Inspirados já nos ensinamentos de Sófocles, aqui, procurar-se-á a conexão, pelo conhecimento, entre o velho e o novo, com seus conflitos. As pistas perseguidas, de modos específicos, continuarão a ser aquelas pavimentadas pelo grego do período clássico (séculos VI e V a.C).
sábado, 1 de fevereiro de 2025
Nós e César
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: — Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” — (MARCOS, 12.17)
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1 Em todo lugar do mundo, o homem encontrará sempre, de acordo com os seus próprios merecimentos, a figura de César, simbolizada no governo estatal.
2 Maus homens, sem dúvida, produzirão maus estadistas.
3 Coletividades ociosas e indiferentes receberão administrações desorganizadas.
4 De qualquer modo, a influência de César cercará a criatura, reclamando-lhe a execução dos compromissos materiais. É imprescindível dar-lhe o que lhe pertence.
5 O aprendiz do Evangelho não deve invocar princípios religiosos ou idealismo individual para eximir-se dessas obrigações.
6 Se há erros nas leis, lembremos a extensão de nossos débitos para com a Providência Divina e colaboremos com a governança humana, oferecendo-lhe o nosso concurso em trabalho e boa vontade, conscientes de que desatenção ou revolta não nos resolvem os problemas.
7 Preferível é que o discípulo se sacrifique e sofra a demorar-se em atraso, ante as leis respeitáveis que o regem, transitoriamente, no Plano físico, seja por indisciplina diante dos princípios estabelecidos ou por doentio entusiasmo que o tente a avançar demasiadamente na sua época.
8 Há decretos iníquos?
Recorda se já cooperaste com aqueles que te governam a paisagem material.
9 Vive em harmonia com os teus superiores e não te esqueças de que a melhor posição é a do equilíbrio.
10 Se pretendes viver retamente, não dês a César o vinagre da crítica acerba. Ajuda-o com o teu trabalho eficiente, no sadio desejo de acertar, convicto de que ele e nós somos filhos do mesmo Deus.
Emmanuel
Pão nosso — Emmanuel
102
Nós e César
Texto extraído da 1ª edição desse livro.
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Pão Nosso #102 - Nós e César
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NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Transmitido ao vivo em 9 de mai. de 2023
Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier.
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"Prédio onde funcionou o Colégio Miranda, na Avenida Municipal, hoje Avenida Benedito Valadares"
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"Quando o Sr. Mogico levou Eurípedes para o Colégio Miranda, o menino contava nove anos e havia feito as "primeiras letras", em brilhante curso intensivo na escola primária do Sr. Joaquim Vaz de Melo Júnior, conhecido por Tatinho, conforme mencionamos anteriormente."
Eurípedes - o Homem e a Missão
Corina Novelino
pp. 37-40
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Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: “Irmãos! nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade.”
O Espírito de Verdade.
Paris, 1860.
https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/887/o-evangelho-segundooespiritismo/2269/capitulo-vi-o-cristo-consolador/instrucoes-dos-espiritos
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ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE - O Espírito de Verdade, Paris, 1861 | Item 6
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Centro Espírita Luz e Fraternidade
5 de ago. de 2020
ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE - O Espírito de Verdade, Paris, 1861
6. Venho ensinar e consolar os pobres deserdados; venho lhes dizer que elevem sua resignação ao nível de suas provas; que chorem, porque a dor foi sagrada no jardim das Oliveiras; mas que esperem, porque os anjos consoladores virão enxugar suas lágrimas.
Obreiros, traçai vosso sulco; recomeçai, no dia seguinte, a rude jornada da véspera; o labor de vossas mãos fornece o pão terrestre ao vosso corpo, mas vossas almas não estão esquecidas; e eu, divino jardineiro, cultivo-as no silêncio de vossos pensamentos; quando a hora do repouso tiver soado, quando a trama dos vossos dias escapar de vossas mãos e quando vossos olhos se fecharem à luz, sentireis surgir e germinar em vós minha preciosa semente. Nada está perdido no reino de nosso Pai, e vossos suores, vossas misérias, formam o tesouro que deve vos tornar ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo de vós todos será, talvez, o mais resplandecente.
Em verdade, digo-vos: aqueles que carregam seus fardos e que assistem seus irmãos são meus bem-amados; instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas, e que vos ensina o objetivo sublime da prova humana. Como o vento varre a poeira, que o sopro dos Espíritos dissipe os vossos ciúmes contra os ricos do mundo que, frequentemente, são muito miseráveis, porque suas provas são mais perigosas que as vossas. Eu estou convosco, e meu apóstolo vos ensina. Bebei da fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançar um dia livres e alegres no seio d’Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis, e que quer que vós mesmos trabalheis vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices de vossa imortalidade. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1861).
Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo
Autor: Allan Kardec
Tradução: Salvador Gentili
Editora: IDE
Leitura: Cleandro Reis Júnior
Música
1 músicas
Flowers
Peder B. Helland
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6. Venho instruir e consolar os pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem a sua resignação ao nível de suas provas, que chorem, porquanto a dor foi sagrada no Jardim das Oliveiras; mas que esperem, pois que também a eles os anjos consoladores lhes virão enxugar as lágrimas.
Obreiros, traçai o vosso sulco; recomeçai no dia seguinte o afanoso labor da véspera; o trabalho das vossas mãos vos fornece aos corpos o pão terrestre; vossas almas, porém, não estão esquecidas; e eu, o jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos. Quando soar a hora do repouso, e a trama da vida se vos escapar das mãos e vossos olhos se fecharem para a luz, sentireis que surge em vós e germina a minha preciosa semente. Nada fica perdido no reino de nosso Pai e os vossos suores e misérias formam o tesouro que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo dentre todos vós será talvez o mais resplandecente.
Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana. Assim como o vento varre a poeira, que também o sopro dos Espíritos dissipe os vossos despeitos contra os ricos do mundo, que são, não raro, muito miseráveis, porquanto se acham sujeitos a provas mais perigosas do que as vossas. Estou convosco e meu apóstolo vos instrui. Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio daquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade.
O Espírito de Verdade.
Paris, 1861.
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Tranquilize-se.
A agitação vai embora quando
chegam os pensamentos de paz.
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Paciência - Lenine | LETRA
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Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para
Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso, faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara
Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não
Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara
A vida não para não
A vida é tão rara
Música
1 músicas
Paciência
Lenine
Na Pressão
TUDO LEGENDADO
5 de jan. de 2021 #Paciência
TODOS OS CRÉDITOS SOBRE EDIÇÃO E LEGENDA: 𝑇𝑈𝐷𝑂 𝐿𝐸𝐺𝐸𝑁𝐷𝐴𝐷𝑂
TODOS CRÉDITOS SOBRE A MÚSICA:
Lenine - Paciência | LETRA
#Paciência
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Histórico da educação de Eurípedes
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Eurípedes Barsanulfo, aos nove anos, frequentava o Colégio Miranda, situado na Avenida Municipal, hoje conhecida como Avenida Benedito Valadares. Certo dia, o professor Joaquim Vaz de Melo Júnior, carinhosamente chamado de Tatinho, apresentou à turma uma gravura do prédio do colégio com a legenda: "Prédio onde funcionou o Colégio Miranda, na Avenida Municipal, hoje Avenida Benedito Valadares". Ele solicitou que cada aluno escrevesse uma redação sobre a imagem.
Inspirado pela figura do colégio e pelas lições de moral e ética que permeavam seu aprendizado, Eurípedes poderia ter escrito:
"Ao observar o desenho do nosso estimado Colégio Miranda, sinto-me grato por estudar em um lugar tão importante para nossa cidade. Este prédio, localizado na Avenida Municipal, que agora chamamos de Avenida Benedito Valadares, não é apenas uma construção de tijolos e cimento, mas um templo do saber onde recebemos ensinamentos valiosos. Aqui, aprendemos não só a ler e escrever, mas também a sermos pessoas de bem, honestas e justas. Lembro-me das palavras de Jesus: 'Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.'
PAONOSSOEMMANUEL.BLOGSPOT.COM
Isso nos ensina a cumprir nossos deveres na escola e na sociedade, respeitando as leis e sendo bons cidadãos, mas sem esquecer de dedicar nosso coração e nossas ações a Deus. O Colégio Miranda é, portanto, um lugar onde nos preparamos para sermos úteis ao mundo, seguindo os ensinamentos divinos e contribuindo para uma sociedade mais justa e fraterna."
Essa redação reflete a maturidade e a espiritualidade que já despontavam em Eurípedes desde tenra idade, características que seriam marcantes em sua trajetória de vida.
Fontes:
https://cak.org.br/colegio-allan-kardec
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Aos 17 anos, estudante passa em 3° lugar geral na UFSC: “Se dedicar um ‘poucão’ cada dia”
O treineiro deu dicas, dividiu sua rotina de estudos e estratégias para alcançar o feito
21/02/2022 - 19:19
Gabriela Ferrarez
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Descrição da Imagem – Colégio Miranda
A imagem exibe uma edificação de estrutura simples, com um telhado colonial de telhas cerâmicas dispostas simetricamente e um conjunto de paredes externas de alvenaria. A construção possui um aspecto envelhecido, com sinais de desgaste nas superfícies, denotando sua antiguidade. Há uma sequência linear de janelas, todas de formato retangular, algumas abertas e outras fechadas com cortinas, sugerindo um prédio de uso educacional. A fachada, sem adornos sofisticados, reforça um estilo arquitetônico funcional e típico de instituições de ensino de pequeno porte. A legenda da imagem informa que este é o prédio onde funcionou o Colégio Miranda, localizado na Avenida Municipal, posteriormente renomeada para Avenida Benedito Valadares.
Fundamentação
A banca avaliadora, ao aplicar um teste psicotécnico desse tipo, espera que os candidatos demonstrem habilidades descritivas objetivas e técnicas, além de percepção analítica. A excelência na avaliação pressupõe que o aluno:
Organize a descrição de forma lógica – A análise da imagem segue uma estrutura clara, começando pelo elemento mais abrangente (a edificação), passando por detalhes construtivos (telhado, janelas, paredes) e finalizando com o contexto histórico da legenda.
Empregue linguagem técnica e precisa – O uso de termos como “estrutura simples”, “telhado colonial”, “alvenaria”, e “formato retangular” evidencia familiaridade com descrições arquitetônicas e reforça o perfil esperado de um estudante de engenharia.
Demonstre capacidade de observação – A menção ao estado da construção, ao padrão das janelas e ao caráter funcional do edifício revela atenção aos detalhes, competência essencial para um futuro engenheiro.
Faça inferências coerentes – Ao interpretar o prédio como uma instituição de ensino e correlacioná-lo com seu contexto histórico-geográfico, o candidato demonstra pensamento analítico.
Justificativa da Avaliação Excelente
A avaliação excelente é justificada pela clareza, objetividade e precisão técnica da descrição. O candidato evita subjetividade excessiva, focando-se em elementos concretos e verificáveis na imagem. Além disso, a estruturação bem organizada e a escolha do vocabulário adequado reforçam sua aptidão para a área de engenharia, evidenciando tanto raciocínio lógico quanto capacidade de análise espacial e descritiva.
Conclusão
A descrição do Colégio Miranda, conforme realizada pelo candidato avaliado com excelência, demonstra um conjunto de habilidades fundamentais para um estudante prestes a ingressar em um curso de engenharia. A atenção aos aspectos físicos da construção, a organização da informação e o uso de linguagem técnica indicam um olhar analítico e estruturado, características essenciais para um futuro profissional da área. Assim, esse desempenho reflete a aptidão do candidato para desafios que exigem precisão, lógica e observação detalhada, atributos indispensáveis no exercício da engenharia.
https://www.nsctotal.com.br/noticias/aos-17-anos-estudante-passa-em-3deg-lugar-geral-na-ufsc-se-dedicar-um-poucao-cada-dia
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Comparação entre as duas descrições
A redação escrita pelo menino Eurípedes aos 9 anos e a descrição técnica feita pelo jovem vestibulando de 17 anos evidenciam duas abordagens distintas para a mesma imagem, cada uma condizente com a maturidade, os interesses e as habilidades cognitivas esperadas para suas respectivas idades.
Perspectiva e Objetivo:
A redação de Eurípedes tem um viés emocional e moral, enfatizando o significado do Colégio Miranda como um espaço de aprendizado e formação ética. Ele associa a edificação a valores cristãos, citando ensinamentos de Jesus e interpretando o colégio como um “templo do saber”. Seu foco está menos na estrutura física do prédio e mais no papel que ele desempenha na vida dos estudantes e na sociedade.
A descrição do vestibulando, por outro lado, adota uma abordagem técnica e objetiva, analisando a edificação sob um prisma estrutural e arquitetônico. Ele descreve materiais, estilo, disposição das janelas e a condição do prédio sem inserir reflexões subjetivas ou valores simbólicos. Seu texto demonstra um olhar lógico e analítico, características essenciais para um futuro engenheiro.
Linguagem e Estrutura:
Eurípedes escreve de forma narrativa e reflexiva, utilizando metáforas e uma progressão que parte da observação concreta para uma conclusão moral e filosófica. Seu texto é marcado por um tom inspirado, evidenciando uma sensibilidade precoce.
O vestibulando utiliza uma linguagem precisa e objetiva, com termos específicos relacionados à arquitetura e organização espacial. Seu texto segue uma estrutura linear e lógica, sem espaço para subjetividade.
Fundamentação e Justificativa:
Ambos os textos são considerados excelentes dentro do contexto em que foram produzidos, pois cada um atende às expectativas correspondentes ao nível de desenvolvimento cognitivo e ao propósito da atividade.
O menino Eurípedes demonstra uma capacidade rara de abstração e reflexão moral para sua idade, antecipando o perfil de liderança e espiritualidade que marcará sua trajetória. Seu texto é excelente por sua profundidade filosófica e maturidade emocional.
O vestibulando demonstra uma observação rigorosa, raciocínio lógico e uso de terminologia apropriada, características fundamentais para sua futura profissão. Sua excelência decorre da clareza, precisão técnica e organização da informação.
Conclusão
Os dois textos, embora sobre o mesmo tema, ilustram a evolução natural do pensamento humano: da fase imaginativa e subjetiva da infância, focada no significado das coisas, para a fase analítica e objetiva da adolescência, voltada para a estrutura e funcionalidade.
Ambos os desempenhos são notáveis dentro de seus respectivos contextos. Eurípedes demonstra um pensamento humanista e filosófico, que se revelaria essencial para sua futura missão de educador e líder espiritual. O vestibulando, por sua vez, demonstra uma mente voltada para a exatidão e a análise crítica, qualidades fundamentais para um engenheiro.
Essa comparação evidencia como diferentes formas de inteligência e percepção do mundo se manifestam em distintos estágios da vida, ambas igualmente valiosas e complementares para o desenvolvimento da sociedade.
Fonte:
https://www.nsctotal.com.br/noticias/aos-17-anos-estudante-passa-em-3deg-lugar-geral-na-ufsc-se-dedicar-um-poucao-cada-dia
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