sábado, 6 de maio de 2017

A História De Sansão

001. A História De Sansão


 Nascimento de Sansão

Os israelitas voltaram a ofender o Senhor, que os entregou em poder dos filisteus durante quarenta anos.
Havia um homem de Saraá, de uma família danita, cujo nome era Manué. Sua mulher era estéril e não tinha filhos. O anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: "És estéril e não tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. Portanto, toma cuidado de não beber vinho nem bebida alcoólica, ou de comer qualquer coisa impura, porque o filho que conceberás e darás à luz será consagrado a Deus desde o seio materno; por isso a navalha não passará sobre sua cabeça. Ele começará a salvar Israel do poder dos filisteus."
A mulher foi contar ao marido: "Encontrei-me com um homem de Deus, cujo aspecto era terrível como o de um mensageiro divino. Não lhe perguntei donde vinha nem ele me revelou o seu nome. Ele me disse: 'Conceberás e darás à luz um filho. Doravante não deverás beber vinho ou bebida alcoólica, nem comer qualquer coisa impura, porque o menino será consagrado a Deus desde o seio materno até o dia de sua morte.'" Então Manué suplicou ao Senhor e disse: "Por favor, Senhor! Que o homem de Deus por ti enviado venha de novo encontrar-se conosco e nos indique o que devemos fazer com o menino quando nascer."
Deus atendeu à súplica de Manué e o mensageiro divino encontrou-se de novo com a mulher enquanto estava no campo, na ausência do marido. A mulher correu depressa e avisou o marido, dizendo: "Apareceu-me o homem que se encontrou comigo aquele dia." Manué levantou-se e seguiu sua mulher. Chegando até o homem, perguntou-lhe: "És tu oTívjTTiitm que falou com esta mulher?" "Sou eu", respondeu ele. Manué perguntou: "Quando tua palavra se cumprir, que normas o menino deve seguir e o que deve fazer?" O anjo do Senhor respondeu a Manué: "Abstenha-se tua mulher de tudo o que eu lhe disse. Não deve comer nada do que produz a vinha, não deve beber vinho ou bebida alcoólica, nem comer qualquer coisa impura; abstenha-se de tudo o que lhe prescrevi." Manué disse ao mensageiro do Senhor: "Fica conosco, por favor, enquanto vamos preparar-te um cabrito." O anjo do Senhor respondeu a Manué: "Mesmo que me faças ficar, não provarei a comida. Mas se quiseres, oferece um holocausto ao Senhor." Sem saber que se tratava de um mensageiro do Senhor, Manué lhe perguntou: "Qual é o teu nome para que, quando se cumprir tua palavra, possamos te honrar." O anjo do Senhor lhe disse: "Por que perguntas pelo meu nome? Ele é misterioso."
Manué pegou o cabrito e a oblação e ofereceu sobre a pedra ao Senhor que faz maravilhas. Manué e sua mulher observavam. Enquanto as chamas se elevavam de cima do altar para o céu, com as chamas do altar subiu também o anjo do Senhor. À vista disso Manué e a mulher caíram com o rosto em terra. O anjo do Senhor não apareceu mais a Manué e sua mulher. Manué se deu conta de que era o anjo do Senhor, e disse para a mulher: "Vamos morrer na certa porque vimos a Deus!" Mas a mulher disse: "Se o Senhor quisesse nos fazer morrer, não teria aceito de nossas mãos o holocausto e a oblação; não nos teria deixado ver tudo isso que acabamos de ver, nem ouvir o que ouvimos."
A mulher deu à luz um filho e lhe deu o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou. O espírito do Senhor começou a impelir a Sansão em Maané-Dã, entre Saraá e Estaol.

Casamento de Sansão

Sansão desceu a Tamna e viu ali uma jovem mulher filistéia. Ao subir comunicou a seus pais: "Em Tamna vi uma jovem filistéia; pedi-a agora para mim como esposa!" Os pais lhe responderam: "Será que não há mulher entre as moças de tua parentela ou em todo o teu povo, para que te vás casar entre estes filisteus incircuncisos?" Mas Sansão insistiu com o pai: "Pede-me essa mulher, pois só ela me agradou." Os pais não sabiam que isso vinha do Senhor, o qual buscava um pretexto contra os filisteus, pois naquele tempo dominavam sobre Israel.
Sansão desceu com os pais a Tamna. Ao chegar às vinhas de Tamna, de repente um leãozinho saiu-lhe rugindo ao encontro. O espírito do Senhor apoderou-se de Sansão, que, sem nada na mão, esquartejou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou aos pais o que fez. Depois desceu a Tamna, falou com a mulher da qual tinha gostado. Mais tarde, quando voltava para casar com ela, fez um desvio para ver a carcaça do leão e encontrou ali um enxame de abelhas com mel. Recolheu o mel no côncavo das mãos e foi comendo pelo caminho. Alcançando os pais, deu-lhes mel e eles também comeram. Mas não lhes contou que havia retirado o mel do esqueleto do leão.
O pai desceu também à casa da noiva e Sansão deu ali uma festa como é costume os jovens fazerem. Quando o viram, os filisteus destacaram trinta companheiros para estarem com ele. "Vou propor-vos um enigma", disse-lhes Sansão. "Se durante os sete dias de festa conseguirdes decifrá-lo corretamente para mim, dar-vos-ei trinta túnicas de linho e trinta mudas de roupa. Mas se não puderdes decifrá-lo, sereis vós a me dar trinta túnicas de linho e trinta mudas de roupa." Eles disseram: "Propõe teu enigma, queremos ouvir!" Sansão lhes disse:

 "Do que come saiu comida
e do forte saiu doçura."

Nos três primeiros dias não puderam decifrar o enigma. No quarto dia disseram para a mulher de Sansão: "Seduz teu marido para que nos explique o enigma. Do contrário te queimaremos com a casa de teu pai. Ou nos convidastes para nos roubar?" A mulher de Sansão começou então a chorar sobre seu ombro e disse: "Tens apenas ódio e não amor por mim! Propuseste um enigma para a minha gente, mas não me revelaste o sentido!" Sansão lhe disse: "Nem mesmo a meus pais revelei o sentido e deveria revelá-lo a ti?" Ela chorou sobre seu ombro durante os sete dias da festa. No sétimo dia, de tanto ela o importunar, Sansão lhe revelou o sentido e ela o contou à sua gente. No sétimo dia, antes do pôr-do-sol, os homens da cidade disseram a Sansão:

"O que é mais doce que o mel?
E o que mais forte que o leão?"

Sansão lhes disse:

"Se não tivésseis lavrado com minha novilha,
não teríeis encontrado a solução do enigma!"

Então o espírito do Senhor se apoderou de Sansão e ele desceu até Ascalon, matou trinta de seus homens, despojou-os e deu as mudas de roupa aos que adivinharam o enigma. Depois, inflamado de cólera, subiu para a casa do pai. A mulher de Sansão, porém, ficou para um de seus companheiros que lhe fizeram companhia.

Vingança de Sansão

Algum tempo depois, por ocasião da colheita do trigo, Sansão foi visitar sua mulher, levando um cabrito. "Quero", disse ele, "entrar no quarto de minha mulher!" Mas o pai dela não lhe permitiu entrar, dizendo: "Sem dúvida a odeia, pensei eu; por isso a dei a teu companheiro. A sua irmã mais nova não é mais bonita do que ela? Aceita no lugar da outra!" Sansão lhe disse: "Desta vez sou inocente do prejuízo que vou causar aos filisteus!" Sansão foi embora e capturou trezentas raposas; pegou tochas, amarrou-lhes as caudas duas a duas e colocou no meio cada vez uma tocha. Depois acendeu as tochas e soltou as raposas nos trigais dos filisteus, incendiando tudo, tanto o trigo já empilhado como o que estava ainda de pé, tanto as vinhas como os olivais. Os filisteus perguntaram: "Quem fez isso?" "Foi Sansão", disseram, "o genro daquele homem de Tamna, por ele ter dado sua mulher ao companheiro". Então os filisteus subiram e queimaram a mulher com seu pai. Sansão lhes disse: "Já que fizestes uma coisa destas, não descansarei enquanto não me vingar de vós!" E atracou-se com eles numa luta corpo a corpo, provocando uma grande matança. Depois desceu para morar na fenda do rochedo de Etam.
Os filisteus subiram, acamparam em Judá e fizeram uma incursão na região de "Queixada". Os homens de Judá perguntaram: "Por que subistes contra nós?" Eles responderam: "Subimos para prender Sansão, para fazer-lhe o mesmo que ele nos fez." Então três mil homens de Judá desceram até a fenda do rochedo de Etam e disseram a Sansão: "Não sabes que estamos sob o domínio dos filisteus? Por que fizeste isto conosco?" Sansão lhes respondeu: "O mesmo que fizeram comigo, eu fiz com eles." E eles disseram: "Viemos para te prender e entregar aos filisteus." Sansão lhes disse: "Jurai-me que não me ireis matar vós mesmos." Eles disseram: "Não! Viemos apenas para te prender e entregar. De maneira alguma te mataremos." Amarraram-no com duas sogas novas e o retiraram do rochedo. Ao chegar a "Queixada" os filisteus vieram-lhe ao encontro com gritos de guerra. Então o espírito do Senhor apoderou-se dele e as sogas sobre os braços tornaram-se como fios de linho que queimam no fogo e as amarras das mãos se desfizeram. Havia ali uma queixada de burro ainda fresca. Ele estendeu a mão, agarrou-a e com ela matou mil homens. Depois Sansão disse:

"Com uma queixada de burro
e um ou dois golpes,
com uma queixada de burro
matei mil homens!"

Dizendo isso, jogou fora a queixada e chamou aquele lugar "Alto da Queixada". Como estivesse com muita sede, Sansão suplicou ao Senhor e disse: "Tu concedeste pelas mãos do teu servo esta grande vitória. Agora, porém, ou morro de sede ou caio em poder destes incircuncisos!" Então Deus fendeu o Pilão que está em "Queixada" e dele correu água. Sansão bebeu, recobrou as forças e reviveu. Por isso deram o nome de "Fonte do Suplicante" à fonte que até hoje se acha em "Queixada".
Sansão foi juiz de Israel, no tempo dos filisteus, durante vinte anos.
Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta e entrou em sua casa. Quando os habitantes souberam que Sansão havia chegado, cercaram-no e montaram uma emboscada na porta da cidade durante a noite inteira: Ficaram tranqüilos durante a noite inteira, pensando: "Ao clarear da manhã vamos matá-lo." Mas Sansão dormiu até a meia-noite. Aí levantou, e agarrando nas folhas da porta da cidade e nos dois postes, arrancou-os com barra e tudo. Depois pôs nas costas e os levou ao alto do monte que está defronte de Hebron.

Sansão e Dalila

Depois Sansão se enamorou de uma mulher na torrente de Sorec; seu nome era Dalila. Então os chefes filisteus se dirigiram a ela e disseram: "Seduze a Sansão e descobre em que está a sua grande força e como o poderíamos vencer, amarrando-o e sujeitando-o. Nós te daremos, cada um, mil e cem ciclos de prata." Dalila perguntou a Sansão: "Em que está tua grande força e com que deves ser amarrado para te subjugar?" Respondeu-lhe Sansão: "Se me amarrassem com sete cordas de arco, frescas e ainda não curtidas, ficaria fraco e seria como qualquer outro homem."
Os chefes filisteus levaram a Dalila sete cordas de arco, frescas e ainda não curtidas, com as quais ela o amarrou. Tendo homens emboscados no quarto, Dalila gritou: "Sansão, os filisteus estão aqui!" E ele despedaçou as cordas como se despedaça um fio de estopa chamuscada pelo fogo, e não se conheceu o segredo de sua força.
Dalila disse a Sansão: "Zombaste comigo, contando-me mentiras. Conta-me agora, por favor, como deves ser amarrado." Ele disse: "Se eu for amarrado com sogas novas ainda não usadas, ficarei fraco e serei como qualquer outro homem." Dalila tomou sogas novas, amarrou-o com elas e gritou: "Sansão, os filisteus estão aqui!" Havia homens emboscados no quarto, mas ele despedaçou as sogas de seus braços como se fossem fios.
Dalila disse a Sansão: "Até aqui zombaste comigo e me contaste mentiras. Conta-me como deves ser amarrado!" Sansão lhe disse: "Se teceres as sete tranças de minha cabeleira com a urdidura de um tear e as fixares com um pino, ficarei fraco e serei como qualquer outro homem." Ela o fez dormir, teceu as sete tranças de sua cabeleira com a urdidura, fixou-as em um pino e gritou: "Sansão, os filisteus estão aqui!" Despertando do sono ele arrancou o pino do tear e a urdidura.
Então ela lhe disse: "Como podes dizer 'eu te amo' se não confias em mim? Três vezes já me enganaste não me revelando em que está tua grande força." Como ela o importunasse e insistisse todos os dias com suas lamúrias, ele caiu num desespero mortal, e lhe contou todo o segredo: "A navalha jamais passou sobre minha cabeça", disse ele, "pois sou consagrado a Deus desde o seio de minha mãe. Se eu fosse rapado, minha força me abandonaria. Eu ficaria fraco e seria como qualquer outro homem."
Dalila percebeu que ele havia contado todo o segredo e mandou chamar os chefes filisteus, dizendo: "Subi, porque desta vez Sansão me contou todo o segredo." Os chefes filis-teus acorreram, trazendo o dinheiro. Ela fez Sansão dormir no seu colo, chamou um homem e este rapou as sete tranças da cabeleira de Sansão. Sansão começou a enfraquecer e sua força o abandonou. Então ela gritou: "Sansão, os filisteus estão aqui!" Ele despertou do sono. "Sairei como das outras vezes e me safarei!", pensou ele, sem saber que o Senhor o havia abandonado. Os filisteus o agarraram, furaram-lhe os olhos e o fizeram descer a Gaza. Ligaram-no com duas correntes de bronze, e ele ficou movendo a mó do moinho na prisão. Entretanto, os cabelos da cabeça cortados começaram a crescer de novo.

Morte de Sansão

Ora, os chefes filisteus reuniram-se para oferecer um grande sacrifício ao deus Dagon e para festejar. Diziam:

"Nosso deus nos entregou na mão
o nosso inimigo Sansão."

Ao ver Sansão, o povo dava vivas a seu deus e dizia:

"Nosso deus nos entregou na mão
o nosso inimigo Sansão;
aquele que devastou nosso país
e fez quantas vítimas quis!"

Quando já estavam bem alegres, disseram: "Chamai Sansão para que nos divirta!" Mandaram chamar Sansão da prisão para que dançasse diante deles. Como o tivessem colocado entre duas colunas, Sansão disse ao menino que o levava pela mão: "Deixa-me onde possa tocar as colunas que sustentam o templo e apoiar-me nelas." O templo estava repleto de homens e mulheres. Estavam ali inclusive todos os chefes filisteus. Havia gente até no terraço, ao todo cerca de três mil homens e mulheres que assistiam Sansão dançar. Sansão invocou o Senhor e disse: "Senhor Deus, por favor, lembra-te de mim! Dá-me forças, ó Deus, só mais esta vez para que eu tire uma única vingança dos filisteus pelos meus dois olhos." Sansão apalpou as duas colunas centrais que sustentavam o templo, apoiou-se contra uma com a direita e contra a outra com a esquerda, e gritou: "Morra eu com os filisteus!" Estendeu com força os braços e o templo desabou sobre os chefes e todo o povo que ali estava. Assim, os que Sansão matou ao morrer foram mais numerosos do que os que matou em vida. Os parentes e toda a sua família desceram e o levaram embora, sepultando-o entre Saraá e Estaol, no túmulo de seu pai Manué.
Sansão foi juiz de Israel durante vinte anos.

Tradução de Ludovico Garmus

Antigo Testamento | Livro dos Juizes (séculos XI-VI a.C. | Palestina)

No começo era o Verbo e o Verbo era Deus? Bem, o que interessa aqui é que o verbo da Bíblia registra uma variedade de crimes, perseguições, guerras tribais, espionagens etc. Este lado, digamos, antropológico ou etnográfico (mas também literário) de registro dos povos da época, em suas vivências históricas, mitológicas ou cotidianas, mais o fato de nos lembrar que a violência do ser humano sempre existiu, é que justifica a presença destes dois textos nesta antologia.



SANSÃO E DALILA



Data de lançamento 1951 (2h 08min)
Direção: Cecil B. DeMille
Elenco: George Sanders, Victor Mature, Hedy Lamarr mais
Gêneros Aventura, Histórico, Drama, Romance
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
Sansão, um forte homem de uma tribo escravizado pelos filisteus, se apaixona por Semadar, uma devota ao reino dominante que se envolve com Ahtur, o que leva a uma guerra entre os dois povos. Na briga, Semadar acaba morta e sua irmã Dalila, que sempre amou Sansão secretamente, jura vingança. Ela planeja seduzi-lo para que ele revele seu segredo para entregá-lo ao seu líder, Saran de Gaza.

Título original 
Samson and Dalila
Distribuidor -
Ano de produção 1949
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento 3 000 000 $
Idiomas Inglês
Formato de produção -
Cor Colorido



Sansão e Dalila Filme Completo


Sansão e Dalila
 1949
Samson and Delilah
Dirigido por: Cecil B. DeMille




131 minutos
A história dos personagens do Velho Testamento, Sansão e Dalila, é mostrada aqui de modo monumental e com riqueza de detalhes. O épico de Cecil B. DeMille possui cenas memoráveis, como a da destruição do templo dos filisteus e cenários que até hoje impressionam por sua suntuosidade. Victor Mature e Hedy Lamarr interpretam Sansão e Dalila com brilhantismo e emoção. Um filme obrigatório para todos os amantes da 7ª arte.
Estreia Mundial:
1949

Elenco de Sansão e Dalila
Hedy Lamarr Delilah
Victor Mature Samson
Angela Lansbury Semadar
Fay Holden Hazelelponit
Fritz Leiber
George Sanders The Saran of Gaza
Henry Wilcoxon Prince Ahtur
James Craven (I) Prince
John 'Skins' Miller Man with Burro
Julia Faye Hisham
Kasey Rogers Spectator
Lane Chandler Teresh
Nils Asther Prince
Olive Deering Miriam
Russ Tamblyn Saul
Stephen Roberts (II) Bergam
William Farnum Tubal



Sansão e Dalila
1949  Drama/Ação 2h 14m
Samson, o herói dos israelitas, ganha a mão de uma mulher filistéia, Semadar, em uma competição de força. Quando ela é morta durante um conflito na noite de núpcias, no entanto, Sansão se torna um homem caçado que os filisteus, incluindo a irmã de Semadar, Dalila, querem punir. Isto torna-se complicado, no entanto, quando Sansão, de repente adquire super poderes dado por Deus, e os sentimentos verdadeiros de Dalila por Sansão se tornam aparentes.
Data de lançamento: janeiro de 1950 (EUA)
Direção: Cecil B. DeMille
Música composta por: Victor Young
Figurino: Edith Head, Dorothy Jeakins, Gwen Wakeling, Elois Jenssen, Gile Steele
Roteiro: Jesse L. Lasky Jr., Fredric M. Frank, Harold Lamb

Elenco
Ver + 15

Hedy Lamarr
Delilah



Victor Mature
Samson

Angela Lansbury
Semadar




Samson and Delilah - full movie - full movie



Sanson y Dalila (Parte 1) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 2) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 3) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 4) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 5) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 6) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 7) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 8) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 9) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 10) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 11) Castellano


Sanson y Dalila (Parte 12) Castellano


Samson and Delilah - full movie - full movie


Sansone e Dalila (Sanson and Delilah) 1949 Cecil B. DeMille

Referências

https://www.e-livros.xyz/imagens/livros/os-100-melhores-contos-de-crime-e-mistrio-da-literatura-universal-flvio-moreira-da-costa.jpg
https://www.e-livros.xyz/ver/os-100-melhores-contos-de-crime-e-mistrio-da-literatura-universal-flvio-moreira-da-costa
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-9288/
https://filmow.com/sansao-e-dalila-t13679/
https://www.google.com.br/search?q=samson+and+delilah+1949&rlz=1C1PRFB_enBR559BR559&oq=Samson+and+&aqs=chrome.3.69i57j0l5.15938j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8
https://youtu.be/a9968bcrywY
https://youtu.be/BMY_SW5j2ak






Nenhum comentário:

Postar um comentário