sábado, 25 de janeiro de 2025

VELHO ARGUMENTO

----------- Argumento Paulinho da Viola ---------- A Essência do Samba na Visão de Paulinho da Viola A música "Argumento" de Paulinho da Viola é uma defesa apaixonada das raízes e da essência do samba. O compositor expressa uma preocupação com as mudanças que o gênero estava sofrendo, possivelmente em resposta às inovações e experimentações que ocorriam na música brasileira na época em que a canção foi composta. A letra começa com uma aceitação relutante de novas ideias ('Tá legal, eu aceito o argumento'), mas rapidamente estabelece uma condição: que essas novidades não alterem drasticamente o samba. Paulinho da Viola menciona instrumentos tradicionais do samba, como o cavaco, o pandeiro e o tamborim, que ele sente que estão sendo deixados de lado. Essa menção serve como uma metáfora para a importância de manter as características fundamentais do samba, que ele acredita que estão sendo esquecidas ou negligenciadas. A música reflete uma tensão entre a inovação e a tradição, um tema comum na história da música popular. O verso 'Faça como um velho marinheiro / Que durante o nevoeiro / Leva o barco devagar' sugere uma abordagem cautelosa às mudanças. Paulinho da Viola compara o processo de inovação musical a navegar em águas nebulosas, onde é prudente avançar lentamente. Ele não é contra a mudança em si, mas defende que ela deve ser feita com respeito e consciência das tradições que formam a base do samba. Preservação da tradição Tensão entre inovação e tradição Essência do samba Composição: Paulinho da Viola. _________________________________________________________________________________________________________ ----------
------------
Capítulo XLIX Velho argumento “E aduzindo ele isto em sua defesa, disse Fasto em alta voz: – Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.” (Atos 26:24) Temas Relacionados: “E aduzindo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: — Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.” — (At 26:24) É muito comum lançarem aos discípulos do Evangelho a falsa acusação de loucos, que lhes é imputada pelos círculos cientificistas do século. O argumento é velhíssimo por parte de quantos pretendem fugir à verdade, complacentes com os próprios erros. Há trabalhadores que perdem valioso tempo, lamentando que a multidão os classifique como desequilibrados. Isto não constitui razão para contendas estéreis. Muitas vezes, o próprio Mestre foi interpretado por demente e os apóstolos não receberam outra definição. Numa das últimas defesas, vemos o valoroso amigo da gentilidade, ante a Corte Provincial de Cesareia, proclamando as verdades imortais do Cristo Jesus. A assembleia toca-se de imenso assombro. Aquela palavra franca e nobre estarrece os ouvintes. É aí que Pórcio Festo, na qualidade de chefe dos convidados, delibera quebrar a vibração de espanto que domina o ambiente. Antes, porém, de faze-lo, o argucioso romano considerou que seria preciso justificar-se em bases sólidas. Como acusar, no entanto, o grande convertido de Damasco, se ele, Festo, lhe conhecia o caráter íntegro, a sincera humildade, a paciência sublime e o ardoroso espírito de sacrifício? Lembra-se, então, das “muitas letras” e Paulo é chamado louco pela ciência divina de que dava testemunho. Recorda, pois, o abnegado batalhador e não dispenses apreço às falsas considerações de quantos te provoquem ao abandono da verdade. O mal é incompatível com o bem e por “poucas letras” ou por “muitas”, desde que te alistes entre os aprendizes de Jesus, não te faltará o mundo inferior com o sarcasmo e a perseguição. Emmanuel Francisco Cândido Xavier Medium: Francisco Cândido Xavier Espírito: Emmanuel Edição: 13 ª edição. Editora: FEB Categoria: Livro Espírita 49 Velho argumento _________________________________________________________________________________________________________ ---------- ----------- Pão Nosso #049 - Velho argumento ---------- NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo Transmitido ao vivo em 23 de ago. de 2022 Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier. _________________________________________________________________________________________________________ ----------
---------- Credo de Eurípedes Barsanulfo por Caderno de Mensagens Vivência Espírita ---------- Trata-se do CREDO de Emanuel Darcey, incondicionalmente subscrito por Eurípedes, na noite de 31 de outubro de 1913. A publicação do Credo aludido se fez, para ampla vulgarização, encimada pelos belos versos de Victor Hugo, que se seguem: ---------- ---------- Credo “Tudo se move e exalta e se esforça e gravita; Tudo se evola se eleva e vive e ressuscita; Nada pode ficar na surda obscuridade. D’alma exilada a senda é toda eternidade, Que se aconchega ao céu, que a todos nós reclama. Aos dóceis se atenua a dolorosa flama Da dura provação. A sombra faz-se aurora, Homem e besta em anjos se aprimora; E pela expiação, escada de equidade, De que uma parte é treva e a outra, claridade, Sem cessar, sob o azul do céu calmo e formoso, Sobe ao universo dor, ao universo gozo.” Victor Hugo Credo de Eurípedes Barsanulfo “CREIO que não temos nossa causa em nós mesmos; que existe acima do homem e superior à natureza um Ser Pensante, Infinito, Eterno, Imutável, um Supremo Legislador; que a existência de um Criador, de uma Razão primitiva, é um fato adquirido pela evidência material dos fatos, que o Universo não é nem surdo, nem cego; que a vida não é uma confusão sem fim, um caos informe; que tudo tem a sua razão de ser, seu alvo, seu fim. CREIO que o Nada é uma palavra vã; que a morte não existe; que nada morre; que o ser sobrevive ao seu invólucro; que a morte não é um termo, mas, uma metamorfose, uma transformação necessária, um renovamento; que somos eternos pela base do nosso ser; que nada do que existe pode ser aniquilado; que existiremos, porque existimos. CREIO que não há aniquilamento, mas sempre estados sucedendo a outros estados, a eterna transmissão de uma ordem de coisas a outra, de uma economia a outra, de um serviço a outro; que tudo renasce; que tudo volta a sua hora, melhorado, aperfeiçoado pelo labor; que o nascimento não é o verdadeiro começo; que nascer não é principiar, mas mudar de figura; que nossas existências não são mais do que continuações, séries, conseqüências, que sono ou despertar, morte ou nascimento, são uma e a mesma coisa; transição semelhante, acidente previsto. CREIO que tudo evolui e tende para um estado superior; que tudo se transforma e aperfeiçoa; que o homem marcha sempre e sempre se engrandece; que tudo rola, prolonga-se e renova-se; que a morte não é o único teatro de nossas lutas e de nossos progressos; que o universo é sem lacuna; que há mundos infinitos nesse universo infinito; que o mundo é um ponto que conduz a outro e que os há para todos os graus de crescimento. CREIO que, saindo desta vida, não entramos em um estado definitivo; que nada se acaba neste mundo; que enquanto um destino humano tem alguma coisa a cumprir, isto é, um progresso a realizar, não está para ele acabado; que a morte não deve ser tomada senão como um descanso em nossa viagem; que a morte é feixe de caminhos, que irradiam em todas as direções do universo e nos quais efetuamos nosso destino infinito. CREIO que DEUS não criou almas civilizadas; que a alma humana é o resultado do trabalho da vida; que todos os homens são cidadãos da mesma pátria, membros da mesma família, ramos da mesma árvore; que todos têm origem, destino e aspiração comuns; que todos começaram a ascensão e que estão mais ou menos altos; que os mais vis têm por lei alcançar os mais elevados. CREIO que o homem não é o último anel que une a criatura ao Criador; que não somos os primeiros depois de DEUS; que temos ao menos tantos degraus sobre a cabeça como abaixo dos pés; que a vida está em toda parte, que a alma está em toda parte, que a alma está em toda coisa, que o corpo envolve um espírito; que o homem não é o único; que é seguido de uma sombra; que todos, o próprio calhau miserável tem atrás de si uma sombra, [têm] uma sombra diante deles; que todos são a alma que vive, que viveu, que deve viver. CREIO que a harmonia do Universo se resume em uma só lei, que o progresso por toda parte é para todos, para o animal como para a planta, para a planta como para o mineral; que tudo segue a mesma rotação, que tudo morre da mesma maneira e morre ultimamente; que a vida sorve todos os seus elementos da própria morte; que cresce por série contínua de transformações infinitas, que parte do infinitamente pequeno e marcha para o infinitamente grande. CREIO que tudo o que vive é encarnação; que toda evolução, toda transformação é encarnação; que as criaturas sobem no crescimento d’alma como no dos invólucros; que o homem é o espírito encarnado; que a alma não é criada ao mesmo tempo em que o corpo, que ela é apenas incorporada; que a encarnação é uma lei da natureza, uma necessidade absoluta, conseqüência lógica da lei do progresso; que todo homem é um resumo de existências anteriores, que se compõem de numerosos personagens, formando um só. CREIO na pluralidade dos mundos, na multiplicidade das existências, na universal ascensão dos seres, na progressão contínua da alma, com os seus transportes, seus recuos, suas crises e as sanções que daí decorrem. CREIO que neste Universo, obra da Infinita Sabedoria, nada acontece pelo jogo do acaso, que nada se faz sem uma Soberana Justiça; que toda desordem não existe senão em aparência; que não há acaso nem fatalidade; que há forças, leis, que ninguém pode derrogar; que todas as coisas do mundo têm ligação entre si; que nada é isolado; que o mundo material é solidário com o mundo espiritual e que ambos se penetram reciprocamente; que tudo se mantém, se concorda, tudo se encadeia, e se liga, sob o ponto de vista moral, como físico, que na ordem dos fatos, do mais simples ao mais complexo, tudo é regulado por uma lei. CREIO que a lei moral é uma verdade absoluta; que a Justiça, a Sabedoria, a Virtude, existem na marcha do mundo, tanto quanto a realidade física; que não se pode transpor, sem trabalho e sem mérito, um grau na iniciação humana; que o espírito deve chegar só, por si, à verdade, e que tem de tornar-se merecedor de sua felicidade; que a felicidade para ter tido o seu preço, deve ser adquirida e não concedida. CREIO que a vida não é um jogo, uma ilusão, que a verdadeira vida não é a que multiplica gozos; que a felicidade tal qual a entendemos não pode existir; que é preciso que o esforço subsista neste mundo; que não estamos aqui para gozar, mas para lutar, trabalhar, combater; que a luta é necessária ao desenvolvimento do espírito; que o verdadeiro fim da vida consiste no dever que incumbe a todo ser humano de subjugar a matéria ao espírito. CREIO que o homem é justificado não por sua fé, mas por suas obras; que a prática do bem é a lei superior, a condição sine qua non de nosso futuro; que a santidade é o alvo a que devemos chegar; que não se pode fazer tudo impunemente; que a felicidade e a desgraça dos homens depende absolutamente da observação da lei universal, que rege a ordem em a natureza. CREIO que existem um Inferno e um Paraíso filosóficos, isto é, um sistema natural que liga entre si, intimamente, as causas além e aquém do tempo; que sempre nos sucedemos a nós mesmos; que sempre determinamos, por nossa marcha presente, a marcha que seguiremos mais tarde. CREIO que o presente determina o futuro; que cada homem tece em volta de si o seu destino; que se torna sem cessar o que mereceu ser; que nenhum desvio do caminho reto fica impune; que os que dele se afastam serão a ele levados fatalmente; que o progresso é uma lei soberana a qual ninguém resiste; que não há um defeito, uma imperfeição moral, uma ação má que não tenha a sua contradita e suas conseqüências naturais; que não há ato útil sem proveito, falta sem sanção; que não há ação que possa sonegar-se. CREIO que cada um deve a si mesmo a sua sorte; que cada um cria as suas alegrias como as suas penas; que o homem é o seu próprio algoz; que se remunera e se pune a si mesmo; que colhe o que semeia e nutre-se do que colhe, debilitado ou fortificado pelos alimentos que ele próprio produziu; que a alma transporta em si mesma seu próprio castigo, em todo lugar em que se possa encontrar; que o inferno não é um lugar, mas uma condição de ser, um estado da alma; que pertence a cada de nós sair dele ou aí nos manter. CREIO que a pena não está senão na falta; que é impossível que essas coisas possam separar-se; que o sofrimento não é resultado do acaso; que toda lágrima lava alguma coisa; que dor e culpabilidade são sinônimos; que o homem em evolução é tributário de seus erros e de seus maus pensamentos; que somos nós os instrumentos de nosso próprio suplício. CREIO que toda vida culposa deve ser resgatada; que toda falta cometida, todo mal causado é uma dívida contraída, que deve ser paga no momento ou noutro, quer em uma existência quer na outra; que a fatalidade aparente, que semeia de males o caminho da vida, não é senão a conseqüência do nosso passado, o efeito produzido pela causa; que a vida terrestre é ao mesmo tempo reparação e preparação; que nenhum de nós é o que deve ser e que é preciso que a razão se cumpra, que a justiça se faça e o bem seja. CREIO que cada nova existência é um novo ponto de partida, em que o homem é aquilo que se fez; que renasce com o seu débito e com o seu crédito; que nada perde do que adquiriu; que o esquecimento temporário do passado é a condição indispensável de toda provação e de todo o progresso; que é preciso que o esforço seja livre e voluntário; que o conhecimento dos fatos anteriores e das sanções inevitáveis embaraçaria o homem, em lugar de ajudá-lo; que é justo e necessário que, em seu estado atual, o passado e o futuro lhe sejam ocultos. CREIO, enfim, que a revelação é progressiva, que a verdade se desvenda sempre, segundo os tempos e os lugares; que estamos na aurora da vida consciente e que marchamos, todos, na solidariedade universal, através de vidas sucessivas para a infinita perfeição; que o futuro encerra e que tudo foi criado tendo em vista um bem final; que o Bem é a lei do universo e o Mal um estado transitório, sempre reparável, uma das fases inferiores da evolução dos seres para o bem; que nada de irremediável pesa sobre nós; que tudo se apaga; tudo se dissolve; que a dor é libertadora; que nada é negro, nada é triste; que tudo acaba bem e que não se tem senão de esperar a sua hora em um mundo ou em outro.” Euripedes Barsanulfo Fonte: NOVELINO, Corina. Eurípedes: o homem e a missão. São Paulo: IDE, 1979, 256p. https://vivenciaespirita.org/credo-de-euripedes-barsanulfo-por-caderno-de-mensagens/#:~:text=CREIO%20que%20DEUS%20n%C3%A3o%20criou,ou%20menos%20altos%3B%20que%20os _________________________________________________________________________________________________________ ------- ----------- VI - Advento do Espírito de Verdade / George CEFAK ----------- Instruções dos Espíritos. Advento do Espírito de Verdade. 5. Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem de lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divina. Como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso no seio da humanidade e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis.” Mas, ingratos, os homens afastaram-se do caminho reto e largo que conduz ao reino de meu Pai e enveredaram pelas ásperas sendas da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana; quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, isto é, mortos segundo a carne, porquanto não existe a morte, vos socorrais mutuamente, e que se faça ouvir não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a dos que já não vivem na Terra, a clamar: Orai e crede! pois que a morte é a ressurreição, sendo a vida a prova buscada e durante a qual as virtudes que houverdes cultivado crescerão e se desenvolverão como o cedro. Homens fracos, que compreendeis as trevas das vossas inteligências, não afasteis o facho que a clemência divina vos coloca nas mãos para vos clarear o caminho e reconduzir-vos, filhos perdidos, ao regaço de vosso Pai. Sinto-me por demais tomado de compaixão pelas vossas misérias, pela vossa fraqueza imensa, para deixar de estender mão socorredora aos infelizes transviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai sobre as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio com a boa semente, as utopias com as verdades. Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: “Irmãos! nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade.” O Espírito de Verdade. Paris, 1860. _________________________________________________________________________________________________________ -----------
------------ _________________________________________________________________________________________________________ Proteja o seu interior. Desativar a "bomba interna" é livrar-se de complicações. _________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário