rosa



Rasga o coração

Se tu queres ver a imensidão do céu e mar




Se tu queres ver a imensidão do céu e mar Refletindo a prismatização da luz solar Rasga o coração, vem te debruçar Sobre a vastidão do meu penar Rasga-o, que hás de ver Lá dentro a dor a soluçar Sob o peso de uma cruz De lágrimas chorar Anjos a cantar preces divinais Deus a ritmar seus pobres ais Sorve todo o olor que anda a recender Pelas espinhosas florações do meu sofrer Vê se podes ler nas suas pulsações As brancas ilusões e o que ele diz no seu gemer E que não pode a tia dizer nas palpitações Ouve-o brandamente, docemente a palpitar Casto e purpural num treno vesperal Mais puro que uma cândida vestal Hás de ouvir um hino Só de flores a cantar Sobre um mar de pétalas De dores ondular Doido a te chamar, anjo tutelar Na ânsia de te ver ou de morrer Anjo do perdão! Flor vem me abrir Este coração na primavera desta dor Ao reflorir mago sorrir nos rubros lábios teus Verás minha paixão sorrindo a Deus Palma lá do Empíreo Que alentou Jesus na cruz Lírio do martírio Coração, hóstia de luz Ai crepuscular, túmulo estelar Rubra via-sacra do penar







Villa Lobos - Choros nº 10 "Rasga o Coração".wmv

Choros nº 10 "Rasga o Coração" de Heitor Villa Lobos - execução no concerto de ano novo em 31/12/2008 na sala São Paulo, Estação Júlio Prestes. Esta composição é de 1926 e traz elementos de percussão brasileiros que conferem à obra, essencialmente modernista, cadências semelhantes às do baião e do samba. É uma das obras de Villa Lobos mais reconhecidas e aplaudidas no mundo inteiro. Rasga o Coração (Anacleto de Medeiros / Catulo da Paixão Cearense) Se tu queres ver a imensidão do céu e mar Refletindo a prismatização da luz solar Rasga o coração Vem te debruçar Sobre a vastidão do meu penar Sorve todo olor Que anda a recender Pelas espinhosas florações do meu sofrer Vê se podes ler nas suas pulsações As brancas ilusões e o que ele diz no seu gemer E que não pode a ti dizer nas palpitações Ouviu brandamente, docemente a palpitar Casto e purpural num treno vesperal Mais puro que uma cândida vestal Rasga o que hás de ver Lá dentro a dor a soluçar Sob o peso de uma cruz de lágrima a chorar Anjos a cantar Preces divinais Deus a ritmar seus pobres ais





Coração leviano

“(...) Que nunca será de ninguém (...)”







Para Tatua, “Nem Noel, nem Villa Lobos, sou mais Paulinho.”



Tatu fica tonto com tanta brejeirice e apela para o cantor das multidões...




Noel Rosa - Pela Primeira Vez (Orlando Silva)


Noel Pela Primeira Vez (Volume 5 CD 10 Faixa 3) Intérprete: Orlando Silva // Músicos: Conjunto Regional RCA Victor Composição: Noel Rosa e Cristóvão de Alencar Ano de composição: 1936




E sua contemporânea Nina:






Why Keep On Breaking My Heart
Nina Simone

Why Keep On Breaking My Heart
Why keep on breaking my heart?
When it's beating for you
Only you

Why do you toy with my dreams
They're depending on you to come true

When you invaded my mind
You took over complete control

Then i surrender to you
All my dreams, my heart and soul

Please say
There's a chance some day you may feel just the way
That i do

But why keep on breaking my heart
When it's beating for you
Only you

Why keep on breaking my heart
When it's beating for you
Only you

Por Keep On Breaking My Heart
Por que continuar a quebrar meu coração?
Quando se está batendo por você
Só você

Por que você brincar com meus sonhos
Eles estão dependendo de você se tornar realidade

Quando você invadiu minha mente
Você assumiu o controle completo

Então eu me rendo a você
Todos os meus sonhos, meu coração e alma

Por favor, diga
Há uma chance de algum dia você pode se sentir do jeito que
Que eu faço

Mas por que continuar a quebrar meu coração
Quando se está batendo por você
Só você

Por que continuar a quebrar meu coração
Quando se está batendo por você
Só você

Composição: Bennie Benjamin / Sol Marcus







Nina Simone - Why keep on breaking my heart





Haja coração



João Nogueira - Haja coração

Vem a noite No escuro do meu quarto lembro de você No meu peito Invade a saudade, fere e faz doer O silêncio me apavora Sem vocÊ, paixão, ai de mim, paixão O vazio me sufoca E o telefone que não toca Haja coração Faça alguma coisa Telefone ou apareça Nunca me deixou pistas Sumiu por aí Que é que deu nessa cabeça Faça alguma coisa Meu doce, meu dengo, meu sol de verão Sem o seu chamego, sem o seu amor Haja coração, haja coração Faça alguma coisa Telefone ou apareça Nunca me deixou pistas Sumiu por aí Que é que deu nessa cabeça Faça alguma coisa Meu doce, meu dengo, meu sol de verão Haja coração, haja coração








Referências

https://www2.ufjf.br/noticias/2019/12/17/centro-de-ciencias-tera-programacao-especial-durante-as-ferias/
https://youtu.be/aI-fT_4a_cA
https://www.youtube.com/watch?v=aI-fT_4a_cA
https://youtu.be/dZg-yexpGVw
https://www.youtube.com/watch?v=dZg-yexpGVw&feature=youtu.be
https://youtu.be/9-HT_JXHUVk
ttps://www.letras.mus.br/nelson-goncalves/coracao/
https://youtu.be/Akvx3gvqRZo
https://www.youtube.com/watch?v=Akvx3gvqRZo&feature=youtu.be
https://youtu.be/7UnVmG-DDhY
https://www.youtube.com/watch?v=7UnVmG-DDhY
https://youtu.be/vCGfozWQBBs
https://www.youtube.com/watch?v=vCGfozWQBBs
https://youtu.be/EprOIFHzkXM
https://www.letras.mus.br/nina-simone/185557/traducao.html
https://youtu.be/auwZNn9tip0
https://www.youtube.com/watch?v=auwZNn9tip0&feature=youtu.be
https://youtu.be/A9rI536xWzU
https://www.youtube.com/watch?v=A9rI536xWzU
https://youtu.be/z81FBM6_JxA
https://www.youtube.com/watch?v=z81FBM6_JxA&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário