quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Da exaltação à deriva


Ao sabor das correntes ou dos ventos


“Eu só tenho realmente valor em certos momentos de exaltação.” Stendhal


- O Exército tem candidato nessa eleição?

- O Exército?

- É.

- Não professor! O Exército não tem candidato.





Samba exaltação



“Brasil ‘Ritoleiro’.” Francisco Alves



AQUARELA DO BRASIL (letra e vídeo) com GAL COSTA, vídeo MOACIR SILVEIRA

Moacir Silveira
Publicado em 29 de ago de 2013

É o próprio Ary Barroso quem nos conta a história desta que uma das mais belas páginas de nosso cancioneiro popular. "Senti iluminar-me uma ideia: a de libertar o samba das tragédias da vida (...) cenário sensual já tão explorado. Fui sentindo toda a grandeza, o valor e opulência de nossa terra (...). Revivi, com orgulho, a tradição dos painéis nacionais e lancei os primeiros acordes, vibrantes, aliás." Inovando no ritmo original, diferente, com batidas sincopadas e tamborins fantásticos, nascia assim "Aquarela do Brasil". Sem sombra de dúvidas a marca registrada do talento deste grande compositor. Mas até chegar a "Aquarela do Brasil", o mineiro de Ubá Ary Evangelista Barro (07/11/1902 -- 09/02/64) teve cerca de 170 canções gravadas e quinze anos de atuação do meio musical. Seu sucesso, sua perene popularidade, inclusive no exterior, transformaram-na em verdadeira representante do que há de melhor em nossa MPB. Foi lançada em ulho de 1939 no espetáculo "Joujoux & Balangandãs", de Henrique Pongetti, nos palcos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Gravada e regravada por Francisco Alves, Elis Regina, João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Toquinho, Emílio Santiago, dentre outros. Inserida no álbum de mesmo nome, "Aquarela do Brasil" ganha nova projeção e alavanca a carreira internacional da fabulosa cantora baiana Gal Costa. Este álbum pela Polygram em 1980, sob a direção de produção de Guilherme Araújo e Roberto Menescal; pesquisa de Paulo Tapajós; Jairo Gualberto, Ary Carvalhaes, Jairo Gualberto e Luige Hoffer, na equipe técnica; Arranjos e regência de Perna Fróes e Roberto Menescal; além dos músicos e participantes: Moacyr Albuquerque, Mamão, Victor Biglione, Geraldo Gomes, Jorginho do Pandeiro, Armando Luna, Luiz Roberto, Ney Martins, Juarez Araújo, Perna Froés, Edmundo Maciel, Serginho Trombone, Darcy Cruz, Nilton Rodrigues, Copinha, Jorginho da Flauta, José Roberto Bertrami, Sérgio Boré, Netinho, dentre outros.

AQUARELA DO BRASIL
De: Ary Barroso

Brasil! Meu Brasil brasileiro Meu mulato inzoneiro Vou cantar-te nos meus versos O Brasil, samba que dá Bamboleio, que faz gingar O Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim Ah! abre a cortina do passado Tira a mãe preta do cerrado Bota o rei congo no congado Brasil! Pra mim! Deixa cantar de novo o trovador A merencória luz da lua Toda canção do meu amor Quero ver a sá dona caminhando Pelos salões arrastando O seu vestido rendado Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim! Brasil! Terra boa e gostosa Da morena sestrosa De olhar indiscreto O Brasil, samba que dá bamboleio que faz gingar O Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim Oh esse coqueiro que dá coco Onde eu amarro a minha rede Nas noites claras de luar Brasil! Pra mim Ah! ouve estas fontes murmurantes Aonde eu mato a minha sede E onde a lua vem brincar Ah! esse Brasil lindo e trigueiro É o meu Brasil brasileiro Terra de samba e pandeiro Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil! Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!, Brasil!




Aquarela do Brasil - Francisco Alves (1939)


Música
Aquarela do Brasil (samba) [1939]
Artista
Francisco Alves, Francisco Alves
Álbum
The Music of Brazil / Duets of Francisco Alves & Mário Reis / Recordings 1930-1932
Licenciado para o YouTube por
[Merlin] Nikita Music, The Orchard Music (em nome de Black Round Records); UBEM, Peermusic e 3 associações de direitos musicais









Antonio Carlos Jobim - Acquarela Do Brasil




ENEM 2016 2 Q12 – Aquarela do Brasil Brasil Meu Brasil brasileiro


Aquarela do Brasil
Brasil
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!

Ah! Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do Cerrado
Bota o rei congo do congado
Brasil! Pra mim!

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!
ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).

Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de

música de sátira.
samba exaltação.
hino revolucionário.
propaganda eleitoral.
marchinha de protesto.
Resposta: LETRA B




AQUARELA DO BRASIL e BYE, BYE BRASIL (letra e vídeo) com EMÍLIO SANTIAGO, vídeo MOACIR SILVEIRA


Moacir Silveira
Publicado em 29 de ago de 2013

Nesta magistral interpretação de "Aquarela do Brasil" e "Bye, Bye Brasil" o saudoso Emílio V. Santiago (Rio de Janeiro, RJ, 06/12/1946 -- 20/03/2013) se superou. Unindo três grandes nomes de nossa MPB: Ary Barroso, Roberto Menescal e Chico Buarque de Holanda, Emílio Santiago nos brinda com memorável e personalíssima interpretação para estas que são duas das mais preciosas pérolas de nosso cancioneiro popular. A primeira, "Aquarela do Brasil", de autoria do excepcional compositor mineiro Ary Barroso (Ubá, MG, 07/11/1903 -- Rio de Janeiro, RJ, 09/02/1964) é um gostoso samba exaltação que marca o apogeu da melhor fase de sua carreira (1938 a 1943). Já "Bye, Bye Brasil" melodia de Roberto B. Menescal (Vitória, ES, 25/10/1937), com letra de Chico Buarque de Holanda (Rio de Janeiro, RJ, 19/06/1944) é uma canção especialmente composta para o filme de mesmo nome, do renomado cineasta Cacá Diegues. Para quem não sabe o filme narra a viagem de uma trupe mambembe em busca de trabalho onde a TV não houvesse chegado, o que já naquela época (1979) era cada vez mais difícil.

(see below for complete lyrics of the songs on this channel and what is best in Brazilian music) Aquarela do Brasil De: Ary Barroso Oh Brasil, samba que dá Bamboleio que faz gingar Oh Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil, samba que dá Bamboleio, que faz gingar Brasil, Brasil, Brasil, Pra mim Ôoohhh! Abre a cortina do passado Tira a mãe preta do cerrado Bota o rei congo no congado Deixa Cantar de novo o trovador A merencória luz da lua Toda canção do seu amor Quero ver essa dona caminhando Pelos salões arrastando O seu vestido rendado... Brasil, pra mim, pra mim Brasil! Terra boa e gostosa Da morena sestrosa De olhar indiferente Brasil, samba que dá Para o mundo se admirar O Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor... Brasil, pra mim, pra mim Brasil! Ôoohhh! Esse coqueiro que dá coco Onde eu amarro a minha rede Nas noites claras de luar Ôoohhh! Oi! Essas fontes murmurantes Aonde eu mato a minha sede E onde a lua vem brincar Esse Brasil lindo e trigueiro É o meu Brasil Brasileiro Terra de samba e pandeiro... Bye, Bye Brasil De: Roberto Menescal e Chico Buarque Oi, coração Não dá pra falar muito não Espera passar o avião Assim que o inverno passar Eu acho que vou te buscar Aqui tá fazendo calor Deu pane no ventilador Já tem fliperama em Macau Tomei a costeira em Belém do Pará Puseram uma usina no mar Talvez fique ruim pra pescar Meu amor No Tocantins O chefe dos parintintins Vidrou na minha calça Lee Eu vi uns patins pra você Eu vi um Brasil na tevê Capaz de cair um toró Estou me sentindo tão só Oh, tenha dó de mim Pintou uma chance legal Um lance lá na capital Nem tem que ter ginasial Meu amor Bye bye, Brasil A última ficha caiu Eu penso em vocês night and day Explica que tá tudo okay Eu só ando dentro da lei Eu quero voltar, podes crer Eu vi um Brasil na tevê Peguei uma doença em Belém Agora já tá tudo bem Mas a ligação tá no fim Tem um japonês trás de mim Aquela aquarela mudou Na estrada peguei uma cor Capaz de cair um toró Estou me sentindo um jiló Eu tenho tesão é no mar Assim que o inverno passar Bateu uma saudade de ti Tô a fim de encarar um siri Com a benção de Nosso Senhor O sol nunca mais vai se pôr




Aquarela do Brasil - Aloysio de Oliveira (1942)

Aquarela do Brasil (Ary Barroso) - Aloysio de Oliveira (1942). No Copyright intended Made for fun. Obs.: Do filme/ From the movie: 'Alô, amigos' ('Saludos Amigos' - 1942).




Brazil: O Outro Lado do Sonho (trailer legendado pt)


Vamos falar sobre BRAZIL - O FILME? | 1985 | Crítica

Raphael PH Santos
Publicado em 20 de mar de 2018

Nessa ficção científica dirigida por Terry Gilliam (Monty Python), acompanhamos Sam Lowry em um estado futurista totalitário controlado pelos computadores e pela ultra burocracia.



Aquarela do Brasil
Francisco Alves




Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil!
Pra mim... Pra mim...

Ô, abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Brasil!

Deixa cantar de novo o trovador
À merencória luz da lua
Toda a canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Brasil!
Pra mim... Pra mim...

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
O Brasil verde que dá

Para o mundo se admirar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil!
Pra mim... Pra mim...

Ô, esse coqueiro que dá coco
Oi onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil! Brasil!

Ô, oi essas fontes murmurantes
Oi onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Oi, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil! Brasil!
Pra mim... Pra mim...
Composição: Ary Barroso




João Gilberto - Aquarela do Brasil ( Tradução para Inglês)
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Artista: João Gilberto
Música: Aquarela do Brasil
Traduções: Francês, Inglês, Italiano
Português


João Gilberto - Aguarela do Brasil

João Gilberto sings "Aguarela do Brasil" from his album "Amoroso / Brasil" (1977).

Aquarela do Brasil
Brasil!
Meu Brasil Brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor...

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Canta de novo o trovador
A merencória à luz da lua
Toda canção do seu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado...

Esse coqueiro que dá coco
Oi! Onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar
Por essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro...

Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
Brasil, samba que dá
Para o mundo se admirar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor...

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Canta de novo o trovador
A merencória à luz da lua
Toda canção do seu amor
Huuum!
Essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado...

Esse coqueiro que dá coco
Onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar
Por essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar
Huuum!
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro...

Brasil!
Meu Brasil Brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor...

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Canta de novo o trovador
A merencória à luz da lua
Toda canção do seu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado...

Esse coqueiro que dá coco
Onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar
Por essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro...

Oi! Essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil!

Tradução para Inglês

Watercolor of Brazil
Brazil!
My Brazilian Brazil
My good-looking mulatto
I’m going to sing you in my verses
Brazil, samba that gives
A swing that makes you sway
Brazil of my love,
Land of Our Lord…

Open the curtain of the past
Bring the black mother out of the pastures
Put the Congo king dancing the Congo
Let the troubador sing again
To the melancholy light of the moon
Every song of my love
I want to see this lady walking
Through the halls, wearing
Her garments of lace…

This palm tree that yields coconuts
Oi! where I tie my fishing net
On clear moonlit nights
These murmuring fountains
Where I quench my thirst
And where the moon comes to play
This Brazil, beautiful and wheaten
Is my Brazilian Brazil
Land of samba and tambourine…

Brazil!
Good and pleasant land
Of the beautiful brown girl
With the indifferent gaze
Brazil, samba that gives
The world cause to wonder
Brazil of my love
Land of Our Lord…

Open the curtain of the past
Bring the black mother out of the pastures
Put the Congo king dancing the Congo
Let the troubador sing again
To the melancholy light of the moon
Every song of my love
Huuum!
I want to see this lady walking
Through the halls, wearing
Her garments of lace…

This palm tree that yields coconuts
Where I tie my fishing net
On clear moonlit nights
These murmuring fountains
Where I quench my thirst
And where the moon comes to play
Huuum!
This Brazil, beautiful and wheaten
Is my Brazilian Brazil
Land of samba and tambourine

Brazil!
My Brazilian Brazil
My good-looking mulatto
I’m going to sing you in my verses
O Brazil, samba that gives
A swing that makes you sway
Brazil of my love
Land of Our Lord…

Open the curtain of the past
Bring the black mother out of the pastures
Put the Congo king dancing the Congo
Let the troubador sing again
To the melancholy light of the moon
Every song of my love
I want to see this lady walking
Through the halls, wearing
Her garments of lace…

This palm tree that yields coconuts
Where I tie my fishing net
On clear moonlit nights
These murmuring fountains
Where I quench my thirst
And where the moon comes to play
This Brazil, beautiful and wheaten
Is my Brazilian Brazil
Land of samba and tambourine…

Oi! These murmuring fountains
Where I quench my thirst
And where the moon comes to play
This Brazil, beautiful and wheaten
Is my Brazilian Brazil
Land of samba and tambourine
Brazil!




Ary Barroso - Aquarela do Brasil (como tocar - aula de violão)

TV Cifras
Publicado em 27 de fev de 2017

Aprenda como tocar no violão a música "Aquarela do Brasil" do Ary Barroso neste tutorial completo com o instrutor Julien Bacelar.




Brasil está ‘à deriva’ e sem projeto para o futuro, afirma general Villas Bôas

Jovem Pan News
Publicado em 6 de set de 2018


Glossário

Inzoneiro é um adjetivo e substantivo masculino da língua portuguesa e significa afetado, enredador, intriguista, mexeriqueiro e sonso.
Um indivíduo inzoneiro é uma pessoa conhecida por provocar intrigas, que é mentirosa e manhosa.
Quanto à grafia, também é correto escrever "enzoneiro". Inzoneiro é uma pessoa que faz inzonas para crianças, ou seja, mente e causa intrigas com e entre crianças. Além de significar embuste e intriga, uma inzona também pode designar um brinquedo que é usado para enganar crianças.


1. Bamboleio
Significado de Bamboleio Por Irenilson de Jesus Barbosa (BA) em 20-09-2011

Ação ou efeito de bambolear (balançar o corpo ou os quadris; gingar; requebrar).
Oh, morena linda! me encantam os teus bamboleios!...

Cerrado. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, perdendo somente para a Floresta Amazônica. ... A vegetação do Cerrado é formada, além de alguns tipos de gramíneas, por árvores distantes umas das outras que possuem galhos e troncos retorcidos. A maioria dessas árvores é de médio ou pequeno porte.



Congado
    O congado que também é conhecido como congo ou congada, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais.

   
    A origem do congado é a lenda do Chico-Rei. Segundo conta a história, Chico era o rei de uma tribo no reino do Congo, e que foi trazido para o Brasil junto com mais 400 negros para serem escravizados.


Merencório

Melancólico; que sofre de melancolia, que, por temperamento, é dado à melancolia, à tristeza; triste, sombrio; que exprime ou provoca melancolia; macambúzio, capiongo. Xinfronildo está hoje muito merencório, quem sabe brigou com a cara-metade; tenho merencórias recordações daqueles tempos do colégio.




Sá-dona
Significado de Sá-dona Por Dicionário inFormal (SP) em 03-02-2013

No interiores de Minas gerais, utilizado como: Senhora e dona ao mesmo tempo.Da época dos escravos.(sá e o mesmo que sinhá) incorporado a dona o sá tras mais notoriedade ou respeito a determinada pessoa.
Sá dona é muito gentil.
Sá dona está bonita.




Murmurantes
Significado de Murmurantes Por Dicionário inFormal (SP) em 11-07-2014

Que produz murmúrio.
Estavam murmurantes hoje.
  





Referências

"deriva", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/deriva [consultado em 06-09-2018].
http://www.folclore.net.br/imagens/congado.png
https://youtu.be/CA7N-CsY1os
https://www.youtube.com/watch?v=CA7N-CsY1os
https://youtu.be/kzk1Q6DHHaE
https://www.youtube.com/watch?v=kzk1Q6DHHaE
https://youtu.be/q5Ax6bhKoik
https://www.resumov.com.br/provas/enem-2016-2/q12-aquarela-do-brasil-brasil-meu-brasil-brasileiro/https://youtu.be/XkfbcrxMTbw
https://www.youtube.com/watch?v=XkfbcrxMTbw
https://youtu.be/nJo1E7QjKwk
https://www.youtube.com/watch?v=nJo1E7QjKwk
https://youtu.be/20tI68JpJAc
https://youtu.be/_31bhkK9wmI
https://youtu.be/H-y8TS7jbpY
https://www.letras.mus.br/francisco-alves/1625147/
https://youtu.be/vJCzA2FP5to
https://youtu.be/vJCzA2FP5to
https://youtu.be/NOkijkxLHvg
https://www.youtube.com/watch?v=NOkijkxLHvg
https://youtu.be/j-LmW5GjX2k
https://www.youtube.com/watch?v=j-LmW5GjX2k
https://www.significados.com.br/inzoneiro/
escolakids.uol.com.br/cerrado.htm
http://www.folclore.net.br/congado.php
Merencória - Dicionário informal
https://www.dicionarioinformal.com.br/s%C3%A1-dona/
https://www.dicionarioinformal.com.br/murmurantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário