domingo, 12 de abril de 2020

Coração pulsante do país







Vídeo: Boris Johnson agradece aos profissionais de saúde






Boris Johnson agradece a enfermeiro português: "Obrigado ao Luís"





O Primeiro-ministro britânico saiu este domingo do hospital depois de estar internado com Covid-19 e agradeceu aos profissionais de saúde, destacando um enfermeiro português.









Bravos!!!




Coração pulsante do país




“Extraordinário discurso: baixou o Churchill nele!!! Homenagem aos imigrantes (na figura dos dois enfermeiros); homenagem ao NHS dos trabalhistas, hoje patrimônio da Inglaterra, coração pulsante do país. Emoção e reconhecimento. Bravos!!!”




Vídeo: Boris Johnson agradece aos profissionais de saúde
Mundo 12.04.2020 11:17

Em vídeo, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson agradeceu neste domingo aos médicos e enfermeiros do NHS (o sistema de saúde público do Reino Unido) que cuidaram dele enquanto se recupera da COVID-19.

“É difícil encontrar palavras para expressar minha dívida com o NHS (sistema de saúde do Reino Unido) por salvar minha vida.

Os esforços de milhões de pessoas em todo o país para ficar em casa valem a pena. Juntos, vamos superar esse desafio, pois já superamos muitos desafios no passado.”

Como publicamos, o primeiro-ministro deixou o hospital neste domingo. Diagnosticado com Covid-19, Johnson, de 55 anos, estava hospitalizado desde a semana passada e chegou a ficar na UTI.

Clique abaixo para assistir ao vídeo:




https://twitter.com/i/status/1249336590482243585















REINO UNIDO
Agradecimento de Boris Johnson mostra importância de imigrantes na saúde pública
Premiê britânico disse que cuidados de enfermeiros vindos de Portugal e Nova Zelândia foram decisivos para sua recuperação
12/04/2020 - 14h40minAtualizada em 12/04/2020 - 16h58min

FOLHAPRESS
Ana Estela De Sousa Pinto






Boris Johnson deixou o hospital após uma semana internado com covid-19Pippa FOWLES / 10 Downing Street/AFP

O discurso do premiê britânico, Boris Johnson, ao deixar o hospital depois de uma semana internado com covid-19 mostra a importância da imigração para o sistema de saúde britânico.

Os dois enfermeiros que, "a cada segundo da noite, estavam assistindo, pensando e cuidando" de Boris são estrangeiros: Jenny, de Invercargill, na Nova Zelândia, e Luis, da região do Porto, em Portugal.

Segundo o primeiro-ministro, o cuidado dos dois foi a razão pela qual seu corpo recebeu a quantidade certa de oxigênio no momento mais decisivo, "quando a situação poderia ter ido para qualquer lado".

Jenny e Luis são parte dos 13% dos funcionários do sistema público de saúde britânico (NHS) que vieram de outro país: um a cada oito é imigrante. Em Londres, a parcela é ainda maior: chega perto de 20%.

Em todo o país, são cerca de 153 mil pessoas que vieram de fora do Reino Unido. Índia, com 21 mil, e Filipinas, com 18,5 mil, são os principais países de origem, mas há imigrantes de 102 nacionalidades. Os brasileiros que atuam no NHS são 423.

A necessidade de receber imigrantes para atuar não só em hospitais mas também no cuidado de idosos foi um dos principais temas da campanha do brexit. Os opositores da saída da União Europeia argumentavam que isso deixaria ainda mais vulnerável o serviço de saúde pública britânico, no qual já faltam 43 mil enfermeiros, segundo números de 2019.

No quadro de funcionários da saúde pública britânica, 9,5% dos médicos e 6,4% dos enfermeiros são cidadãos de países da UE. Boris Johnson, líder da campanha do brexit, prometeu à época que facilitaria a entrada de estrangeiros para trabalhar em profissões críticas, como as da área de saúde.

A dependência de imigrantes para manter o atendimento médico funcionando não é exclusividade britânica. Em todo o mundo, países desenvolvidos dependem do trabalho estrangeiro para preencher suas vagas de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Japão, que estima falta de 270 mil enfermeiros em cinco anos, abriu um novo programa de vistos para atrair 60 mil profissionais da área, e a Alemanha também não tem enfermeiros no país para ocupar as 36 mil vagas abertas no momento para o cuidado de doentes e idosos. Em 2030, a estimativa é que faltem 500 mil profissionais no serviço de saúde alemão.

Na Suécia, 34% de todos os médicos e 12% dos enfermeiros são imigrantes, segundo as estatísticas mais recentes do governo (de março de 2020). A profissão de auxiliar de enfermagem ou cuidador, a mais comum no país, tem um quarto (26%) de seus profissionais nascidos no exterior.

São mais de 48 mil imigrantes que trabalham como auxiliares ou cuidadores na Suécia, a maioria asiáticos.











Referências




https://youtu.be/p187CbcobPU
https://www.youtube.com/watch?v=p187CbcobPU
https://twitter.com/i/status/1249336590482243585
https://cdn.oantagonista.net/uploads/2020/04/Captura-de-Tela-2020-04-12-a%CC%80s-11.13.00.png
https://www.oantagonista.com/mundo/video-boris-johnson-agradece-aos-profissionais-de-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário