domingo, 2 de junho de 2019

Psicologia da Arte


L.S. Vigotski

A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca

A função da catarse em Vigotski tem caráter social e não implica em alívio, mas estimula algum tipo de resposta não necessariamente prazerosa no espectador.


Para Aristóteles, o teatro tinha para o ser humano a capacidade de libertação, pois quando via as paixões representadas, conseguia se libertar delas. Essa purgação ou purificação tinha o nome de catarse, que era provocada no público durante e após a representação de uma tragédia grega. A catarse era o estado de purificação da alma experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama.






A sagrada família, 1914 - Pavel Filonov




Autorretrato de Pavel Filonov (1883-1941) Pintor, Poeta



SINOPSE
Por um lado, o estudo das artes começa a carecer cada vez mais de fundamentações psicológicas. Por outro, a psicologia, ao tentar explicar o comportamento em seu conjunto, também não pode deixar de propender para os complexos problemas da reação estética. Se incorporarmos aqui a mudança que ora experimentam ambas as ciências, a crise de objetivismo que as envolve, isto irá determinar até o fim a acuidade do nosso tema.

DADOS DO PRODUTO
título: PSICOLOGIA DA ARTE
isbn: 9788533610033
idioma: Português
páginas: 377
autor: L. S. Vigotski

AUTOR


L. S. VIGOTSKI

Lev Semionovich Vigotski (1896-1934), psicólogo soviético cuja formação multidisciplinar o levou a estudar a psicologia infantil e suas aplicações pedagógicas. Seu interesse recai também sobre a psicologia da arte e sobre a epistemologia da psicologia. Escreveu, entre outros, Psicologia da arte, O desenvolvimento psicológico na infância, Pensamento e linguagem, Teoria e método em psicologia, A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca.




Vez da experiência Para Vygotsky, a presença de um adulto capaz de planejar as etapas do aprendizado é ponto central para a criança adquirir conhecimentos do grupo de que faz parte




"O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer."
Lev Vygotsky no livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores 



Martins Fontes

Uma reviravolta completa nas concepções tradicionais
PSICOLOGIA DA ARTE


Liev Semionovitch Vigotski (1896-1936) é uma das figuras mais importantes da escola psicológica russa. Entre as suas mais destacadas contribuições estão os estudos sobre a psicologia geral, infantil, pedagógica e genética, assim como sobre a psicopatologia.
No entanto devem ser lembradas especialmente as suas teorias sobre a origem sócio-histórica das funções psíquicas superiores e sobre as funções do ensino no desenvolvimento psíquico da criança. Suas investigações sobre psicologia da arte começam a influenciar as principais tendências ocidentais preocupadas com esta área da atividade humana. Vigotski coloca e resolve questões sobre psicologia da arte que marcam uma reviravolta completa nas concepções tradicionais.



Biografia

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia - área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.



Psicologia e arte: os diálogos de Vigotski com a arte russa de seu tempo
Autor: Wedekin, Luana Maribele


Esta tese pretende contribuir para o preenchimento de uma lacuna sobre as relações entre o pensamento de Lev S. Vigotski sobre arte e as manifestações artísticas na Rússia de seu tempo. As obras de Vigotski analisadas foram ?A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca?, de 1916; ?Psicologia da Arte?, de 1925; ?A Educação Estética?, de 1926; e ?Imaginação e criação na Infância?, de 1930. Esses escritos foram cotejados com poemas, romances, contos, excertos de textos de críticos de arte, textos teatrais e análises visuais de obras de arte. O diálogo com as artes compreendeu o período entre 1890 e 1934. O estudo demonstrou profícuas possibilidades de diálogo entre a categoria do trágico em Vigotski e a obra do pintor Pavel Filonov. Evidenciou-se uma clara diferença entre o conceito de catarse em Vigotski e as perspectivas aristotélica e psicanalítica. A função da catarse em Vigotski tem caráter social e não implica em alívio, mas estimula algum tipo de resposta não necessariamente prazerosa no espectador. Constatou-se frequente interlocução com Lev Tolstói, mas observou-se maior aproximação de Vigotski com a perspectiva simbolista da arte como elemento transformador. Do debate com o Formalismo russo, Vigotski destilou uma abordagem objetiva da arte e a consideração da relação entre forma, material e conteúdo na obra de arte. Relacionou-se o tema da criação artística em Vigotski e a produção de coletivos de arte da vanguarda russa, constatando-se inovadoras problematizações da questão da autoria em ambos. Vigotski afirmou a polissemia da obra de arte e a importância da recepção artística, elementos evidenciados também na vanguarda russa. O tema arte e vida foi problematizado a partir de Vigotski e as perspectivas realistas, simbolistas, as performances futuristas, e a relação entre arte e indústria dos construtivistas e produtivistas. A educação estética preconizada por Vigotski é relacionada com as instituições de ensino de arte de antes e após a revolução de outubro de 1917. Comprovou-se as diversas ressonâncias entre a obra de Vigotski e as produções práticas e teóricas dos artistas e críticos de arte de seu tempo. Deste intenso diálogo, afirma-se a atualidade e potência do pensamento de Vigotski para pensar os fenômenos artísticos de seu tempo e de hoje.<br>

O que é Catarse:
Catarse é um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal.
O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica. Através de terapias clínicas como a hipnose ou a regressão, é possível resgatar as memórias que provocaram o trauma, levando o indivíduo a atingir diferentes emoções que podem conduzir à cura.
No sentido religioso, a catarse é o estado de purgação espiritual que o indivíduo almeja, por exemplo, através da confissão. As emoções manifestadas pelos participantes de um ritual religioso são também demonstrações de catarse ou de purificação da alma.
No âmbito da medicina, a catarse é um termo usado para designar o esvaziamento do intestino.
Catarse também é o nome de um site de crowdfunding, onde pessoas podem contribuir financeiramente para a concretização de um determinado projeto, como um álbum de música, jogo ou livro.
Catarse na psicanálise
A catarse como processo de cura emocional através da psicanálise era defendida por Sigmund Freud, que integrou os estudos sobre hipnose, já desenvolvidos pelo austríaco Joseph Breuer, nas suas análises sobre a influência das memórias do inconsciente no comportamento humano.
A catarse representa a cura de um paciente, que é alcançada através da expressão verbal de experiências traumáticas recalcadas.
Catarse segundo Aristóteles
Para Aristóteles, o teatro tinha para o ser humano a capacidade de libertação, pois quando via as paixões representadas, conseguia se libertar delas. Essa purgação ou purificação tinha o nome de catarse, que era provocada no público durante e após a representação de uma tragédia grega. A catarse era o estado de purificação da alma experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama.







Referências

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/Pavel_Filonov_AutoPortrait.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pavel_Filonov
https://img.travessa.com.br/livro/Instancias/38/381010d0-e928-4265-af2f-b61cacf5259a.jpg

https://www.soescola.com/wp-content/uploads/2017/05/materia-ne243-vygotsky-e-o-conceito-de-aprendizagem-mediana-foto-l-s-vygotsky-psychology-institute-russian-state-university-for-the-humanities.jpg
https://www.soescola.com/2017/05/vygotsky-e-o-conceito-de-aprendizage.html
https://html1-f.scribdassets.com/73o05mtj9c3bbid8/images/1-0612031e62.jpg
https://pt.scribd.com/doc/196168105/Psicologia-Da-Arte-Vigotsky
http://oficinadosaber-educar.blogspot.com/2013/04/lev-vygotsky.html
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134777
https://www.significados.com.br/catarse/

Nenhum comentário:

Postar um comentário