quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

São Bernardo


Entre servir para e servir a



Trecho de vida e de livro



"Fico imaginando o que Graciliano acharia de ter sido biografado. Talvez fingisse desprezo por sua escolha. O que me leva a crer nisso? Uma declaração feita por ele, em novembro de 1937, em uma carta ao tradutor argentino Raúl Navarro, que lhe pedira um currículo sumário para anexar a um conto em vias de publicação em Buenos Aires.
Os dados biográficos é que não posso arranjar, porque não tenho biografia. Nunca fui literato, até pouco tempo vivia na roça e negociava. Por infelicidade, virei prefeito no interior de Alagoas e escrevi uns relatórios que me desgraçaram. Veja o senhor como coisas aparentemente inofensivas inutilizam um cidadão. Depois que redigi esses infames relatórios, os jornais e o governo resolveram não me deixar em paz. Houve uma série de desastres: mudanças, intrigas, cargos públicos, hospital, coisas piores e três romances fabricados em situações horríveis – Caetés, publicado em 1933, S. Bernardo, em 1934, e Angústia, em 1936. Evidentemente, isso não dá para uma biografia. Que hei de fazer? Eu devia enfeitar-me com algumas mentiras, mas talvez seja melhor deixá-las para romances." O velho Graça - Dênis de Moraes 



Isabel Ribeiro em SÃO BERNARDO (1972), de Leon Hirszman


"Monólogo de Madalena na igreja da fazenda São Bernardo. Interpretação da magnífica e inesquecível ISABEL RIBEIRO (1941-1990), a maior e mais subestimada atriz brasileira. Filme de 1972, baseado na obra homônima de Graciliano Ramos. Direção de Leon Hirszman. Com Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Nildo Parente, Vanda Lacerda, Rodolfo Arena, Mario Lago e Jofre Soares. Meu blog de cinema e música: http://musicacinemaenos.blogspot.com"

  


Filme São Bernardo (Viçosa-AL, 1971)


São Bernardo é um filme brasileiro de 1971, do gênero drama, dirigido por Leon Hirszman e com roteiro baseado no romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos. Este filme foi rodado na cidade de Viçosa (Alagoas), onde Graciliano Ramos viveu muitos anos e onde escreveu algumas de suas obras. O filme recebeu vários prêmios em festivais, entre eles o de melhor ator para Othon Bastos no Festival de Gramado, e ganhou o Prêmio Air France de 1973 como melhor filme, diretor (Leon Hirszman), ator (Othon Bastos) e atriz (Isabel Ribeiro), além do Coruja de Ouro de melhor diretor e atriz coadjuvante (Vanda Lacerda). Sinopse: Um mascate consegue se transformar em um próspero fazendeiro, só que ele é um homem torturado constantemente por suas obsessões e desconfianças.



Memória Nacional - Isabel Ribeiro(vídeo show)



"(...) Existe uma diferença entre servir sob uma ditadura e servir a uma ditadura. Obrigado."











Referências

https://www.boitempoeditorial.com.br/produto/o-velho-graca-407
https://youtu.be/gjSqTbl3iIw
https://www.youtube.com/watch?v=gjSqTbl3iIw
https://youtu.be/_2Uu43gZZ44
https://www.youtube.com/watch?v=_2Uu43gZZ44
https://youtu.be/5trrPvLVOF8
https://www.youtube.com/watch?v=5trrPvLVOF8
https://youtu.be/mViBSaVZpe8


Nenhum comentário:

Postar um comentário