quarta-feira, 26 de junho de 2019

Querelas do Brasil


Do Brasil, SoS ao Brasil



W/ Brasil (Chama o Síndico)


Alô Alô, W o Brasil
Alô Alô, W o Brasil 



Processo e chicana em julgamento de ex-presidente


"No fundo, isso é chicana porque se a tese dele fosse aceita, teria de começar todo o processo de baixo", disse o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP). Folha de São Paulo, 02/08/2012


Processo

Forma estabelecida pela Lei e praxe para tratar as causas em juízo; ação sob o aspecto formal, ou seja, série ordenada e processual de atos formalizados pela Lei para o litígio em juízo sobre uma causa ou relação de direito.


Chicana

Jurídico: dificuldade criada, no decorrer de um processo judicial, pela apresentação de um argumento com base em um detalhe ou ponto irrelevante; abuso dos recursos, sutilezas e formalidades da justiça; o próprio processo judicial (de forma pejorativa); contestação feita de má-fé; manobra capciosa, trapaça, tramóia. 




STF adia julgamento sobre parcialidade de Moro e mantém Lula preso 

Leandro Prazeres e Constança Rezende*
Do UOL, em Brasília, e colaboração para o UOL, em Brasília
25/06/2019 18h37Atualizada em 26/06/2019 08h58

A 2ª turma do STF (Supremo Tribunal Federal) adiou hoje o julgamento de um pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para anular a condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP) por suposta parcialidade do ex-juiz federal e atual ministro Sergio Moro (Justiça) no julgamento do processo.

Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes chegou a sugerir que Lula fosse solto provisoriamente até que o caso fosse finalmente julgado. Porém, por 3 votos a 2, a sugestão do ministro foi rejeitada. Votou com ele apenas Ricardo Lewandowski. Votaram contra a liminar Edson Fachin (relator), Celso de Mello e Cármen Lúcia (presidente da turma).

Depois de votarem sobre a possível liminar a Lula, os ministros deliberaram se o caso deveria ser concluído hoje. Por 4 votos a 1, a turma decidiu adiar a análise do habeas corpus - apenas Lewandowski foi contra.

Com o adiamento, o julgamento ficará, no mínimo, para o segundo semestre deste ano. Isso porque a sessão de hoje foi a última da 2ª turma antes do recesso de julho do STF. As audiências serão retomadas em agosto.

Este pedido de habeas corpus foi apresentado pela defesa em novembro do ano passado, e os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram contra o cancelamento da condenação. No entanto, Gilmar Mendes pediu vistas do caso. O processo, então, foi recolocado hoje na pauta. Além do voto de Gilmar, faltam os de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.


Cristiano Zanin, advogado de Lula, faz sua sustentação oral durante julgamento na 2ª turma do STF Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Suspeição de Moro

Caso os ministros aceitem o recurso de Lula quando o julgamento for concluído, a condenação será anulada e pode desencadear uma série de contestações a outras sentenças proferidas no âmbito da Operação Lava Jato. O pedido foi apresentado em novembro do ano passado, quando Moro pediu exoneração do cargo de juiz para assumir a pasta da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro (PSL), rival de Lula no início da campanha eleitoral.

Neste mês, a defesa anexou ao recurso algumas conversas vazadas pelo site The Intercept entre Moro e procuradores da operação Lava Jato, mensagens essas que indicam que o então juiz orientou passos da força-tarefa.

Lula está preso desde abril do ano passado. Ele foi condenado por Moro em julho de 2017 no caso do tríplex. Em janeiro de 2018, a sentença foi mantida na segunda instância, pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Já no último mês de abril, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu manter a condenação, mas reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Após a sessão de hoje, o advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que a audiência foi uma primeira oportunidade de avaliação do caso e que "tão só a existência de dúvida [sobre eventual parcialidade de Moro] deve militar em favor do acusado".

O advogado disse também que tem elementos consistentes para mostrar a suspeição de Sergio Moro e a nulidade de todo o processo. "Nós vamos continuar trabalhando para que essa suspeição seja reconhecida e o ex-presidente Lula tenha direito a um julgamento justo, imparcial e independente, como assegura a nossa Constituição e as nossas leis”.

Zanin afirmou que Lula mantém sua expectativa no julgamento, porque "não cometeu qualquer crime e foi julgado sem a necessária imparcialidade". "O que nós demonstramos ao longo de todo processo, e que agora vem sendo reforçado por outros elementos, é que havia uma condenação pré-estabelecida, uma acusação que foi coordenada pelo próprio magistrado e isso é inconcebível num processo legal".

Gilmar questiona isenção de Moro

Embora ainda não tenha entrado no mérito do habeas corpus - isto é, se Lula tem razão no pedido -, Gilmar Mendes disse na sessão de hoje ter dúvidas quanto à isenção de Sergio Moro no processo do tríplex.

"Não há como negar que as matérias possuem relação com fatos públicos e notórios cujos desdobramentos ainda estão sendo analisados", afirmou, referindo-se às conversas vazadas pelo site The Intercept. " A própria procuradora-geral [Raquel Dodge] botou em dúvida a insuspeição do juiz pelos elementos já apresentados", afirmou ele.


Gilmar Mendes durante sessão da 2ª Turma do STF Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Fachin diz que conversas não o fizeram mudar de ideia

O ministro Edson Fachin, por sua vez, negou o pedido de liminar alegando que as reportagens publicadas pelo site The Intercept não seriam suficientes para fazê-lo mudar de ideia sobre a parcialidade de Moro. Quando ele votou contra o recurso de Lula, em dezembro, as conversas ainda não tinham sido vazadas.

"Não vejo, ao menos por hora, razões para alterar o voto e fundamentalmente os motivos são sucintos", disse o ministro, que afirmou que, por enquanto, as conversas não tiveram sua veracidade confirmada. "Entendo que não se trata de fato notório em sentido técnico e processual."

Os mesmos argumentos foram usados por Cármen Lúcia e Celso de Mello.

"O fummus boni juris não está caracterizado", disse Celso, indicando que a liminar para soltura de Lula não seria plausível. Ele afirmou ainda que haveria controvérsia sobre a veracidade do conteúdo das mensagens divulgadas pelo The Intercept "em razão de seu conteúdo ter sido contestado pelo ex-juiz quanto à sua autenticidade".

Lewandowski: "elementos suficientes" para soltar

Em seu voto sobre a liminar a Lula, Lewandowski acompanhou a sugestão de Gilmar para soltar o ex-presidente. Divergiu apenas de um ponto: pediu que o habeas corpus seja julgado ainda hoje.

"Entendo que os autos trazem elementos suficientes no sentido sobre a plausabilidade [do pedido de liminar]", disse o ministro, defendendo que o recurso seja analisado integralmente hoje. "O feito não deve ser adiado porque está maduro e contém todos os elementos necessários para a apreciação."

Análise sobre imparcialidade e veracidade de mensagens

Segundo o advogado Daniel Bialski, especialista em direito penal, caso o STF decida que há nulidade no processo do tríplex decorrente da atuação de Moro, o tribunal precisará determinar se é o caso de nulidade absoluta ou relativa.

"Se eles entenderem que é absoluta, o processo começa de novo, a condenação está anulada. Se entenderem que é relativa, teria que se provar o prejuízo", diz.

O julgamento também deve levar o STF a outro assunto complexo: a validade, como prova, das conversas entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Operação Lava Jato. A análise do tema pode inclusive gerar uma nova jurisprudência na Corte.

"Essa prova que foi apresentada é válida? As conversas são verdadeiras? Foram adulteradas, editadas?", questiona Bialski. "Se for uma prova ilícita, pode ser usada no processo penal? O Supremo tem entendimento de que não pode. Diante disso, eles vão ter que rever a jurisprudência deles. É bem possível que algum dos ministros invoque que este tema seja submetido ao pleno do Supremo, porque são princípios que não somente vão influenciar o caso do Lula." *Colaborou Bernardo Barbosa, do UOL, em São Paulo




Merval Pereira: Os suspeitos de sempre

- O Globo

Gilmar tentou um atalho, propondo que se desse liberdade a Lula até que o julgamento do mérito fosse concluído

O argumento da defesa de Lula para o habeas corpus de soltura era muito frágil: o fato de Sérgio Moro ter aceitado ser ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro. Mas havia no ar o fantasma dos diálogos entre Moro e o chefe dos procuradores de Curitiba, Deltan Dallagnol. Que não poderiam ser usados, por não estarem nos autos e, sobretudo, por serem provas ilegais que, no mínimo, precisam ter sua autenticidade verificada antes mesmo que se discuta se provas ilegais podem ser usadas a favor do réu.

Por isso, o ministro Gilmar Mendes tentou um atalho, propondo que se desse liberdade ao ex-presidente até que o julgamento do mérito fosse concluído na Segunda Turma. Como o relator Edson Facchin, a presidente da Turma Carmem Lucia, e o decano Celso de Mello se mostrassem contrários à liberdade provisória, mas dispostos a julgar o mérito ontem mesmo, o ministro Gilmar Mendes disse que não haveria tempo, pois seu voto tinha 40 páginas. Somente os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela suspeição de Moro, influenciados claramente pelos diálogos, embora tenham afirmado que votavam apenas com base dos autos. ,

O voto decisivo foi do ministro Celso de Mello, que usou um argumento irrespondível: para ele, é possível ao juiz usar seu "poder geral de cautela toda vez que se cuidar de algo favorável ao acusado", mas, nesse caso, há "três títulos condenatórios emanados [contra Lula]".

O decano se referia às condenações na primeira instância, em Curitiba, no TRF-4 em Porto Alegre e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Mesmo sendo contra a prisão em segunda instância, o ministro Celso de Mello não teria dúvidas sobre o caso de Lula, que já cumpriu o requisito que deve ser definido pelo plenário do STF quando o tema for debatido: prisão depois da condenação pelo STJ.

Essa proposta foi do presidente do Supremo, Ministro Dias Toffoli, em debate sobre a prisão em segunda instância, e parece ser impossível que o Tribunal retorne ao entendimento de que apenas com trânsito em julgado a prisão seria decretada.

O ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista em dezembro, e colocou o caso na pauta da Segunda Turma coincidindo com os primeiros diálogos publicados pelo site The Intercept Brasil, retirou-o novamente na véspera, alegando falta de tempo para o julgamento. Mas recolocou-o na pauta a pedido da defesa de Lula.

No seu voto, se referiu com mais ênfase à troca de mensagens entre Moro e Dallagnol, mesmo sendo provas ilegais, sem se deter no motivo formal do habeas corpus, que era o fato de Moro ter aceitado ser ministro de Bolsonaro. "Não há como negar que as matérias possuem relação com fatos públicos e notórios cujos desdobramentos ainda estão sendo analisados".

Para ele, tais revelações "podem influenciar o deslinde das circunstâncias". Por isso, disse que precisaria de mais tempo para analisar o habeas corpus sobre a suposta parcialidade do juiz, já que as mensagens atribuídas a Moro foram divulgadas recentemente.

Na sua avaliação, as mensagens colocam em dúvida a atuação do atual ministro da Justiça enquanto juiz. Para o ministro Gilmar Mendes seria melhor aguardar e analisar melhor o caso antes de uma decisão definitiva.

Uma de suas alegações foi que a própria Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, estaria em dúvida sobre os diálogos, quando, na verdade, ela afirmou em seu parecer que o material não tem reconhecida sua veracidade e, além do mais, foi conseguido de forma ilegal.

Também o relator do caso, ministro Edson Facchin, reafirmou seu voto contrário à liberdade de Lula, e disse que o material a que se referiu a defesa e o próprio Gilmar como “fatos públicos e notórios” não foi apresentado às autoridades para perícia. Tanto Gilmar quanto Lewandowski alegaram ver nos autos motivos para decretar a parcialidade de Moro, buscando sair da armadilha de usar provas ilegais.

No caso do sítio de Atibaia, Lula já foi condenado em primeira instância pela Juíza Gabriela Hardt, e o recurso chegou ao TRF-4. O julgamento deve coincidir com a data prevista para a progressão de pena de Lula para prisão semi aberta.

Se confirmada a condenação, a pena se soma à anterior, do triplex do Guarujá, e, nesse caso, o cumprimento de 1/6 da pena não ocorrerá no final deste ano.






4. Processo


Forma estabelecida pela Lei e praxe para tratar as causas em juízo; ação sob o aspecto formal, ou seja, série ordenada e processual de atos formalizados pela Lei para o litígio em juízo sobre uma causa ou relação de direito.
1ª parte - As partes litigam num processo judicial.
2ª parte - Para se chegar ao resultado final, passa-se por todo um processo.

Significado de Processo Por Dicionário inFormal (SP) em 30-04-2009





1. Processo

Conjunto de atos por que se realiza uma operação qualquer (química, farmacêutica, industrial etc.): um processo de fabricação de nitroglicerina.
Sequência contínua de fatos que apresentam certa unidade, ou que se reproduzem com certa regularidade; andamento, desenvolvimento: o processo de uma crise econômica.
Direito Os autos e todos os documentos apresentados num litígio: um processo muito volumoso.
A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
-- John Dewey
Embora a necessidade de licitação seja constitucional, apenas 25 linhas passaram à iniciativa privada dessa forma, em um processo que ocorreu entre 1998 e 2001 e fracassou -a maioria das empresas participantes entrou na Justiça para não pagar o valor que haviam oferecido pela concessão.

Significado de Processo Por geysa (PE) em 14-07-2013






1. Chicana
Substantivo feminino.

1. Jurídico: dificuldade criada, no decorrer de um processo judicial, pela apresentação de um argumento com base em um detalhe ou ponto irrelevante; abuso dos recursos, sutilezas e formalidades da justiça; o próprio processo judicial (de forma pejorativa); contestação feita de má-fé; manobra capciosa, trapaça, tramóia.

2. Automobilismo: passagem em ziguezague através de uma série de obstáculos; dispositivo que dificulta a livre passagem dos carros ou motocicletas numa pista de corrida; cada um desses obstáculos ou dispositivos.

Etim.: do francês "chicane" (1582), passagem em ziguezague num entreincheiramento, dispositivo que impede a livre criculação de um fluído ou de um sólido, perseguir na justiça, levantar obstáculos para criar dificuldades num processo judicial.

Os advogados do Alexandre estão usando chicanas pra esconder um crime horroroso.

O Rubão perdeu a corrida porque se enrolou na chicana e quase bateu o bólido.

Significado de Chicana Por Luca Maribondo (MS) em 27-04-2008



Sinônimos de Chicana:
adulteração alçapão alicantina andrômina arapuca ardileza armada armadilha arriosca artimanha astúciabaldroca batota blefe burla cambalacho cavilação cilada defraudação dolo embaçadela embaçamentoembromação embuste engano engodo esparrela esperteza falcatrua falsificação farsa fraude fraudulênciagaratusa insídia intriga lambança logro ludíbrio má-fé manha maquinação maracutaia maroteira mutretapabulagem patifaria perfídia raposice traição trama tramóia trampolinada trapaça trapalhada treita treta truquevelhacaria tergiversação ardil artifício chicana emboscada embuço endrômina engenho estratagema estratégiagauchada intrujice logrô mirosca obra obrepçao ratoeira sagacidade sofisma solércia subterfúgio sufilezaenredo alhada argumento complicação dédalo ditinho embrulhada embrulho enleada enleio entoecho entrechofutrica implicação labirinto malha malhada maranha meada mexerico nó novela novelo romance teceduratrancinha tratada trica urdidura rabulice impostura palavrório rabularia paralogismo borós cabala fechosafadeza tranquibérnia barganha gatunice ladroeira mamparra muamba negociata traficancia trampolinicetribofe mexeriquice torcimento torcedura


Antônimos de Chicana:
boa-fé dignidade honestidade honorabilidade honra honradez integridade inteireza lhaneza lisura probidaderetidão seriedade virtude


Palavras relacionadas a Chicana:
trapaça treta alicantina enredo intriga mexerico trama tramóia trica



Querelas do Brasil
Elis Regina




O Brazil não conhece o Brasil
O Brasil nunca foi ao Brazil
Tapir, jabuti, liana, alamanda, alialaúde
Piau, ururau, aqui, ataúde
Piá, carioca, porecramecrã
Jobim akarore Jobim-açu
Oh, oh, oh

Pererê, camará, tororó, olererê
Piriri, ratatá, karatê, olará

O Brazil não merece o Brasil
O Brazil ta matando o Brasil
Jereba, saci, caandrades
Cunhãs, ariranha, aranha
Sertões, Guimarães, bachianas, águas
E Marionaíma, ariraribóia
Na aura das mãos de Jobim-açu
Oh, oh, oh

Jererê, sarará, cururu, olerê
Blablablá, bafafá, sururu, olará

Do Brasil, SoS ao Brasil
Do Brasil, SoS ao Brasil
Do Brasil, SoS ao Brasil

Tinhorão, urutu, sucuri
O Jobim, sabiá, bem-te-vi
Cabuçu, Cordovil, Cachambi, olerê
Madureira, Olaria e Bangu, Olará
Cascadura, Água Santa, Acari, Olerê
Ipanema e Nova Iguaçu, Olará
Do Brasil, SoS ao Brasil
Do Brasil, SoS ao Brasil
Composição: Aldir Blanc / Maurício Tapajós




W / Brasil
Jorge Ben Jor

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...
Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!...
O trem corre no trilho
Da Central do Brasil
O trem corre no trilho
Da Central do Brasil.
Incluindo paixão antiga
E aquele beijo quente
Que eu ganhei da sua amiga
E o que é que deu?
Funk na cabeça
E o que é que deu?
Funk na cabeça...
Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...
Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!...
E o que é que deu?
Funk na cabeça
E o que é que deu?
Funk na cabeça
Deu no New York Time
Fernando, o Belo
Não sabe se vai
Participar
Do próximo campeonato
De surf ferroviário...
Surfista de trem
Surfista de trem
Deu no New York Time
A Feira de Acari
É um sucesso...
Tem de tudo
É um mistério
Deu no New York Times
Dizem que Cabral 1
Descobriu a filial
Dizem que Cabral 2
Tentou e se deu mal
Dizem que Cabral 1
Descobriu a filial
Dizem que Cabral 2
Tentou e se deu mal...
Amor! Dor! Dor!
Lá da rampa mandaram avisar
Que todo dinheiro será devolvido
Quando setembro chegar
Num envelope azul indigo
Num envelope azul indigo
Chama o síndico,
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!...
Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...
Da Central passando
Pela Mangueira
Dando uma volta na Pavuna
E chegando em Madureira
É lá!
Que o samba rola de primeira
É lá!
Que o samba rola de primeira...
Alô, Alô tia Léia
Se tiver ventando muito
Não venha de helicóptero
Alô, Alô tia Léia
Se tiver ventando muito
Não venha de helicóptero...
Alô Alô, W o Brasil
Alô Alô, W o Brasil...
-Alô telefonista
Me desperte às 7: 15 por favor
Rádio táxi 9 e meia
Senão o bicho pega
Eu também quero graves
Médios e agudos...
Eu vou chamar:
Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia!...
Source: Musixmatch
Compositores: Jorge Ben / Jorge Ben Jor


W/ Brasil (Chama o Síndico)
Jorge Ben Jor



Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil

Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!

O trem corre no trilho
Da Central do Brasil
O trem corre no trilho
Da Central do Brasil

Incluindo paixão antiga
E aquele beijo quente
Que eu ganhei da sua amiga
E o que é que deu?
Funk na cabeça
E o que é que deu?
Funk na cabeça

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil

Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!

E o que é que deu?
Funk na cabeça
E o que é que deu?
Funk na cabeça
Deu no New York Time
Fernando, o Belo
Não sabe se vai
Participar
Do próximo campeonato
De surf ferroviário

Surfista de trem
Surfista de trem
Deu no New York Time
A Feira de Acari
É um sucesso

Tem de tudo
É um mistério
Deu no New York Times
Dizem que Cabral 1
Descobriu a filial
Dizem que Cabral 2
Tentou e se deu mal
Dizem que Cabral 1
Descobriu a filial
Dizem que Cabral 2
Tentou e se deu mal

Amor! Dor! Dor!
Lá da rampa mandaram avisar
Que todo dinheiro será devolvido
Quando setembro chegar
Num envelope azul indigo
Num envelope azul indigo
Chama o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil

Da Central passando
Pela Mangueira
Dando uma volta na Pavuna
E chegando em Madureira
É lá!
Que o samba rola de primeira
É lá!
Que o samba rola de primeira

Alô, Alô tia Léia
Se tiver ventando muito
Não venha de helicóptero
Alô, Alô tia Léia
Se tiver ventando muito
Não venha de helicóptero

Alô Alô, W o Brasil
Alô Alô, W o Brasil

-Alô telefonista
Me desperte às 7: 15 por favor
Rádio táxi 9 e meia
Senão o bicho pega
Eu também quero graves
Médios e agudos

Eu vou chamar
Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia!
Composição: Jorge Ben Jor





Jorge Benjor - W Brasil (Video Clip by #djVizu)


Jorge Benjor no especial da Rede Globo em 1982, com participação de Tim Maia, Caetano Veloso, Gloria Pires, Fabio Junior, Baby Consuelo, Zico e muitos outros.




Referências

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/7c/2019/06/25/25jun2019---cristiano-zanin-martins-advogado-de-luiz-inacio-lula-da-silva-pt-faz-sua-sustentacao-oral-durante-julgamento-de-habeas-corpus-do-ex-presidente-na-2-turma-do-stf-supremo-tribunal-1561502889042_v2_600x337.jpg
https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/49/2019/06/25/25jun2019---o-ministro-gilmar-mendes-durante-sessao-da-segunda-turma-do-supremo-tribunal-federal-em-brasilia-1561492484734_v2_600x337.jpg
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/06/25/gilmar-mendes-vota-para-adiar-hc-e-soltar-lula-provisoriamente.htm
http://gilvanmelo.blogspot.com/2019/06/merval-pereira-os-suspeitos-de-sempre.html
https://www.dicionarioinformal.com.br/processo/
https://www.dicionarioinformal.com.br/chicana/
https://youtu.be/B4J1cMflAfg
https://www.letras.mus.br/elis-regina/140808/
https://youtu.be/bkM1u4GxHzw
https://www.letras.mus.br/jorge-ben-jor/46650/
https://youtu.be/AjSSh9bQnU8
Jorge Benjor - W Brasil (Video Clip by #djVizu)
https://www.youtube.com/watch?v=AjSSh9bQnU8

Nenhum comentário:

Postar um comentário