quinta-feira, 11 de maio de 2017

Qual a diferença entre povo e público?

O Brasil não tem povo, tem público.
Lima Barreto


O público é um animal que não tem coração. O Homem Irwing Wallace

“Público e Povo. Bom, pelo que compreendi da sua pergunta, René, “Público” podemos definir como platéia, espectadores, aqueles que estão assistindo algo. Já “Povo”, podemos definir como parte da Cultura de uma Nação. São os partícipes da sociedade, economia, política, bem do cotidiano. São elementos vivos e ativos da história.”


Povo, população, nação e cidadania

Publicado por Erika Vieira
há 2 anos
Boa noite doutores (as), acadêmicos de Direito e demais leitores!
Utilizo-me desta ferramenta para fazer pequenas distinções para que não haja confusão no momento de estudar sobre os direitos de nacionalidade. Estou cursando o 3º período de Direito e diante da matéria exposta pela professora, achei necessário dissertar sobre a parte introdutória de direito sobre a nacionalidade. Sei que a matéria tem muitos detalhes importantes, mas vou ater-me sobre as diferenças entre povo, população, nação e cidadania. Direito de nacionalidade é o vinculo jurídico-político de uma pessoa com o Estado, possuindo assim direitos e deveres perante este. Este tema é abordado na CF/88, no artigo 12, “da nacionalidade”. Trata-se de Direito Público, mas há leis infraconstitucionais, por exemplo, o Código Civil e o Estatuto do Estrangeiro, que também estatui tal direito.
Mas, e quando surge aquela dúvida: qual a diferença entre povo e população? Para isso, arrisco-me publicar o texto, para tentar esclarecer tal questionamento.
Povo é aquele grupo que possui vínculo jurídico-político com o Estado, podendo ser brasileiro nato ou naturalizado.
Nação é um grupo de indivíduos que estão em um mesmo território e possuem afinidades afins, como, econômicos, culturais, materiais, espirituais, raciais que mantém os mesmos costumes e tradições dos antepassados. Constitui a nação, brasileiros natos e naturalizados.
Cidadania é caracterizada pelo grupo de indivíduos que possuem direitos ativos (votar) e passivos (ser votados). Ou seja, atos importantes para a vida do Estado.
População, abrange o geral em um determinado lugar. Brasileiros natos e naturalizados, estrangeiros e apátridas.
Espero ter contribuído.



Ô falsidade...


Uma Casa Portuguesa
Amália Rodrigues
Composição: Artur Vaz Da Fonseca / Reinaldo Ferreira / Vasco Sequeira





https://erikasilvavieira.jusbrasil.com.br/artigos/186402984/povo-populacao-nacao-e-cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário