quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Cansei de Ilusões


O soldado entrevistado estava abrigado na casamata...


Os prisioneiros de guerra, entrevistadores da casa, ficaram aprisionados na casamata.



Fundo do Poço, Plataforma de Tiro e Casamata


“À luta já!”

“caciques”

“salve-se quem puder”

“Há alguma coisa fora da ordem mundial.”




“- E nós já estamos a postos aqui pra receber o convidado dessa noite, candidato Jair Bolsonaro, candidato do PSL. E nosso segundo entrevistado.

- Por favor! Olá candidato! Seja bem-vindo!

- ...

- Nosso segundo candidato.

- ...

- Boa noite! Bem-vindo candidato. Muito obrigado pela sua presença. Eu peço ao senhor que ocupe a sua cadeira, com aquele cuidado só porque (rsrsrs) a mesa é giratória. Muito bem...

- Isso aqui tá parecendo uma plataforma de tiro de artilharia. Estou confortável.

- Esteja certo que não é.” Jornal Nacional, 28 de agosto de 2018, Rede Globo de Televisão


“[...] - Candidato muito obrigado pela sua participação aqui no Jornal das 10. Boa noite ao senhor!

- Muito obrigado. Me senti muito feliz aqui. Estou satisfeito. Parabéns à Globonews aí!”  Jornal Das 10, 28 de agosto de 2018, Globonews



Chegamos ao fundo do poço. E agora?

Por José Sóter de Figueirôa Neto, advogado
29/08/2018 às 07h00 - Atualizada 29/08/2018 às 07h16


Onde estamos? Na Terra ou em outro planeta? Está tudo invertido. Extremos, posições reacionárias, intolerâncias, radicalismos, intransigências. A que ponto chegamos?!

Um país dominado pela irracionalidade. Partidos políticos que se resumem a “caciques” que, arbitrariamente e de forma autoritária, adotam procedimentos que ferem princípios democráticos, de respeito ético e moral. Sem a mínima consideração à tradição republicana e à vontade soberana das bases. Pseudocandidatos que se forjam e se locupletam à custa das agremiações partidárias. Um grande desacerto e descompasso entre as categorias políticas e a vontade e o desejo da sociedade.

Por interesses pessoais, num verdadeiro “salve-se quem puder”. O fato de não se realizarem convenções partidárias, por exemplo, é uma absoluta excrescência à vida democrática. “Há alguma coisa fora da ordem mundial.” Entramos em colapso e chegamos ao fundo do poço da política nacional. Sem partidos políticos (ou partidos de aluguel), sem novas lideranças, sem ideologia (eu quero uma para viver), sem visão programática. E agora?
Diante deste momento tão conturbado, só há um caminho a seguir: mudança já! Dizer não à renovação enganosa.

Não à política velha. É preciso começar tudo de novo, como se estivéssemos em 1985, quando o povo brasileiro foi às ruas pelas “Diretas já”!

Dar um basta na ditadura dos partidos de aluguel e na canalhice do interesse exclusivo de poucos. Protestar e ir votar conscientesmente naqueles (já que não temos partidos políticos) que realmente têm compromisso com a vontade soberana do povo.

Este é o momento único. É agora ou nunca. É preciso separar o joio do trigo.

Não podemos ser omissos sob o risco de não deixarmos nenhum legado ético para nossos filhos, nossos netos. À luta já!



O soldado entrevistado estava abrigado na casamata...

Os prisioneiros de guerra, entrevistadores da casa, ficaram aprisionados na casamata.



1. Casamata
Significado de Casamata Por Adelson Mendes de Assis (SP) em 27-02-2008
S.f. a) 1. Fortificação geralmente subterrânea à prova de bombardeio. 2. Prisão subterrânea. 3.Const. naval. Parapeito encouraçado fixo na estrutura do navio, e que serve de proteção a um canhão de pedestal e à guarnição deste.
1. Os soldados estavam abrigados na casamata.
2- Os prisioneiros de guerra ficaram aprisionados na casamata.

2. Casamata
Significado de Casamata Por josé luiz (SP) em 30-09-2009

É uma complementação. Casamata, em engenharia militar, designa uma instalação fechada e abobadada ( com teto em forma de abóboda), independente , ou integrada numa fortificação maior, à pro- va de projéteis inimigos. Normalmente são construídas de concreto. Podem ser divididas em 2 grandes tipos: as pas- sivas, que apenas abrigam tropas ou materiais , e as ativas, que constituem postos de combate de infantaria ou de ar- tilharia, podendo funcionar como abrigos de canhões e me- tralhadoras.
A partir da 2ª Guerra Mundial, começou-se a utilizar o têrmo
¨ bunker ¨, para designar certos tipos de casamatas.


Jair Bolsonaro fez do JN sua ‘plataforma de tiro’

Josias de Souza 29/08/2018 04:55



“A mesa é giratória, avisou William Bonner, recomendando a Jair Bolsonaro que ocupasse sua cadeira “com cuidado”. O capitão exonerou o anfitrião de suas preocupações: “Isso aqui tá parecendo uma plataforma de tiro de artilharia. Então, estou confortável aqui.” Elevado à categoria de mito por 22% do eleitorado, o imponderável carregava suas virtudes no coldre. Não tinha respostas a oferecer. Distribuiu rajadas. Mostrou que, bem treinado, adapta-se a qualquer cenário —ao Vietnã das redes sociais tanto quanto à trincheira da Rede Globo. [...]

[...] O diabo é que as pesquisas informam que o capitão está bem posto nos nichos mais escolarizados e endinheirados do eleitorado. Nesse universo, há muita gente que está tão ocupada fazendo a história que não consegue compreendê-la. Há pessoas que querem virar a página de qualquer jeito. Nem que seja para trás. O cardápio de candidatos estimula a autoflagelação.



Veja o que é #FATO ou #FAKE nas entrevistas de Jair Bolsonaro para o Jornal Nacional e para o Jornal das Dez
Candidato do PSL à Presidência foi o segundo entrevistado no JN e no J10. Série de entrevistas já teve Ciro Gomes e terá ainda Geraldo Alckmin e Marina Silva.



Por G1, O Globo, Extra, CBN, Valor, GloboNews, TV Globo e Época
29/08/2018 07h07  Atualizado há 2 horas

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, foi o segundo entrevistado do Jornal Nacional, da TV Globo, e do Jornal das Dez, da GloboNews, nesta terça-feira (28).

A série de entrevistas terá ainda nesta semana Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede). Ciro Gomes (PDT) foi o primeiro entrevistado.
A equipe do Fato ou Fake checou as principais declarações de Jair Bolsonaro.

 Leia:

JORNAL NACIONAL
Jair Bolsonaro (PSL) é entrevistado no Jornal Nacional
“Mantive a minha linha em Brasília, inclusive citado no Mensalão por Joaquim Barbosa como o único deputado da base aliada que não foi comprado pelo PT”

Não é bem assim (Foto: G1)

#NÃOÉBEMASSIM: A citação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa sobre Bolsonaro se referiu a uma votação específica que aconteceu em outubro de 2003, e não a todo o esquema do mensalão do PT.

Durante o seu voto no julgamento, Barbosa citou a votação da Lei de Falências para exemplificar a compra de votos no Congresso. Ele afirmou que “os líderes dos quatro partidos cujos principais parlamentares receberam recursos em espécie do Partido dos Trabalhadores orientaram suas bancadas a aprovar o projeto” e que “somente o sr. Jair Bolsonaro, do PTB, votou contra a aprovação da referida lei”. “Todos os demais votaram no sentido orientado pelo líder do governo e do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados”, disse, na ocasião.

O ex-ministro afirmou, porém, que “vários parlamentares do PT também desobedeceram à orientação da liderança do partido e do governo e votaram contra a subemenda em referência”.

Fato ou Fake já havia checado essa mesma declaração durante entrevista na GloboNews, no último dia 4.

"[Fui] citado por Alberto Youssef como um dos três deputados do PP que não buscou dinheiro na Petrobras”

Fato (Foto: G1)

#FATO: Em depoimento prestado em outubro de 2014 com base em acordo de delação premiada da Operação Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef detalhou o esquema de corrupção no Partido Progressista (PP), em que políticos recebiam pagamentos em troca de apoio em votações. Em vídeo, ele citou o nome de três parlamentares que não recebiam dinheiro: uma senadora (Ana Amélia) e dois deputados (Paulo Maluf e Bolsonaro).
"A CLT já garante salários iguais para homens e para mulheres"

Fato (Foto: G1)

#FATO: O artigo 461 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece que "sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade".
No primeiro parágrafo do mesmo artigo, a lei diz que "o trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos".

Apesar disso, dados do IBGE apontam que, no 2º trimestre de 2018, o rendimento médio real das mulheres representava 76,5% do salário médio dos homens no país.

"Evitar que para se abrir uma empresa leve em média 100 dias no Brasil. E isso tem que fazer para ajudar a ter emprego no Brasil"

Fato (Foto: G1)

#FATO: O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é, de fato, alto: 79,5 dias, segundo levantamento de 2017 do Doing Business, do Banco Mundial, que reúne informações sobre empresas 100% nacionais de 190 países, das atividades industriais ou comerciais e que empregam de 10 a 50 pessoas no primeiro mês de operação. Em algumas cidades do país, porém, o tempo médio de abertura de empresas supera os 100 dias, de acordo com levantamento da Endeavor do mesmo ano. É o caso de Campinas (SP), Porto Alegre, Manaus, Teresina e Caxias do Sul (RS), por exemplo.
“Eu fui o único a votar contra [a PEC das Domésticas] em dois turnos”

Fake (Foto: Foto G1)

#FAKE: Nenhum deputado votou contra a PEC das Domésticas nos dois turnos de votação no plenário da Câmara. No 1º turno, em 21 de novembro de 2012, Bolsonaro estava ausente e não participou da votação da proposta. Naquela vez, apenas os deputados Roberto Balestra (PP-GO) e Zé Vieira (PR-MA) foram contra a PEC.

No 2º turno, em 4 de dezembro de 2012, dois deputados se posicionaram contra a proposta: o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) e o candidato a presidente pelo PSL, deputado Jair Bolsonaro, então filiado ao PP do Rio de Janeiro.

PEC 478 de 2010 ampliava os direitos trabalhistas de domésticas, babás, cozinheiras e outros trabalhadores em residências. A proposta foi promulgada em 3 de abril de 2013.

"Em novembro de 2010, estava passando pelos corredores da Câmara e tomei conhecimento que tinha acabado o 9º Seminário LGBT Infantil"
Fake (Foto: G1)

#FAKE: Não ocorreu na Câmara dos Deputados, em novembro de 2010, nenhum evento chamado "9º Seminário LGBT Infantil”.

Em maio de 2012, foi organizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara, o "9º Seminário LGBT no Congresso Nacional", um evento realizado anualmente. Naquele ano, foram discutidos os temas "infância e sexualidade".

Idealizador do seminário, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) escreveu no pedido de autorização para organizar o evento que o objetivo era debater com a sociedade civil e o governo federal “sobre a infância e a adolescência de meninos e meninas que sofrem bullying e violência doméstica por escapar dos papéis de gênero definidos pela sociedade".

O lema do seminário foi "Todas as infâncias são esperança”. Especialistas em direito, educação, sexualidade, psicologia e cultura participaram do seminário.

JORNAL DAS 10

Central das Eleições recebe Jair Bolsonaro, candidato do PSL à presidência
“Meninas entre 10 a 19 anos são responsáveis por 20% dos partos no Brasil”

Fato (Foto: G1)

#FATO: A Pesquisa Saúde Brasil, realizada pelo Ministério da Saúde com base em dados do Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos) relativos ao ano de 2015, aponta uma taxa de nascidos vivos de jovens entre de 10 e 19 anos em todo o país de 18%, percentual próximo ao citado pelo candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, em entrevista ao Jornal das Dez, da GloboNews. Esse percentual representa 546.529 crianças dos cerca de 3 milhões de nascidos vivos no ano. De acordo com esse estudo, divulgado em maio de 2017, o Nordeste é a região do país que registra a maior taxa de nascidos vivos de jovens menores de 20 anos (32%), enquanto o Centro-Oeste contabiliza a menor taxa (8%).
“Temos aproximadamente 10 mil [médicos] cubanos no Brasil”

Fato (Foto: G1)

#FATO: Segundo o Ministério da Saúde, atualmente 8.557 médicos cubanos atuam no país por meio do programa Mais Médicos, o que representa um percentual de 47% dos profissionais que participam da iniciativa. O número de brasileiros que integram o programa é apenas um pouco menor: são 8.459 médicos formados no Brasil ou no exterior.



Cansei de Ilusões
Elizeth Cardoso



Mentira, foi tudo mentira,
Você não me amou
Mentira, foi tanta mentira
Que você contou
Tão meigos seus olhos
Por deus, eu nem desconfiei
Histórias tão tristes você contou
Eu acreditei!
Pois quase chorei!

E agora, desfeita a farsa,
Só resta esquecer
Mentiras que calam na alma
Fazendo sofrer
Rasquei suas cartas
Queimei suas recordações
Mentiras!
Cansei de ilusões!
Composição: Tito Madi


Cansei De Ilusões
Zé Luiz Mazziotti


Cansei de ilusões
Tito Madi


Referências

https://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/29-08-2018/chegamos-ao-fundo-do-poco-e-agora.html
https://www.dicionarioinformal.com.br/casamata/
https://conteudo.imguol.com.br/blogs/58/files/2018/08/BolsonaroJN.png
https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2018/08/29/jair-bolsonaro-fez-do-jn-sua-plataforma-de-tiro/
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/08/29/veja-o-que-e-fato-ou-fake-nas-entrevistas-de-jair-bolsonaro-para-o-jornal-nacional-e-para-o-jornal-das-dez.ghtml
https://youtu.be/_8t1x2Zx7Hw
https://www.letras.mus.br/elisete-cardoso/870526/
https://youtu.be/XnOtp0W3Zcw
https://youtu.be/oSfBy1UFONI

Nenhum comentário:

Postar um comentário