quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Manus manum lavat




Existe um provérbio latino que diz o seguinte: "Manus manum lavat", que significa "uma mão lava a outra".



O eqivalente grego é Kheir, Kheirós






Aval de Bolsonaro a juiz de garantias ignora acordo



Imagem: Ascom/Simone Tebet

Josias de Souza
Colunista do UOL
26/12/2019 11h57

Ao avalizar a criação do juiz de garantias, Jair Bolsonaro atropelou um acordo firmado pelo ministro Sergio Moro, com a participação do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). Avessos à novidade introduzida no pacote anticrime pela Câmara, os senadores do grupo "Muda Senado" só concordaram em aprovar a proposta sem alterações porque foram convencidos de que o presidente da República vetaria o artigo que injeta um segundo magistrado nos processos judiciais. Bolsonaro deu de ombros para o acerto.

Surpreendida, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), expôs a quebra de compromisso e os seus efeitos num lote de posts acomodados nas redes sociais nesta quinta-feira. A senadora rememorou o acordo: "Juiz de garantia. Moro defendeu veto, líder do governo no Senado acordou em manter o veto mas, ainda assim, presidente sancionou. No mínimo, estranho".

 Simone Tebet expôs as razões que a levaram, junto com outros colegas, a torcer o nariz para o instituto do juiz de garantias. Lembrou que o Legislativo não dispõe de prerrogativa para propor a inovação. Usurpou-se atribuição do Judiciário, violando a Constituição. A senadora realçou que a coisa foi aprovada sem a indicação da fonte dos recursos que bancarão o custo da inclusão de um segundo juiz nos processos. Violou-se a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para a senadora, o juiz de garantias é um problema adicional, não uma solução. Ela avalia que o Judiciário, já tisnado pelo flagelo da morosidade, ficará ainda mais travado, gerando "atrasos intermináveis", em prejuízo do combate ao crime organizado e à corrupção. Simone Tebet resumiu a encrenca numa palavra: "Retrocesso".





Em Colónia, conhece em conexão com o "Kölsche Klüngel" (o homem se conhece e se ajuda) outra tradução muito livre de "Manus manum lavat", é "Uma mão não deve saber quem o outro lava ".

Em uma música do mesmo nome de Saltatio Mortis, a "corrupção e kunglei" associada a este princípio é criticada.





'Não é o projeto dos sonhos, mas vamos em frente', diz Moro sobre pacote anticrime
O ministro reforçou os motivos pelos quais se posicionou contra a criação do "juiz de garantias"
Por Matheus Schuch, Valor, com Folhapress — Brasília

25/12/2019 12h42  Atualizado há 13 horas


Após ser contrariado pelo presidente Jair Bolsonaro na sanção do pacote anticrime, na última terça-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou que o projeto não é o "dos sonhos, mas contém avanços".

"Sempre me posicionei contra algumas inserções feitas pela Câmara no texto originário, como o juiz de garantias. Apesar disso, vamos em frente", escreveu no Twitter.

O texto foi aprovado no Congresso em 11 de dezembro, depois de a proposta do ministro da Justiça ser desidratada no parlamento. Para minimizar a derrota e garantir que a sanção ocorresse ainda neste ano, o ministro pediu aos senadores para que aprovassem a versão mais enxuta do texto que veio da Câmara.

Bolsonaro sancionou o pacote aprovado na Câmara com 25 vetos, mas manteve a criação do “juiz de garantias”, incluída pelos deputados sob oposição de Moro. Os vetos ainda podem ser derrubados pelo Congresso.

De acordo com a nova lei, o juiz de garantia será "responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais". Outro juiz irá tomar a decisão final sobre o caso. A criação dessa nova figura do Judiciário era apontada como "anti-Moro", tendo em vista a atuação do ministro quando era juiz da Lava-Jato.

Antes da publicação na rede social, Moro já havia reforçado sua posição contra a inclusão do juiz de garantias. Em nota divulgada nesta quarta-feira, Moro afirmou que o texto não esclarece como se dará a aplicação em comarcas onde há apenas um juiz e se a mudança valerá para processos pendentes e em tribunais superiores.








Moro diz que Ministério da Justiça pediu veto a juiz de garantias, sancionado por Bolsonaro
Presidente sancionou, com 25 vetos, conjunto de medidas, aprovado pelo Congresso, e que endurece legislação contra o crime. Juiz de garantias acompanhará e autorizará etapas dentro do processo.
Por Fábio Amato, G1 — Brasília
25/12/2019 13h57  Atualizado há 11 horas

O seu vídeo começa em

00:14
Bolsonaro sanciona pacote anticrime, com veto a 25 itens

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou nesta quarta-feira (25) que a pasta defendeu o veto do presidente Jair Bolsonaro à proposta do Congresso que cria a figura do juiz de garantias.

A criação do juiz de garantias é uma das medidas do pacote que torna mais rígidos o processo penal e a legislação contra crimes, e que foi sancionado por Bolsonaro na terça (24), com vetos. Esse juiz passará a ser o responsável por acompanhar e autorizar etapas dentro do processo, mas não dará a sentença.

Devido à oposição de Moro, existia a expectativa de que Bolsonaro fosse vetar a medida. O presidente, entretanto, manteve a criação do juiz de garantias, com veto em apenas um ponto.

O veto atingiu um ponto que previa que presos em flagrante ou por força de mandado de prisão provisória seriam encaminhados à presença de um juiz de garantias no prazo de 24 horas, para realização da audiência de custódia. O texto também vedava o uso de videoconferência nesses casos.

Caberá ao Juiz de Garantias atuar na fase da investigação e decidir, por exemplo, sobre a autorização de quebra dos dados resguardados por sigilo constitucional. Atualmente, o juiz que participa da fase de inquérito é o mesmo que determina a sentença posteriormente.

"O Presidente da República acolheu vários vetos sugeridos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O MJSP [Ministério da Justiça e Segurança Pública] se posicionou pelo veto ao juiz de garantias, principalmente, porque não foi esclarecido como o instituto vai funcionar nas comarcas com apenas um juiz(40 por cento do total); e também se valeria para processos pendentes e para os tribunais superiores, além de outros problemas", diz Moro em nota divulgada nesta quarta.

"De todo modo, o texto final sancionado pelo presidente contém avanços para a legislação anticrime no país”, completa a nota.

No fim da tarde desta quarta-feira, em uma rede social, Moro falou sobre a sanção da nova lei. "Não é o projeto dos sonhos, mas contém avanços. Sempre me posicionei contra algumas inserções feitas pela Câmara no texto originário, como o juiz de garantias. Apesar disso, vamos em frente", disse o ministro.

Juízes federais
Também se manifestou nesta quarta contra o juiz de garantias o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes.

"A Ajufe, desde a discussão do pacote anticrime no Congresso, se posicionou contrária a criação da figura do juiz de garantias. Sem duvida, o tema mais polêmico do projeto. Embora a Associação fosse contrária a esse novo instituto, uma vez incorporado ao Processo Penal, pela Lei 13.964/19, o importante agora é a sua regulamentação", disse Mendes em nota.

De acordo com ele, a Justiça Federal será obrigada a "redesenhar a sua estrutura e redefinir a competência penal para tornar possível a implementação do juiz de garantias." Ele afirma que a Ajufe vai "colaborar com essa agenda".

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) também divulgou posicionamento sobre a sanção da figura do “juiz de garantias”. A entidade vê a medida com “preocupação”, principalmente, em razão dos custos para a implementação.

"A AMB manifestou preocupação quanto à sanção desse instituto [...], sobretudo em virtude dos custos relacionados à sua implementação e operacionalização, afirmando em seu pedido de veto o potencial prejuízo à efetividade da jurisdição penal", diz documento assinado pela presidente da entidade, Renata Gil.

"No modelo atual, os magistrados já atuam de forma a controlar a legalidade do procedimento inquisitivo e salvaguardar os direitos e garantias fundamentais", completa a nota.






Publilius Syrus
LATIN WRITER
WRITTEN BY: 
The Editors of Encyclopaedia Britannica
Publilius Syrus, (flourished 1st century BC), Latin mime writer contemporary with Cicero, chiefly remembered for a collection of versified aphorisms that were extracted by scholars from his mimes, probably in the 1st century AD.
Early incorporation of non-Publilian verses and scribal distortions of authentic lines in these have considerably aggravated the labours of the textual critic. Modern editions contain more than 700 verses, alphabetically arranged; most of these are iambic senarii, some trochaic septenarii. Publilius, who went to Rome as a slave from Syria, was soon manumitted. He defeated the veteran mime writer Decimus Laberius in a contest held in 45 BC, when the latter was “invited” by Julius Caesar to perform in one of his own mimes.
This article was most recently revised and updated by Lorraine Murray, Associate Editor.










Manus Manum
Saltatio Mortis



Getrieben von Gedanken,
Die ein andrer für mich denkt,
Bau ich mir einen Galgen,
An dem ein andrer für mich hängt.
Ich leb an dünnen Drähten,
Die ein andrer für mich zieht,
Doch ich bin eine Puppe,
Vor der ein Puppenspieler flieht.

Du lebst für deine Kriege,
Weil ein andrer für dich stirbt.
Erstrahlst in hellem Glanze,
Indem ein andrer für dich wirbt.
Wasch deine Hand in Unschuld,
Die ein andrer dir poliert,
Doch meine Hand bleibt sauber,
Weil niemand sie mir schmiert.

Ich beiße lustvoll in die Hand,
Die mir das Futter reicht.
Fahr zornig aus der Haut,
Vor Ungerechtigkeit.
Wer ich bin, das gilt nichts mehr,
Es zählt nur, wen ich kenn,
Wer welche Hand gewaschen hat -
Manus manum lavat

Auch meine Hand wird schuldig,
Schreibt sie euch dieses Lied.
Mein Finger zeigt ins Dunkel
Und auf das, was dort geschieht.
Auf Lüge und Intrige,
Korruption und Kungelei,
Auf die gewasch'nen Hände,
Doch unsere sind nicht dabei!

Ein Händedruck, ein stummes Wort,
Besiegelt euren Pakt.







Tradução para inglês


One hand washes the other



Driven by thoughts
That someone else thinks for me
I build myself a gallows
On which someone else hangs in my place

I live on thin wires
That someone else pulls
But I am a puppet
From whom the pupper master runs

You live for your wars
Because another dies in your place
You shine so brightly
because someone else does the dirty work,

Wash your hands in innocence
Because someone else is wiping them for you *
But my hands remain clean
Because no-one is greasing my palm

I eagerly bite the hand which feeds me
I go out of my mind at injustice
Who I am doesn't count any more
Only who I know
Who has washed which hand
One hand washes the other

My hand too, is guilty
As it writes this song for you
My finger points into the darkness
and at the things which are happening there
at lies and intrigue
corruption and wheeler-dealing
at the washed hands
but our hands are not among them

A handshake, a silent word
seals your pact
damned for all eternity
one hand washes the other
https://lyricstranslate.com











Tradução para português






Manus Manum
Saltatio Mortis



Impulsionado por pensamentos
Que outra pessoa pensa por mim
Eu construo uma forca
Em que outro trava para mim.
Eu vivo em fios finos
Que alguém desenha para mim
Mas eu sou uma boneca
De onde um marionetista foge.

Você vive para suas guerras
Porque alguém morre por você.
Brilha em brilho brilhante,
Por outra pessoa promovendo você.
Lave sua mão na inocência
Outro polir você
Mas minha mão fica limpa
Porque ninguém as mancha em mim.

Eu mordo minha mão lascivamente
Isso me dá a comida.
Ficar com raiva da sua pele
Com injustiça.
Quem eu sou não é mais nada
Só importa quem eu conheço
Quem lavou qual mão -
Manus manum lavat

Minha mão também é culpada
Escreva essa música para você.
Meu dedo aponta para o escuro
E o que acontece lá.
Em mentiras e intrigas,
Corrupção e kunggling,
Nas mãos lavadas
Mas o nosso não está lá!

Um aperto de mão, uma palavra silenciosa
Sele seu pacto.



Latim no Português?
O latim era o idioma falado pelos latinos, etruscos e sabinos; povos que habitavam a região central da Itália chamada de Lácio (Latium), onde atualmente encontra-se a cidade de Roma. Da união destes três povos surgiu a civilização romana, que estendeu seu domínio sobre outros povos através da superioridade bélica. A cultura romana também foi imposta e difundida pelo mundo. Assim, o idioma latino enraizou-se em várias civilizações e originou as línguas neolatinas faladas atualmente, como o português, espanhol, francês, romeno, italiano, etc.
Hoje, embora o latim seja considerado uma língua morta, uma vez que possui poucos falantes fluentes, sabe-se que sua influência vocabular sobre o português é bastante significativa. Veja a seguir alguns exemplos de palavras muito utilizadas em nosso idioma, cuja origem é latina:



Amar (Amare)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/amar.jpg
Cair (Cadere)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/cair.jpg
Dizer (Dicere)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/dizer.jpg
Filho (Filius)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/filho.jpg
Mãe (Mater)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/mae.jpg
Pai (Pater)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/pater.jpg
Bom (Bonus)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/bom.jpg
Forte (Fortis)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/forte.jpg
Verde (Viridis)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/verde.jpg
Água (Aqua)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/agua.jpg
Casa (Casa)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/casa.jpg
Mão (Manus)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/mao.jpg
Ave (Avis)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/ave.jpg

Cavalo (Caballus)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/cavalo.jpg
Gato (Cattus)
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/gato2.jpg
Agora, observe algumas expressões e provérbios em latim, bem como suas respectivas versões em português.
Latim
Português
Ab imo pectore.
Do fundo do peito.
Alea iacta est.
A sorte está lançada.
Amor amore compensatur.
Amor com amor se paga.
Amor caecus.
O amor é cego.
Arbor ex fructu cognoscitur.
Pelo fruto conheço a árvore.
Canes qui plurimum latrant, perraro mordent.
Cão que muito ladra, pouco morde.
Cucullus non facit monachum.
O hábito não faz o monge.
Cum dixeris quod vis, audies quod non vis.
Quem diz o que quer, ouve o que não quer.
Dictum ac factum.
Dito e feito.
Eadem per eadem.
Pagar na mesma moeda.
Errando discitur.
É errando que se aprende.
Errare humanum est.
Errar é humano.
Fallitur visus.
As aparências enganam.
Flamma fumo est proxima.
Onde há fumaça, há fogo.
Industriam adiuvat Deus.
Deus ajuda a quem trabalha.
Manus manum lavat.
Uma mão lava a outra.
Melius est abundare, quam deficere.
Antes sobrar que faltar.
Malo solari, quam perverso sociari.
Antes só que mal acompanhado.







Manus manum lavat


Existe um provérbio latino que diz o seguinte: "Manus manum lavat", que significa "uma mão lava a outra".



O eqivalente grego é Kheir, Kheirós


Referências


https://dicimedico.com/mao/
https://conteudo.imguol.com.br/c/parceiros/2a/2019/03/27/moro-foi-recebido-pela-presidente-da-ccj-e-pelo-lider-do-governo-no-senado-fernando-bezerra-a-direita-1553692826156_v2_900x506.jpg
https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2019/12/26/aval-de-bolsonaro-a-juiz-de-garantias-ignora-acordo.htm.
https://educalingo.com/pt/dic-de/manus-manum-lavat
https://valor.globo.com/politica/noticia/2019/12/25/moro-reforca-posicionamento-contra-juiz-de-garantias.ghtml
https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/12/25/moro-diz-que-ministerio-da-justica-pediu-veto-a-juiz-de-garantias-sancionado-por-bolsonaro.ghtml
https://www.britannica.com/biography/Publilius-Syrus
https://youtu.be/Pc6RfFRT7hk
https://www.letras.mus.br/saltatio-mortis/1729336/
https://youtu.be/qMrc5tIipww
https://lyricstranslate.com
https://lyricstranslate.com/pt-br/manus-manum-lavat-one-hand-washes-other.html
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/port_latim/amar.jpg
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/latim.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário