sexta-feira, 27 de julho de 2018

Quem foi que disse que eu era forte?


“O moço era faixa preta, simplesmente
E fez o Doca rebolar sem bambolê.” Billy Blanco


“But when the strong were too weak to hurt the weak, the weak had to be strong enough to leave.”
― Milan KunderaThe Unbearable Lightness of Being





02 - ZECA_PAGODINHO_ TARZAN O FILHO DO ALFAIATE [HD 640x360 XVID Wide Screen].avi




Aristóteles, halterofilista da metafísica

Metafísica de Aristóteles
Você sabe o que é metafísica e o que ela tem a ver com filosofia? Entenda o que é e saiba como Aristóteles criou e chegou às conclusões de sua metafísica
Postado por Camila Albuquerque
    
A metafísica é a parte da filosofia que estuda o princípio da filosofia, muito além das ciências naturais (como a matemática, física, biologia, etc.). Geralmente é a base da construção filosófica, e partindo dela pode-se gerar teorias sobre a realidade.

Aristóteles e sua metafísica
Talvez a metafísica mais completa da filosofia antiga, Aristóteles cria a sua metafísica com base em três princípios fundamentais para sustentar a realidade e em quatro pilares fundamentais para a existência das coisas. Esse discurso influenciou principalmente a filosofia medieval.


Foto: Reprodução

Aristóteles mostra os princípios para sustentar a realidade com três argumentos: O princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído.

Princípio de identidade – Fala que uma proposição é sempre igual a ela mesma, nunca diferente. Exemplo disso é A=A e B=B.

Princípio da não contradição – Diz que uma afirmação não pode ser falsa e verdadeira ao mesmo tempo. Uma bola não pode ser uma bola ao mesmo tempo em que não é uma bola.

Princípio do terceiro excluído – Uma afirmação ou é verdadeira, ou é falsa. Nunca vai existir uma terceira opção.

Assim que deixou claro esses princípios, Aristóteles na sua metafísica cria embasamento para o que foi chamado de etiologia, que seria o estudo das causas. Assim conseguiu resumir sua teoria em quatro causas.

As quatro causas

Causa material – A matéria do ser, aquilo do que o ser é feito;

Causa formal – A forma, a constituição do ser enquanto essência;

Causa motora ou eficiente – O que originou o ser,  deu movimento;

Causa final – O porquê da existência do ser.

Para exemplificar essa teoria, podemos usar o exemplo de uma pedra que rola o monte.  A causa material é o minério de ferro, já que é disso que a pedra é feita. A causa formal é o monte ter inclinações, já que a pedra só está rolando porque o monte é inclinado. A causa motora é o empurrão que a pedra levou para estar em movimento, já que sem ele a pedra continuaria inerte e a causa final é a pedra atingir a camada mais baixa, já que quando a pedra atingir esse ponto deixará de rolar.

Aristóteles mostra que diferente do que Platão pensou, a substância (ou o ser) das coisas não está em um mundo inteligível, ou seja, em outra realidade, mas está nas próprias coisas. A substância nada mais é que a coisa em si, a sua individualidade, tudo aquilo que posso apontar com o dedo. Aquela cadeira, aquele homem, aquele cachorro.

Dessa concepção se criou o problema do movimento, que toda substância está sujeita a mudança de sua matéria. Aristóteles então divide o movimento em ato e potência. O ato é a forma que um ser assume em determinado momento. A potência é no que esse ser se transforma para alcançar seu fim próprio.



Tarzan (o filho do alfaiate)



Noel Rosa

Quem foi que disse que eu era forte?
Nunca pratiquei esporte, nem conheço futebol...
O meu parceiro sempre foi o travesseiro
E eu passo o ano inteiro sem ver um raio de sol
A minha força bruta reside
Em um clássico cabide, já cansado de sofrer
Minha armadura é de casimira dura
Que me dá musculatura, mas que pesa e faz doer

Eu poso pros fotógrafos, e distribuo autógrafos
A todas as pequenas lá da praia de manhã
Um argentino disse, me vendo em Copacabana:
'No hay fuerza sobre-humana que detenga este Tarzan'

De lutas não entendo abacate
Pois o meu grande alfaiate não faz roupa pra brigar
Sou incapaz de machucar uma formiga
Não há homem que consiga nos meus músculos pegar
Cheguei até a ser contratado
Pra subir em um tablado, pra vencer um campeão
Mas a empresa, pra evitar assassinato
Rasgou logo o meu contrato quando me viu sem roupão

Eu poso pros fotógrafos, e distribuo autógrafos
A todas as pequenas lá da praia de manhã
Um argentino disse, me vendo em Copacabana:
'No hay fuerza sobre-humana que detenga este Tarzan'

Quem foi que disse que eu era forte?
Nunca pratiquei esporte, nem conheço futebol...
O meu parceiro sempre foi o travesseiro
E eu passo o ano inteiro sem ver um raio de sol
A minha força bruta reside
Em um clássico cabide, já cansado de sofrer
Minha armadura é de casimira dura
Que me dá musculatura, mas que pesa e faz doer
Composição: Noel Rosa / Vadico




Neste volume, a letra da música TARZAN (O FILHO DO ALFAIATE) é recriada pelo artista Rafael Silveira. A obra é enriquecida, em seu final, com uma biografia de Noël Rosa.




02 - ZECA_PAGODINHO_ TARZAN O FILHO DO ALFAIATE [HD 640x360 XVID Wide Screen].avi



Piston de Gafieira
Billy Blanco




Na gafieira
Segue o baile calmamente
Com muita gente dando volta no salão
Tudo vai bem
Mas, eis, porém que de repente
Um pé subiu
E alguém de cara foi ao chão
Não é que o Doca
Um crioulo comportado
Ficou tarado quando viu a Dagmar
Toda soltinha
Dentro de um vestido-saco
Tendo ao lado um cara fraco
E foi tirá-la pra dançar?
O moço era faixa preta, simplesmente
E fez o Doca rebolar sem bambolê
A porta fecha enquanto dura o vai-não-vai
Quem está fora não entra
Quem está dentro não sai
Mas a orquestra sempre toma providência
Tocando alto pra polícia não manjar
E nessa altura
Como parte da rotina
O piston tira a surdina
E põe as coisas no lugar
Composição: Billy Blanco



Referências

https://www.goodreads.com/author/quotes/6343.Milan_Kundera
https://www.youtube.com/watch?v=LHVi3-dsT4E
https://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2013/10/aristoteles.jpg
https://www.estudopratico.com.br/metafisica-de-aristoteles/
https://youtu.be/UWgWJn-FFJM
https://www.letras.mus.br/noel-rosa-musicas/682919/
http://img.loja.editorasaraiva.com.br/129192-200-0.jpg
http://www.editorasaraiva.com.br/produto/infantil-e-juvenil/literatura-infantil/tarzan-o-filho-do-alfaiate/
https://youtu.be/LHVi3-dsT4E
https://youtu.be/D053BU10v_Y
https://www.letras.mus.br/billy-blanco/376620/

Nenhum comentário:

Postar um comentário