segunda-feira, 11 de junho de 2018

A Soberania do Samba


E vi que o homem não tem soberania
nem pra ser um bentevi.

Texto extraído do livro (caixinha)
"Memórias Inventadas - A Terceira Infância", Editora Planeta - São Paulo, 2008, tomo X, com iluminuras de Martha Barros.

“(...)
Bem te quis, bem te quis
E ainda quero muito mais
Maior que a imensidão da paz
E bem maior que o sol
(...)”
Jardim da Fantasia por Paulinho Pedra Azul

“(...)
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
(...)”
Paratodos por Chico Buarque

“(...)
Foi um rio que passou em
Minha vida
E meu coração se deixou levar
(...)”
Foi um Rio que passou em Minha Vida por Paulinho da Viola

Uma cidade partida com um coração partido.

Vivência No Morro
Monarco





Dorina – Vivência no morro


Vou contar pra voces minha vivência no morro já morei na favela, morei no salgueiro e lá no preto forro lá no morro do pinto confesso não minto também fui feliz me mudei pra mangueira fui pra cachoeira depois fui morar na matriz agora eu falo da minha infância querida saudade do meu cavalcanti meus primeiros passos na vida foi bela minha trajetória saudade do meu Tuiuti minha presença é notória no Andaraí relembrando a planície já morei na Portela conheci doralice, niete, eunice, nozinho e norela minha Nova Iguaçu, de loloti e bilu circulei pelas áreas das ruas brejeiras de cabuçu e aos velhos amigos um abraço de fé se sentirem saudade me procurem lá no Jacaré

Jardim da Fantasia
Paulinho Pedra Azul




Bem te vi, bem te vi
Andar por um jardim em flor
Chamando os bichos de amor
Tua boca pingava mel
Bem te quis, bem te quis
E ainda quero muito mais
Maior que a imensidão da paz
E bem maior que o sol
Onde estás?
Voei por este céu azul
Andei estradas do além
Onde estará meu bem?
Onde estás?
Nas nuvens ou na insensatez
Me beije só mais uma vez
Depois volte pra lá


Composição: Paulinho Pedra Azul


O Dia Em Que o Morro Descer e Não For Carnaval
Wilson das Neves


O Dia Em Que o Morro Descer e Não For Carnaval - Wilson das Neves
 
O dia em que o morro descer e não for carnaval
ninguém vai ficar pra assistir o desfile final
na entrada rajada de fogos pra quem nunca viu
vai ser de escopeta, metralha, granada e fuzil
(é a guerra civil)

No dia em que o morro descer e não for carnaval
não vai nem dar tempo de ter o ensaio geral
e cada uma ala da escola será uma quadrilha
a evolução já vai ser de guerrilha
e a alegoria um tremendo arsenal
o tema do enredo vai ser a cidade partida
no dia em que o couro comer na avenida
se o morro descer e não for carnaval

O povo virá de cortiço, alagado e favela
mostrando a miséria sobre a passarela
sem a fantasia que sai no jornal
vai ser uma única escola, uma só bateria
quem vai ser jurado? Ninguém gostaria
que desfile assim não vai ter nada igual

Não tem órgão oficial, nem governo, nem Liga
nem autoridade que compre essa briga
ninguém sabe a força desse pessoal
melhor é o Poder devolver à esse povo a alegria
senão todo mundo vai sambar no dia
em que o morro descer e não for carnaval.
Composição: Paulo César Pinheiro / Wilson DasNeves




Foi um Rio que passou em Minha Vida



Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida


Letras
Se um dia
Meu coração for consultado
Para saber se andou errado
Será difícil negar
Meu coração tem manias de amor
Amor não é fácil de achar
A marca dos meus desenganos
Ficou, ficou
Só um amor pode apagar
A marca dos meus desenganos
Ficou, ficou
Só um amor pode apagar
Porém, ai porém
Há um caso diferente
Que marcou um breve tempo
Meu coração para sempre
Era dia de Carnaval
Carregava uma tristeza
Não pensava em novo amor
Quando alguém que não me
Lembro anunciou
Portela, Portela.
O samba trazendo alvorada
Meu coração conquistou
Ai, minha Portela
Quando vi você passar
Senti meu coração apressado
Todo meu corpo tomado
Minha alegria voltar
Não posso definir aquele azul
Não era do céu
Nem era do mar
Foi um rio que passou em
Minha vida
E meu coração se deixou levar
Foi um rio que passou em
Minha vida
Compositores: Paulinho Da Viola
Letra de Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida © Irmaos Vitale S.A. - Industria E Comercio

Paratodos
Chico Buarque



O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro

Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas

Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro

Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho

Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto

Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro
Composição: Chico Buarque

O Samba É Meu Dom
Wilson das Neves





O samba é meu dom
Aprendi bater samba ao compasso do meu coração
De quadra, de enredo, de roda, na palma da mão
De breque, de partido alto e o samba-canção
O samba é meu dom
Aprendi dançar samba vendo um samba de pé no chão
No Império Serrano, a escola da minha paixão
No terreiro, na rua, no bar, gafieira e salão
O samba é meu dom
Aprendi cantar samba com quem dele fez profissão
Mário Reis, Vassourinha, Ataulfo, Ismael, Jamelão
Com Roberto Silva, Sinhô, Donga, Ciro e João Gilberto
O samba é meu dom
Aprendi muito samba
Com quem sempre fez samba bom
Silas, Zico, Aniceto, Anescar, Cachinê, Jaguarão
Zé com Fome, Herivelto, Marçal, Mirabô, Henricão
O samba é meu dom
É no samba que eu vivo
Do samba é que eu ganho o meu pão
E é no samba que eu quero morrer
De baqueta na mão
Pois quem é de samba
Meu nome não esquece mais não


Composição: Paulo César Pinheiro / Wilson DasNeves




Significado de Soberania

O que é Soberania:

Soberania é a qualidade de algo ou alguém que é soberano, isto é, uma autoridade superior (com mais poder e domínio) em comparação aos demais. 
Numa soberania, o poder fica concentrado nas mãos de um único indivíduo, organização ou instituição. A soberania também pode se referir ao poder máximo que é dado a determinada pessoa ou entidade no que diz respeito a uma respectiva area ou assunto.
Por exemplo, a soberania do tribunal de justiça pertence ao juiz, sendo ele quem tem o domínio e poder total em relação aos demais naquele espaço, no que tange os aspectos da lei.
No âmbito religioso, a soberania de Deus representa o seu poder máximo e absoluto sobre todas as coisas existentes na Terra, de acordo com a maioria das crenças religiosas.

Soberania nacional

A soberania nacional é destinada a todas as nações independentes, ou seja, que têm total poder e domínio dentro de seus limites territoriais, sendo livres da influência ou comando exercido por Estados terceiros.
A soberania de um Estado é formada pelos diferentes órgãos, instituições e poderes que o organizam. No Brasil, por exemplo, o Poder Executivo, Judiciário e o Legislativo ajudam a formar a soberania nacional.

Ver também: significado de Estado de Direito.

Soberania popular

É comum em todas as nações democráticas. A soberania popular é uma doutrina que dá ao povo o controle da estruturação e organização do Estado, através da ideia do chamado "contrato social", onde o povo dá consentimento aos representantes escolhidos para que estes possam governar.
Por norma, este poder é materializado na forma do voto direto, onde as pessoas têm o direito de eleger os representantes que atuarão nos diversos setores políticos do país. Todos os cidadãos também podem se candidatar para cargos políticos, desde que se encaixem nos padrões básicos estabelecidos pela Constituição para tal.

Referências

"Memórias Inventadas - A Terceira Infância", Editora Planeta - São Paulo, 2008, tomo X, com iluminuras de Martha Barros.
https://www.letras.mus.br/paulinho-pedra-azul/143880/
http://sambaderaiz.org/albuns/monarco-a-soberania-do-samba-2011-independente/
https://youtu.be/ntzXpk5g0js
https://www.letras.com.br/monarco/vivencia-no-morro
https://youtu.be/1FcIWzZ0ekQ
https://www.letras.mus.br/paulinho-pedra-azul/143880/
https://youtu.be/mr0ZUETRnJk
https://www.letras.mus.br/wilson-das-neves/1281422/
https://youtu.be/TeF8W3WMycA
https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45158/
https://youtu.be/eOKcAxb5rLs
https://www.letras.mus.br/wilson-das-neves/891021/ 
https://www.significados.com.br/soberania/

Nenhum comentário:

Postar um comentário