Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 23 de novembro de 2024
RESPONDER
"... ao vencido ódio ou compaixão ao vencedor as batatas E quem morreu? Como é que fica? A morte não existe Rubião."
-----------
-----------
Alma
Sueli Costa
Letra
Significado
Traduções
há almas que têm
as dores secretas
as portas abertas
sempre pra dor
há almas que têm
juízo e vontades
alguma bondade
e algum amor
há almas que têm
espaços vazios
amores vadios
restos de emoção
há almas que têm
a mais louca alegria
que é quase agonia
quase profissão
a minha alma tem
um corpo moreno
nem sempre sereno
nem sempre explosão
feliz esta alma
que vive comigo
que vai onde eu sigo
o meu coração
Composição: Abel Silva / Sueli Costa.
https://www.letras.mus.br/sueli-costa/373996/
----------
-------------
Seria Machado de Assis um filósofo? Luiz Felipe Pondé debate filosofia na obra do autor
Jornalismo TV Cultura
-----------
----------
sábado, 23 de novembro de 2024
Por um detox digital – Eduardo Affonso
O Globo
É difícil encontrar um policial ou guarda de trânsito no Rio de Janeiro que não esteja de celular na mão
Imagine uma doença cujos sintomas sejam ansiedade, irritabilidade, comportamentos compulsivos, dificuldade de concentração, insônia, sudorese, tremores, taquicardia. E para a qual não haja vacina ou medicamento, máscara que evite o contágio ou isolamento social que dê jeito (ao contrário: até agrava o quadro).
(...)
Em 1883, abismado com a falta de educação dos usuários dos bondes, Machado de Assis escreveu, na Gazeta de Notícias, uma lista de regras de comportamento. Entre elas, escarrar apenas para o lado da rua (“salvo em caso de aposta, preceito religioso ou maçônico, vocação etc., etc.”); sentar de pernas fechadas (ou pagar pelos dois lugares); ler o jornal “sem roçar as ventas dos vizinhos”; não contar dos seus negócios íntimos “sem primeiro indagar do passageiro escolhido para uma tal confidência se ele é assaz cristão e resignado”; ao dizer alguma coisa em voz alta, ter “o cuidado de não gastar mais de quinze ou vinte palavras” e por aí afora.
Seria de bom alvitre atualizar seu decálogo, adaptando-o ao uso civilizado do celular. Isso pode incluir campanhas educativas ou políticas restritivas, o estímulo ao uso de aplicativos que monitorem o tempo de tela ou, se tudo o mais falhar, a ativação do semancol — aquele santo remédio contra a ausência de bom senso.
Um detox digital viria bem a calhar. É melhor que repetir de ano, deixar o ladrão escapulir, levar uma descompostura do passageiro (ou espectador) ao lado ou ter de tratar todos os sintomas do primeiro parágrafo.
https://gilvanmelo.blogspot.com/2024/11/por-um-detox-digital-eduardo-affonso.html
_________________________________________________________________________________________________________
---------
--------------
“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um.” — Paulo. (COLOSSENSES, 4.6)
-----------
-------------
Pão Nosso #077 - Responder
-----------
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Transmitido ao vivo em 19 de jan. de 2023
Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier.
------------
1 O ato de responder proveitosamente a inteligências heterogêneas exige qualidades superiores que o homem deve esforçar-se por adquirir.
2 Nem todos os argumentos podem ser endereçados, indistintamente, à coletividade dos companheiros que lutam entre si, nas tarefas evolutivas e redentoras. Necessário redarguir, com acerto, a cada um.
3 Ao que lida no campo, não devemos retrucar mencionando espetáculos da cidade; ao que comenta dificuldades ásperas do caminho individualista, não se replicará com informações científicas de alta envergadura.
4 Primeiramente, é imprescindível não desagradar a quem ouve, temperando a atitude verbal com a legítima compreensão dos problemas da vida, constituindo-nos um dever contribuir para que os desviados da simplicidade e da utilidade se reajustem.
5 Toda resposta em assunto importante é remédio. É indispensável saber dosá-lo, com vista aos efeitos. Cada criatura tolerará, com benefício, determinada dinamização. As próprias soluções da verdade e do amor não devem ser administradas sem esse critério. Aplicada em porções inadequadas, a verdade poderá destruir, tanto quanto o amor costuma perder…
6 Ainda que sejas interpelado pelo maior malfeitor do mundo, deves guardar uma atitude agradável e digna para informar ou esclarecer. Saber responder é virtude do quadro da sabedoria celestial. Em favor de ti mesmo, não olvides o melhor modo de atender a cada um.
Emmanuel
Pão nosso — Emmanuel
77
Responder
Texto extraído da 1ª edição desse livro.
_________________________________________________________________________________________________________
------------
-------------
O Serviço Postal prestou grande contribuição à obra de Eurípedes. Centenas de listas, como esta (frente e verso), de "Remédios a se registrarem", redigidas pelo próprio médium, encontram-se nos arquivos da Sala de Eurípedes. O carimbo do Correio assinala 20/9/2018.
EURÍPEDES
O HOMEM
E A MISSÃO
CORINA NOVELINO
156-157
_________________________________________________________________________________________________________
----------
Por Redação
Era comum Eurípedes Barsanulfo entrar em transe mediúnico, no curso de uma aula. Quando voltava, explicava aos alunos o que de bom fizera naqueles instantes. Certa vez, após o transe, ele, sorrindo, argumentou:
– Prestem atenção. Acabo de estar em uma residência, atrás da igreja do Rosário, fazendo um parto difícil. O marido não sabe que já é pai e está a caminho daqui. Vem a cavalo e com roupa de montaria. Ele está, neste momento, apeando em frente o colégio. Vai agora subir os degraus da escada. Quando ele entrar na sala os senhores devem ficar em pé e depois sentar. Atenção, ele vai entrar...
E o homem com chapéu e roupa de montaria entrou muito aflito, pedindo a Eurípedes Barsanulfo que fosse urgentemente fazer o parto, pois a mulher estava passando muito mal.
– Acalme-se, respondeu o médium, sorrindo. Fiz o parto há cinco minutos.
– Não é possível, ‘seu’ Eurípedes. Há cinco minutos eu teria visto o senhor pelo caminho.
– O senhor não me viu porque fui em espírito. Mas, eu vi o senhor. Pode voltar para sua casa, sossegado. A menina que nasceu é bonita e forte.
O homem, porém, duvidou e, temendo pela vida da mulher, levou Eurípedes Barsanulfo de volta. Ao ver o médium, a esposa, com a filhinha deitada ao lado, exclamou:
– O senhor não precisava vir de novo, ‘seu’ Eurípedes... Eu e o bebê estamos passando bem!
Eurípedes Barsanulfo, então, regressou rapidamente ao colégio para continuar a aula interrompida.
Fonte: Eurípedes Barsanulfo, o apóstolo da caridade, ed. Correio Fraterno.
_________________________________________________________________________________________________________
----------
--------------
Bem aventurados os que têm puro o coração - Estudo do Evangelho à Luz do Espiritismo
---------
FEBtv
26 de jul. de 2019
Haroldo Dutra Dias conduz este estudo que segue base em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo VIII - Bem aventurados os que têm puro o coração. Os convidados ajudam a elucidar o tema exposto e juntos esclarecem sobre as passagens de Jesus, na Terra.
CAPÍTULO VIII
BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM CORAÇÃO PURO
Simplicidade e pureza de coração. — Pecado por pensamentos. Adultério. — Verdadeira pureza. Mãos não lavadas. — Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. — Instruções dos Espíritos: Deixai que venham a mim as criancinhas; Bem-aventurados os que têm fechados os olhos.
Simplicidade e pureza de coração.
1. Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus. (S. Mateus 5:8)
2. Apresentaram-lhe então algumas crianças, a fim de que ele as tocasse, e, como seus discípulos afastassem com palavras ásperas os que lhas apresentavam, Jesus, vendo isso, zangou-se e lhes disse: “Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que se lhes assemelham. — Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entra rá.” — E, depois de as abraçar, abençoou-as, impondo-lhes as mãos. (S. Marcos, 10:13 a 16.)
3. A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade.
Poderia parecer menos justa essa comparação, considerando-se que o Espírito da criança pode ser muito antigo e que traz, renascendo para a vida corporal, as imperfeições de que se não tenha despojado em suas precedentes existências. Só um Espírito que houvesse chegado à perfeição nos poderia oferecer o tipo da verdadeira pureza. É exata a comparação, porém, do ponto de vista da vida presente, porquanto a criancinha, não havendo podido ainda manifestar nenhuma tendência perversa, nos apresenta a imagem da inocência e da candura. Daí o não dizer Jesus, de modo absoluto, que o reino dos céus é para elas, mas para os que se lhes assemelhem.
4. Pois que o Espírito da criança já viveu, por que não se mostra, desde o nascimento, tal qual é? Tudo é sábio nas obras de Deus. A criança necessita de cuidados especiais, que somente a ternura materna lhe pode dispensar, ternura que se acresce da fraqueza e da ingenuidade da criança. Para uma mãe, seu filho é sempre um anjo e assim era preciso que fosse, para lhe cativar a solicitude. Ela não houvera podido ter-lhe o mesmo devotamento, se, em vez da graça ingênua, deparasse nele, sob os traços infantis, um caráter viril e as ideias de um adulto e, ainda menos, se lhe viesse a conhecer o passado.
Aliás, faz-se necessário que a atividade do princípio inteligente seja proporcionada à fraqueza do corpo, que não poderia resistir a uma atividade muito grande do Espírito, como se verifica nos indivíduos grandemente precoces. Essa a razão por que, ao aproximar-se-lhe a encarnação, o Espírito entra em perturbação e perde pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando, por certo tempo, numa espécie de sono, durante o qual todas as suas faculdades permanecem em estado latente. É necessário esse estado de transição para que o Espírito tenha um novo ponto de partida e para que esqueça, em sua nova existência, tudo aquilo que a possa entravar. Sobre ele, no entanto, reage o passado. Renasce para a vida maior, mais forte, moral e intelectualmente, sustentado e secundado pela intuição que conserva da experiência adquirida.
A partir do nascimento, suas ideias tomam gradualmente impulso, à medida que os órgãos se desenvolvem, pelo que se pode dizer que, no curso dos primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, por se acharem ainda adormecidas as idéias que lhe formam o fundo do caráter. Durante o tempo em que seus instintos se conservam amodorrados, ele é mais maleável e, por isso mesmo, mais acessível às impressões capazes de lhe modificarem a natureza e de fazê-lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa que incumbe aos pais.
O Espírito, pois, enverga temporariamente a túnica da inocência e, assim, Jesus está com a verdade, quando, sem embargo da anterioridade da alma, toma a criança por símbolo da pureza e da simplicidade.
https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/887/o-evangelho-segundooespiritismo/2061/capitulo-viii-bem-aventurados-os-que-tem-coracao-puro
https://www.youtube.com/watch?v=cAwt7eVor14
_________________________________________________________________________________________________________
-----------
--------------
LINHAS CRUZADAS | MACHADO DE ASSIS, FILÓSOFO | 21/11/2024
----------
Jornalismo TV Cultura
Estreou em 21 de nov. de 2024 #TVCultura #LuizFelipePondé #AndresaBoni
No Linhas Cruzadas desta semana, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé falam sobre a grandiosidade das obras de Machado de Assis.
Eles vão refletir sobre a profundeza da natureza humana apresentadas nos textos do autor e Pondé vai apresentar os conceitos filosóficos que surgem em suas narrativas.
Será que as obras de Machado ainda podem ser associadas aos dias atuais? Vamos analisar isso juntos e acompanhar toda a visão crítica sobre comportamento humano e da sociedade apresentadas, por exemplo, nos livros “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.
Não perca esta conversa no Linhas Cruzadas, todas as quintas às 22h.
#TVCultura #LuizFelipePondé #AndresaBoni #MachadoDeAssis #LinhasCruzadas
_________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário