sábado, 1 de fevereiro de 2025

Nós e César

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: — Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” — (MARCOS, 12.17) ------------
------------- 1 Em todo lugar do mundo, o homem encontrará sempre, de acordo com os seus próprios merecimentos, a figura de César, simbolizada no governo estatal. 2 Maus homens, sem dúvida, produzirão maus estadistas. 3 Coletividades ociosas e indiferentes receberão administrações desorganizadas. 4 De qualquer modo, a influência de César cercará a criatura, reclamando-lhe a execução dos compromissos materiais. É imprescindível dar-lhe o que lhe pertence. 5 O aprendiz do Evangelho não deve invocar princípios religiosos ou idealismo individual para eximir-se dessas obrigações. 6 Se há erros nas leis, lembremos a extensão de nossos débitos para com a Providência Divina e colaboremos com a governança humana, oferecendo-lhe o nosso concurso em trabalho e boa vontade, conscientes de que desatenção ou revolta não nos resolvem os problemas. 7 Preferível é que o discípulo se sacrifique e sofra a demorar-se em atraso, ante as leis respeitáveis que o regem, transitoriamente, no Plano físico, seja por indisciplina diante dos princípios estabelecidos ou por doentio entusiasmo que o tente a avançar demasiadamente na sua época. 8 Há decretos iníquos? Recorda se já cooperaste com aqueles que te governam a paisagem material. 9 Vive em harmonia com os teus superiores e não te esqueças de que a melhor posição é a do equilíbrio. 10 Se pretendes viver retamente, não dês a César o vinagre da crítica acerba. Ajuda-o com o teu trabalho eficiente, no sadio desejo de acertar, convicto de que ele e nós somos filhos do mesmo Deus. Emmanuel Pão nosso — Emmanuel 102 Nós e César Texto extraído da 1ª edição desse livro. _________________________________________________________________________________________________________ ------------ ------------ Pão Nosso #102 - Nós e César -------------- NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo Transmitido ao vivo em 9 de mai. de 2023 Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier. _________________________________________________________________________________________________________ -----------
-------------- "Prédio onde funcionou o Colégio Miranda, na Avenida Municipal, hoje Avenida Benedito Valadares" -----------------
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------------- "Quando o Sr. Mogico levou Eurípedes para o Colégio Miranda, o menino contava nove anos e havia feito as "primeiras letras", em brilhante curso intensivo na escola primária do Sr. Joaquim Vaz de Melo Júnior, conhecido por Tatinho, conforme mencionamos anteriormente." Eurípedes - o Homem e a Missão Corina Novelino pp. 37-40 ________________________________________________________________________________________________________
--------------- Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: “Irmãos! nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade.” O Espírito de Verdade. Paris, 1860. https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/887/o-evangelho-segundooespiritismo/2269/capitulo-vi-o-cristo-consolador/instrucoes-dos-espiritos ------------- --------------- ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE - O Espírito de Verdade, Paris, 1861 | Item 6 ------------- Centro Espírita Luz e Fraternidade 5 de ago. de 2020 ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE - O Espírito de Verdade, Paris, 1861 6. Venho ensinar e consolar os pobres deserdados; venho lhes dizer que elevem sua resignação ao nível de suas provas; que chorem, porque a dor foi sagrada no jardim das Oliveiras; mas que esperem, porque os anjos consoladores virão enxugar suas lágrimas. Obreiros, traçai vosso sulco; recomeçai, no dia seguinte, a rude jornada da véspera; o labor de vossas mãos fornece o pão terrestre ao vosso corpo, mas vossas almas não estão esquecidas; e eu, divino jardineiro, cultivo-as no silêncio de vossos pensamentos; quando a hora do repouso tiver soado, quando a trama dos vossos dias escapar de vossas mãos e quando vossos olhos se fecharem à luz, sentireis surgir e germinar em vós minha preciosa semente. Nada está perdido no reino de nosso Pai, e vossos suores, vossas misérias, formam o tesouro que deve vos tornar ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo de vós todos será, talvez, o mais resplandecente. Em verdade, digo-vos: aqueles que carregam seus fardos e que assistem seus irmãos são meus bem-amados; instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas, e que vos ensina o objetivo sublime da prova humana. Como o vento varre a poeira, que o sopro dos Espíritos dissipe os vossos ciúmes contra os ricos do mundo que, frequentemente, são muito miseráveis, porque suas provas são mais perigosas que as vossas. Eu estou convosco, e meu apóstolo vos ensina. Bebei da fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançar um dia livres e alegres no seio d’Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis, e que quer que vós mesmos trabalheis vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices de vossa imortalidade. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1861). Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo Autor: Allan Kardec Tradução: Salvador Gentili Editora: IDE Leitura: Cleandro Reis Júnior Música 1 músicas Flowers Peder B. Helland _________________________________________________________________________________________________________ --------------
------------- 6. Venho instruir e consolar os pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem a sua resignação ao nível de suas provas, que chorem, porquanto a dor foi sagrada no Jardim das Oliveiras; mas que esperem, pois que também a eles os anjos consoladores lhes virão enxugar as lágrimas. Obreiros, traçai o vosso sulco; recomeçai no dia seguinte o afanoso labor da véspera; o trabalho das vossas mãos vos fornece aos corpos o pão terrestre; vossas almas, porém, não estão esquecidas; e eu, o jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos. Quando soar a hora do repouso, e a trama da vida se vos escapar das mãos e vossos olhos se fecharem para a luz, sentireis que surge em vós e germina a minha preciosa semente. Nada fica perdido no reino de nosso Pai e os vossos suores e misérias formam o tesouro que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo dentre todos vós será talvez o mais resplandecente. Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana. Assim como o vento varre a poeira, que também o sopro dos Espíritos dissipe os vossos despeitos contra os ricos do mundo, que são, não raro, muito miseráveis, porquanto se acham sujeitos a provas mais perigosas do que as vossas. Estou convosco e meu apóstolo vos instrui. Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio daquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade. O Espírito de Verdade. Paris, 1861. _________________________________________________________________________________________________________ ----------
-------------- Tranquilize-se. A agitação vai embora quando chegam os pensamentos de paz. _________________________________________________________________________________________________________ ------------- -------------- Paciência - Lenine | LETRA -------------- Mesmo quando tudo pede Um pouco mais de calma Até quando o corpo pede Um pouco mais de alma A vida não para Enquanto o tempo Acelera e pede pressa Eu me recuso, faço hora Vou na valsa A vida é tão rara Enquanto todo mundo Espera a cura do mal E a loucura finge Que isso tudo é normal Eu finjo ter paciência O mundo vai girando Cada vez mais veloz A gente espera do mundo E o mundo espera de nós Um pouco mais de paciência Será que é tempo Que lhe falta pra perceber? Será que temos esse tempo Pra perder? E quem quer saber? A vida é tão rara Tão rara Mesmo quando tudo pede Um pouco mais de calma Mesmo quando o corpo pede Um pouco mais de alma Eu sei, a vida não para A vida não para não Será que é tempo Que lhe falta pra perceber? Será que temos esse tempo Pra perder? E quem quer saber? A vida é tão rara Tão rara Mesmo quando tudo pede Um pouco mais de calma Até quando o corpo pede Um pouco mais de alma Eu sei, a vida é tão rara A vida não para não A vida é tão rara Música 1 músicas Paciência Lenine Na Pressão TUDO LEGENDADO 5 de jan. de 2021 #Paciência TODOS OS CRÉDITOS SOBRE EDIÇÃO E LEGENDA: 𝑇𝑈𝐷𝑂 𝐿𝐸𝐺𝐸𝑁𝐷𝐴𝐷𝑂 TODOS CRÉDITOS SOBRE A MÚSICA: Lenine - Paciência | LETRA #Paciência .... _________________________________________________________________________________________________________ ------------
---------- Histórico da educação de Eurípedes ------------ Eurípedes Barsanulfo, aos nove anos, frequentava o Colégio Miranda, situado na Avenida Municipal, hoje conhecida como Avenida Benedito Valadares. Certo dia, o professor Joaquim Vaz de Melo Júnior, carinhosamente chamado de Tatinho, apresentou à turma uma gravura do prédio do colégio com a legenda: "Prédio onde funcionou o Colégio Miranda, na Avenida Municipal, hoje Avenida Benedito Valadares". Ele solicitou que cada aluno escrevesse uma redação sobre a imagem. Inspirado pela figura do colégio e pelas lições de moral e ética que permeavam seu aprendizado, Eurípedes poderia ter escrito: "Ao observar o desenho do nosso estimado Colégio Miranda, sinto-me grato por estudar em um lugar tão importante para nossa cidade. Este prédio, localizado na Avenida Municipal, que agora chamamos de Avenida Benedito Valadares, não é apenas uma construção de tijolos e cimento, mas um templo do saber onde recebemos ensinamentos valiosos. Aqui, aprendemos não só a ler e escrever, mas também a sermos pessoas de bem, honestas e justas. Lembro-me das palavras de Jesus: 'Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.' PAONOSSOEMMANUEL.BLOGSPOT.COM Isso nos ensina a cumprir nossos deveres na escola e na sociedade, respeitando as leis e sendo bons cidadãos, mas sem esquecer de dedicar nosso coração e nossas ações a Deus. O Colégio Miranda é, portanto, um lugar onde nos preparamos para sermos úteis ao mundo, seguindo os ensinamentos divinos e contribuindo para uma sociedade mais justa e fraterna." Essa redação reflete a maturidade e a espiritualidade que já despontavam em Eurípedes desde tenra idade, características que seriam marcantes em sua trajetória de vida. Fontes: https://cak.org.br/colegio-allan-kardec _________________________________________________________________________________________________________ -----------
---------- Aos 17 anos, estudante passa em 3° lugar geral na UFSC: “Se dedicar um ‘poucão’ cada dia” O treineiro deu dicas, dividiu sua rotina de estudos e estratégias para alcançar o feito 21/02/2022 - 19:19 Gabriela Ferrarez ---------- Descrição da Imagem – Colégio Miranda A imagem exibe uma edificação de estrutura simples, com um telhado colonial de telhas cerâmicas dispostas simetricamente e um conjunto de paredes externas de alvenaria. A construção possui um aspecto envelhecido, com sinais de desgaste nas superfícies, denotando sua antiguidade. Há uma sequência linear de janelas, todas de formato retangular, algumas abertas e outras fechadas com cortinas, sugerindo um prédio de uso educacional. A fachada, sem adornos sofisticados, reforça um estilo arquitetônico funcional e típico de instituições de ensino de pequeno porte. A legenda da imagem informa que este é o prédio onde funcionou o Colégio Miranda, localizado na Avenida Municipal, posteriormente renomeada para Avenida Benedito Valadares. Fundamentação A banca avaliadora, ao aplicar um teste psicotécnico desse tipo, espera que os candidatos demonstrem habilidades descritivas objetivas e técnicas, além de percepção analítica. A excelência na avaliação pressupõe que o aluno: Organize a descrição de forma lógica – A análise da imagem segue uma estrutura clara, começando pelo elemento mais abrangente (a edificação), passando por detalhes construtivos (telhado, janelas, paredes) e finalizando com o contexto histórico da legenda. Empregue linguagem técnica e precisa – O uso de termos como “estrutura simples”, “telhado colonial”, “alvenaria”, e “formato retangular” evidencia familiaridade com descrições arquitetônicas e reforça o perfil esperado de um estudante de engenharia. Demonstre capacidade de observação – A menção ao estado da construção, ao padrão das janelas e ao caráter funcional do edifício revela atenção aos detalhes, competência essencial para um futuro engenheiro. Faça inferências coerentes – Ao interpretar o prédio como uma instituição de ensino e correlacioná-lo com seu contexto histórico-geográfico, o candidato demonstra pensamento analítico. Justificativa da Avaliação Excelente A avaliação excelente é justificada pela clareza, objetividade e precisão técnica da descrição. O candidato evita subjetividade excessiva, focando-se em elementos concretos e verificáveis na imagem. Além disso, a estruturação bem organizada e a escolha do vocabulário adequado reforçam sua aptidão para a área de engenharia, evidenciando tanto raciocínio lógico quanto capacidade de análise espacial e descritiva. Conclusão A descrição do Colégio Miranda, conforme realizada pelo candidato avaliado com excelência, demonstra um conjunto de habilidades fundamentais para um estudante prestes a ingressar em um curso de engenharia. A atenção aos aspectos físicos da construção, a organização da informação e o uso de linguagem técnica indicam um olhar analítico e estruturado, características essenciais para um futuro profissional da área. Assim, esse desempenho reflete a aptidão do candidato para desafios que exigem precisão, lógica e observação detalhada, atributos indispensáveis no exercício da engenharia. https://www.nsctotal.com.br/noticias/aos-17-anos-estudante-passa-em-3deg-lugar-geral-na-ufsc-se-dedicar-um-poucao-cada-dia _________________________________________________________________________________________________________ -----------
----------- Comparação entre as duas descrições A redação escrita pelo menino Eurípedes aos 9 anos e a descrição técnica feita pelo jovem vestibulando de 17 anos evidenciam duas abordagens distintas para a mesma imagem, cada uma condizente com a maturidade, os interesses e as habilidades cognitivas esperadas para suas respectivas idades. Perspectiva e Objetivo: A redação de Eurípedes tem um viés emocional e moral, enfatizando o significado do Colégio Miranda como um espaço de aprendizado e formação ética. Ele associa a edificação a valores cristãos, citando ensinamentos de Jesus e interpretando o colégio como um “templo do saber”. Seu foco está menos na estrutura física do prédio e mais no papel que ele desempenha na vida dos estudantes e na sociedade. A descrição do vestibulando, por outro lado, adota uma abordagem técnica e objetiva, analisando a edificação sob um prisma estrutural e arquitetônico. Ele descreve materiais, estilo, disposição das janelas e a condição do prédio sem inserir reflexões subjetivas ou valores simbólicos. Seu texto demonstra um olhar lógico e analítico, características essenciais para um futuro engenheiro. Linguagem e Estrutura: Eurípedes escreve de forma narrativa e reflexiva, utilizando metáforas e uma progressão que parte da observação concreta para uma conclusão moral e filosófica. Seu texto é marcado por um tom inspirado, evidenciando uma sensibilidade precoce. O vestibulando utiliza uma linguagem precisa e objetiva, com termos específicos relacionados à arquitetura e organização espacial. Seu texto segue uma estrutura linear e lógica, sem espaço para subjetividade. Fundamentação e Justificativa: Ambos os textos são considerados excelentes dentro do contexto em que foram produzidos, pois cada um atende às expectativas correspondentes ao nível de desenvolvimento cognitivo e ao propósito da atividade. O menino Eurípedes demonstra uma capacidade rara de abstração e reflexão moral para sua idade, antecipando o perfil de liderança e espiritualidade que marcará sua trajetória. Seu texto é excelente por sua profundidade filosófica e maturidade emocional. O vestibulando demonstra uma observação rigorosa, raciocínio lógico e uso de terminologia apropriada, características fundamentais para sua futura profissão. Sua excelência decorre da clareza, precisão técnica e organização da informação. Conclusão Os dois textos, embora sobre o mesmo tema, ilustram a evolução natural do pensamento humano: da fase imaginativa e subjetiva da infância, focada no significado das coisas, para a fase analítica e objetiva da adolescência, voltada para a estrutura e funcionalidade. Ambos os desempenhos são notáveis dentro de seus respectivos contextos. Eurípedes demonstra um pensamento humanista e filosófico, que se revelaria essencial para sua futura missão de educador e líder espiritual. O vestibulando, por sua vez, demonstra uma mente voltada para a exatidão e a análise crítica, qualidades fundamentais para um engenheiro. Essa comparação evidencia como diferentes formas de inteligência e percepção do mundo se manifestam em distintos estágios da vida, ambas igualmente valiosas e complementares para o desenvolvimento da sociedade. Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/aos-17-anos-estudante-passa-em-3deg-lugar-geral-na-ufsc-se-dedicar-um-poucao-cada-dia _________________________________________________________________________________________________________

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