Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
domingo, 17 de novembro de 2024
OPERÁRIOS
"Estarmos vivos é em si mesmo um milagre que deveríamos festejar a cada dia."
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“Sou um ser que ri/ rio de tanto ser”.
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Rio de Tanto Ser
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Rua das Pretas - Tema
Rio de Tanto Ser · Rua das Pretas · Pierre Aderne · Eliana Rosa · José Eduardo Agualusa
Um Copo de Fado, Dois de Bossa Nova
https://www.youtube.com/watch?v=XLcFTXJ3GDA&list=OLAK5uy_mDI4sKbxEVMes-bD4RAmsEDKD2-N9Gv4E&index=8
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"EM TUDO HÁ LUZ."
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Arte
Artistas plásticos fazem releitura da obra "Operários" na avenida W3 Sul
Após 89 anos de sua confecção, uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral ganha releitura no DF
Cidades DF
RM
Rafaela Martins
postado em 30/03/2022 22:14 / atualizado em 30/03/2022 22:16
(crédito: Reprodução/Arquivo pessoal)
Conhecido como Corujito, o artista plástico Paulo Sergio, em parceria com o artista Neros decidiram confeccionar um mural na avenida W3 Sul com objetivo de homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Em forma de grafite, os moradores de Brasília fizeram a releitura da obra Operários, de Tarsila do Amaral — feita em 1933 — no prédio do IBGE, localizado na 509 Sul.
O projeto intitulado como “Relendo Tarsila" expõe 50 rostos em tons marrons e cinzas. Dentre eles, 25 faces que estão em tons de marrons representam os trabalhadores brasilienses que foram fotografados na Rodoviária do Plano Piloto. Os outros 25 rostos pintados em tons de cinzas, homenageiam importantes artistas modernistas. A arte foi concluída em dezembro de 2021.
“Além da pintura representar a semana de arte moderna, simboliza o retrato de uma parte da população Brasileira — que casou com a ideia do censo 2022 — que vai acontecer nesse ano. O prédio que foi grafitado será um ponto de apoio para o treinamento e coleta dos dados, sendo de grande representação simbólica a pintura de 50 pessoas diferentes, mostrando esse retrato da população, no local onde é feito esse levantamento da população. A obra uniu a arte com a arquitetura do prédio, mesmo que seja por um período efêmero”, explicou Paulo Sérgio.
Em memória aos mais de 11 mil brasilienses que perderam a batalha contra o novo coronavírus, os artistas tiveram a sensibilidade de deixar um rosto sem cor ou expressão. “Deixamos um rosto sem pintar no canto inferior direito, homenageando os trabalhadores mortos durante esse período de pandemia da covid-19”, revelou Corujito.
A produtora da ação Thamiris Flora revelou ao Correio que a experiência foi desafiadora. “Construir essa releitura foi muito desafiador desde o começo, pois foi um processo imersivo, onde fomos levados a conhecer mais sobre esse movimento modernista brasileiro e a biografia dos homenageados na obra. Desde os modernistas, aos trabalhadores participantes”, disse.
Confira a lista de alguns nomes que estão no painel:
-Tarsila do Amaral
-Anita Malfatti
-Candido Portinari
-Di Cavalcanti
-Ismael Nery
-Heiltor Vilas-Lobos
-João Gilberto
-Guiomar Novaes
-Mário de Andrade
-Oswald de Andrade
-Jorge Amado
-Clarice Lispector
-Glauber Rocha
-Juscelino Kubitschek
-Oscar Niemeyer
-Lúcio Costa
-Burle Marx
-Athos Bulcão
-Dulcina de Moraes
-Menotti del Picchia
-Clarice Lispector
-Oswaldo Goeldi
-Astrojildo
-Vicente do Rego Monteiro
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"Em Angola, durante a guerra civil, conheci um general famoso pela amplitude das suas gargalhadas: “Rio para afastar o medo”, confessava. Eu rio para convocar a luz."
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Há alguns anos, de passagem pelo Rio, acordei com dois versos bailando na cabeça: “Sou um ser que ri/ rio de tanto ser”. Levantei-me e escrevi de rajada um breve poema, que, por me parecer uma canção, enviei a um amigo, Pierre Aderne, compositor carioca radicado em Lisboa. Dez minutos mais tarde, o meu amigo enviou-me um arquivo de som — era a canção, já pronta, que hoje integra um dos álbuns dele: “Rua das Pretas — Um copo de fado, dois de bossa nova”.
Se Pierre não tivesse musicado o poema, eu já o teria esquecido. No álbum, ele junta a sua voz à da jovem cantora cabo-verdiana Eliana Rosa, num luminoso dueto. Ouvindo-os, volto a lembrar-me daquela madrugada. Na noite anterior eu demorara a adormecer, inquieto, ansioso, porque, como agora, o futuro me parecia então cheio de sombras. Porém, vendo a manhã deslizando sobre o liso esplendor do mar, aqueles dois versos emergiram em mim como uma certeza — somos seres que riem. Estarmos vivos é em si mesmo um milagre que deveríamos festejar a cada dia.
Em Angola, durante a guerra civil, conheci um general famoso pela amplitude das suas gargalhadas: “Rio para afastar o medo”, confessava. Eu rio para convocar a luz.
JOSÉ EDUARDO AGUALUSA
EM TUDO HÁ LUZ
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Visão geral criada por IA
O conceito de operário é o de um indivíduo que desempenha tarefas de apoio em ambientes como fábricas, canteiros de obras ou armazéns. Podem ser responsáveis por auxiliar na construção de edifícios, rodovias ou outras estruturas, além de transportar equipamentos e materiais.
O termo operário também pode ser usado de forma figurada para se referir a alguém que tem um papel importante no desenvolvimento ou realização de algo.
O termo trabalhador é amplo e inclui o operário, sendo que qualquer pessoa que vive do seu trabalho é considerada um trabalhador. O conceito de classe trabalhadora é mais amplo que o de proletariado, abrangendo todas as camadas sociais que vivem da venda da sua força de trabalho.
O movimento operário é o termo que se refere à organização coletiva dos trabalhadores para a defesa dos seus interesses.
Trabalhador – Wikipédia, a enciclopédia livre
Trabalhador, também chamado de operário e proletário, é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho, ou seja, o...
Wikipedia
Classe trabalhadora – Wikipédia, a enciclopédia livre
Classe trabalhadora é um conceito mais amplo da categoria clássica de proletariado, definida por Marx e Engels no Manifesto do Par...
Wikipedia
Descrição do trabalho: Operário (f/m/d) - Recruiting Resources
6 de fev. de 2020 — O que é um Operário? O operário é um indivíduo que realiza várias tarefas de apoio em armazéns/depósitos, canteir...
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A IA generativa é experimental.
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Operários
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Autor Tarsila do Amaral
Data 1933
Dimensões 150 × 205
Localização Palácio Boa Vista
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👆Operários é um quadro pintado em 1933 por Tarsila do Amaral que representa o processo de industrialização do estado de São Paulo e o imenso número e a variedade étnica das pessoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir no país no início do século XX e tendo seu pico na década de 1930, principalmente nas metrópoles, impulsionando o capitalismo e a imigração.[1][2]
O quadro se encontra no Palácio Boa Vista e faz parte do acervo do Governo do Estado de São Paulo.[3]
Referências
«Operários, de Tarsila do Amaral: significado e contexto histórico». Cultura Genial. Consultado em 3 de agosto de 2020
Aneliese (1 de maio de 2019). «1º de maio: Tarsila do Amaral e a obra Operários». Conhecendo Museus. Consultado em 3 de agosto de 2020
Cultural, Instituto Itaú. «Operários». Enciclopédia Itaú Cultural. Consultado em 3 de agosto de 2020
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Significado da obra
A tela Operários é considerada um grande símbolo do período de industrialização brasileira (especialmente do Estado de São Paulo).
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Quadro Operários de Tarsila do Amaral: significado e contexto histórico
Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
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Aqui está uma obra visual inspirada no tema abordado, capturando a essência da industrialização brasileira e suas complexidades. A imagem destaca trabalhadores em uma fábrica automotiva, com elementos que remetem ao progresso industrial e às tensões socioeconômicas.
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"Dilma deu uma isenção para as montadoras de automóveis, de 5%, condicionada a aumento na produção para exportação. Dilma foi impinchada. Collor de Mello, que foi chamado de "O Caçador de Marajá" cunhara de Carroças esse mesmos automóveis pelo atraso em sua segurança e obsolescência tecnológica, quando comparados com os produzidos no exterior pelas mesma montadoras que aqui atuava, correndo atrás de nosso mercado de consumidores crescente, salários mais baixos, baixa oraganização sindical, apoio de governos conseguidos através de fortes lobbies em todas as instâncias de poder de um país que oferecia privilégios, oligólios e até monopólios para indústrias que fugiam de seus países de origem em busca de paraísos fiscais, econômicos e financeiros. Foi quando presidente eleito contra Luiz Inácio Lula da Silva, em 1989. Collor sofreu impeachment sendo sucedido por seu vice-presidente, Doutor Itamar Francoa nascido nas costas do Bahia de São Salvador com sua mãe Dona Itália, tendo os serviços de parto a bordo do ITA do Norte, depois de embarcar em Salvador a caminho das Minas Geraes. Itamar apressou e a bolsa de Dona Itália arrebentou."
O ChatGPT disse:
ChatGPT
A narrativa apresenta um panorama histórico e político do Brasil, mesclando eventos das presidências de Dilma Rousseff, Fernando Collor de Mello e Itamar Franco, com foco em aspectos econômicos e industriais. Seguem alguns pontos para organizar e interpretar o texto:
1. Política de Incentivos Fiscais de Dilma Rousseff
Isenção para montadoras: Dilma concedeu uma redução tributária de 5% para as montadoras de automóveis, condicionada a contrapartidas como o aumento da produção para exportação.
Contexto: Essa política fazia parte de uma estratégia para estimular a economia, promover a indústria nacional e fortalecer o setor automotivo em meio a um cenário global competitivo.
Impeachment de Dilma: Posteriormente, Dilma foi afastada da presidência, com um impeachment que gerou controvérsias e debates sobre suas bases legais e políticas.
2. Críticas de Collor às Montadoras
Collor e "Carroças": Durante sua presidência, Collor criticou os automóveis fabricados no Brasil, chamando-os de "carroças" devido à defasagem tecnológica e falta de segurança em comparação com os modelos produzidos no exterior.
Indústria automotiva no Brasil: A crítica reflete um padrão em que montadoras instaladas no Brasil priorizavam baixos custos, aproveitando um mercado crescente e legislações menos exigentes em segurança e inovação.
3. Collor e Itamar Franco
Presidência e impeachment: Collor, eleito em 1989 com a campanha de "caçador de marajás", enfrentou denúncias de corrupção e foi destituído do cargo. Seu vice, Itamar Franco, assumiu a presidência.
História de Itamar: A narrativa inclui uma curiosa anedota sobre o nascimento de Itamar Franco, relatando que ele nasceu em um navio, o ITA do Norte, durante a viagem de sua mãe da Bahia para Minas Gerais.
4. Indústria e Contexto Global
Busca por paraísos industriais: As montadoras são retratadas como beneficiárias de políticas governamentais favoráveis em países em desenvolvimento, explorando condições locais como salários baixos, menor organização sindical e incentivos fiscais.
Contraste com os países de origem: Essas empresas buscavam no Brasil uma oportunidade de fugir das regulações mais rígidas e custos elevados de seus países de origem.
A reflexão sugere um ciclo histórico em que o Brasil, enquanto mercado emergente, é moldado por interesses econômicos externos e internos, com políticas públicas frequentemente desenhadas para atender demandas específicas da indústria, nem sempre alinhadas ao desenvolvimento sustentável ou tecnológico do país.
Você disse:
Fornecer o texto original de forma corrigida gramaticalmente, conservando o estilo crítico, porém sereno e objetivo. Prover um resumo. Finalmente uma breve introdução ao corpo do texto que se segue. Um Epigrama. Uma citação contextual. Uma epígrafe. Uma música de fundo para dar o clima da narrativa. E uma figura ou quadro pictórico de artista brasileiro que capta o espírito do assunto aqui tratado de forma concreta.
O ChatGPT disse:
ChatGPT
Texto Corrigido
Dilma Rousseff concedeu uma isenção tributária de 5% às montadoras de automóveis, condicionada ao aumento da produção para exportação. Apesar disso, sua gestão foi interrompida por um impeachment. Antes dela, Fernando Collor de Mello, conhecido como o "Caçador de Marajás", criticara os automóveis fabricados no Brasil, chamando-os de "carroças" devido ao atraso tecnológico e à baixa segurança, especialmente em comparação com os produzidos pelas mesmas montadoras no exterior. Essas empresas, interessadas no mercado consumidor crescente do Brasil, aproveitavam salários baixos, organização sindical limitada e benefícios governamentais obtidos por meio de lobbies influentes em todas as esferas de poder.
O Brasil, com suas vantagens fiscais e econômicas, era um paraíso para indústrias que buscavam escapar das pressões regulatórias e econômicas de seus países de origem. Collor foi eleito em 1989 contra Luiz Inácio Lula da Silva, mas sofreu impeachment, sendo sucedido por seu vice, Itamar Franco. Curiosamente, Itamar nasceu a bordo do navio ITA do Norte, durante uma viagem de sua mãe, Dona Itália, de Salvador para Minas Gerais, quando sua bolsa estourou inesperadamente.
Resumo
O texto traça um panorama das relações entre política, economia e indústria automotiva no Brasil, destacando os incentivos fiscais de Dilma Rousseff, as críticas de Collor às montadoras, e a sucessão de Itamar Franco. Expondo o contexto histórico, critica como o país se tornou terreno fértil para práticas industriais vantajosas para grandes corporações estrangeiras, mas desfavoráveis ao desenvolvimento sustentável e tecnológico nacional.
Introdução
Ao longo de sua história recente, o Brasil viveu intensas transformações políticas e econômicas que moldaram seu papel no mercado global. Este texto examina as relações complexas entre política, economia e a indústria automotiva, destacando momentos marcantes que revelam as fragilidades e as potencialidades do país no cenário global. De Collor a Dilma, passando por Itamar, a narrativa propõe reflexões sobre a dependência de políticas fiscais e os desafios enfrentados pelo Brasil para garantir seu desenvolvimento.
Epigrama
"Num motor que gira sem inovação, o país perde o rumo e fica à margem."
Citação Contextual
"A crise é o momento em que o velho morre e o novo não pode nascer."
– Antonio Gramsci
Epígrafe
"A indústria sem alma é apenas a reprodução do atraso com outro nome."
– Darcy Ribeiro
Música de Fundo
"Construção" – Chico Buarque.
A música reflete a crítica estrutural, com sua melodia densa e letra que expõe desigualdades e dilemas da modernização no Brasil.
Figura ou Quadro
Sugiro a obra "Operários" (1933) de Tarsila do Amaral, que sintetiza o espírito crítico e as questões trabalhistas e industriais no Brasil. A pintura representa a força de trabalho e os desafios do capitalismo no país.
Vou gerar uma imagem inspirada em "Operários" de Tarsila do Amaral, mas voltada ao contexto automotivo e industrial. Um momento!
Não foi possível gerar a imagem solicitada devido a restrições de nossa política de conteúdo. Caso deseje, podemos adaptar a descrição para criar uma nova obra visual que capture o espírito do tema abordado de outra forma. Se preferir, podemos sugerir representações alternativas ou adaptar a abordagem.
Você disse:
criar uma nova obra visual que capture o espírito do tema abordado
O ChatGPT disse:
ChatGPT
Aqui está uma obra visual inspirada no tema abordado, capturando a essência da industrialização brasileira e suas complexidades. A imagem destaca trabalhadores em uma fábrica automotiva, com elementos que remetem ao progresso industrial e às tensões socioeconômicas.
https://chatgpt.com/c/673896d2-0550-800a-8bf7-f4ec769b9119
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