quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

BRASILEIRA

"Mas, explicou o cego, a História não é só essa que está nos livros," ------ PROFISSÃO ESPERANÇA ---------- ----------- Estrada do Sol Clara Nunes É de manhã Vem o sol Mas os pingos da chuva Que ontem caíram Ainda estão a brilhar Ainda estão a bailar Ao vento alegre Que me traz esta canção Quero que você Me dê a mão Que eu vou sair por aí Sem pensar No que foi que sonhei Que chorei, que sofri Pois a nossa canção Já me fez esquecer Me dê a mão Vamos sair pra ver o sol Composição: Dolores Durán / Tom Jobim. _________________________________________________________________________________________________________ ----------
----------- DEMOCRACIA INEGOCIÁVEL ----------- ------------ Rapaz Folgado Aracy de Almeida Deixa de arrastar o teu tamanco Pois tamanco nunca foi sandália E tira do pescoço o lenço branco Compra sapato e gravata Joga fora essa navalha que te atrapalha Com chapéu do lado deste rata Da polícia quero que escapes Fazendo samba-canção, já te dei papel e lápis Arranja um amor e um violão Malandro é palavra derrotista Que só serve pra tirar todo o valor do sambista Proponho ao povo civili..zado Não te chamar de malandro E sim de rapaz folgado. Composição: Noel Rosa. ----------- _________________________________________________________________________________________________________ "JOGA FORA ESSE IMPROVISO QUE TE AGONIZA." _________________________________________________________________________________________________________ ----------- Ao vivo: Três Poderes se reúnem no Congresso para lembrar 8 de Janeiro Poder360 Transmitido ao vivo em 8 de jan. de 2024 #congresso #aovivo #8dejaneiro As cúpulas do Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem nesta 2ª feira (8.jan.2024) no Salão Negro do Congresso Nacional para lembrar 1 ano dos ataques de 8 de Janeiro às sedes dos Poderes. A cerimônia espera cerca de 500 pessoas, terá o hino nacional cantado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, mas terá presença esvaziada de governadores e congressistas. Estarão presentes os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (República), Rodrigo Pacheco (Senado) e Roberto Barroso (STF). Arthur Lira (Câmara) não comparecerá por problemas de saúde familiar. O tom dos discursos deve ser de pacificação e união. Lula, ao menos, deve ter uma fala dura contra os envolvidos nos ataques de 1 ano atrás. https://www.youtube.com/watch?v=uUnE-impBxM _________________________________________________________________________________________________________ ------------
----------- _________________________________________________________________________________________________________ ... A senhora é uma velha rabugenta, isto é o que a senhora é, uma velha rancorosa, incapaz de perdoar uma falta da mocidade pela qual já tantas vezes pedi perdão”. _________________________________________________________________________________________________________ ------------ Livro Viva o Povo Brasileiro João Ubaldo Ribeiro Obra que confirmou definitivamente o lugar de João Ubaldo Ribeiro entre os maiores escritores de língua portuguesa, Viva o povo brasileiro foi lançado treze anos depois de Sargento Getúlio. Consagrado pela crítica e pelos leitores e considerado um dos mais importantes romances da literatura nacional, o livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens.Viva o povo brasileiro se desenvolve em grande parte no século XIX, mas também viaja a 1647 e avança até 1977. Nele, realidade e ficção se misturam para criar um épico brasileiro com passagens heróicas e cômicas, tendo como pano de fundo momentos decisivos para a história do país, como a Revolta de Canudos e a Guerra do Paraguai.Como aponta em seu texto "Brava gente brasileira" o professor de literatura João Luís C. T. Ceccantini, Viva o povo brasileiro é uma espécie de ?epopéia às avessas´, em que a história do Brasil ressurge não sob a perspectiva da ?História oficial´, mas pela ótica de personagens anônimos do povo brasileiro. Na trama, o escritor segue as trilhas de um romance popular, sem cair no "popularesco" ou no "populismo". E a saída que encontra para produzir um texto acessível mas ao mesmo tempo de alto nível literário é a da paródia e do humor."Traduzido para o alemão, espanhol, francês e italiano, e vertido para o inglês pelo próprio autor em dois anos de incomum e árduo trabalho, Viva o povo brasileiro ganhou em 1984 o prêmio Jabuti e o Golfinho de Ouro, do Governo do Rio de Janeiro. _________________________________________________________________________________________________________ ---------- ----------- Lero Lero Edu Lobo Sou brasileiro de estatura mediana Gosto muito de fulana mas sicrana é quem me quer Porque no amor quem perde quase sempre ganha Veja só que coisa estranha, saia dessa se puder Não guardo mágoa, não blasfemo, não pondero Não tolero lero-lero, devo nada pra ninguém Sou descansado, minha vida eu levo a muque Do batente pro batuque faço como me convém Eu sou poeta e não nego a minha raça Faço versos por pirraça e também por precisão De pé quebrado, verso branco, rima rica Negaceio, dou a dica, tenho a minha solução Sou brasileiro, tatu-peba taturana Bom de bola, ruim de grana, tabuada sei de cor Quatro vez sete vinte e oito nove´s fora Ou a onça me devora ou no fim vou rir melhor Não entro em rifa, não adoço, não tempero Não remarco, marco zero, se falei não volto atrás Por onde passo deixo rastro, deito fama Desarrumo toda a trama, desacato satanás Brasileiro de estatura mediana Gosto muito de fulana mas sicrana é quem me quer Porque no amor quem perde quase sempre ganha Veja só que coisa estranha, saia dessa se puder Diz um ditado natural da minha terra Bom cabrito é o que mais berra onde canta o sabiá Desacredito no azar da minha sina Tico-tico de rapina, ninguém leva o meu fubá Composição: Edú Lobo / Cacaso. https://www.letras.mus.br/edu-lobo/45625/ _________________________________________________________________________________________________________ ----------
----------- Estão Voltando As Flores Paulo Soledade Vê, estão voltando as flores Vê, nessa manhã tão linda Vê, como é bonita a vida Vê, há esperança ainda Vê, as nuvens vão passando Vê, um novo céu se abrindo Vê, o sol iluminando Por onde nós vamos indo Por onde nós vamos indo Composição: Paulo Valente Soledade -------------- ------------ Estão Voltando as Flores Helena de Lima Composição: Composta Em 1961 / Paulo Soledade. https://www.letras.mus.br/helena-de-lima/1465622/ _________________________________________________________________________________________________________ ----------- '__ Mas, explicou o cego, a História não é só essa que está nos livros, até porque muitos dos que escrevem livros mentem mais do que os que contam histórias de Trancoso. […] Além disso, continuou o cego, a História feita por papéis deixa passar tudo aquilo que não se botou no papel e só se bota no papel o que interessa. […] Alguém que roubou escreve que roubou, quem matou escreve que matou, quem deu falso testemunho confessa que foi mentiroso? Não confessa. Alguém escreve bem do inimigo? Não escreve. Então toda a História dos papeis é pelo interesse de alguém.' Assim, João Ubaldo constrói um monumento literário que, de certa forma, faz uma “história da História”, dando à primeira um caráter mais autêntico e mais verossímil e questionando as verdades, por vezes assumidas como irretocáveis, da segunda. Isso fica bem claro quando o leitor entra em contato com o discurso do cego Faustino: Mas explicou o cego, a História não é só essa que está nos livros, até porque muitos dos que escrevem livros mentem mais do que os que contam histórias de Trancoso. Houve no tempo do antigo Egito, terra do rei São Salomão, cerca da terra da Rainha de Sabá, por cima do Reino Judeu, uma grande blioteca, que nela tudo continha sobre o conhecimento, chamada de Alsandria. Pois muito bem, um belo dia, essa grande blioteca pega fogo, subindo na fumaça todo aquele conhecimento e até os nomes dos que tinham o mais desse conhecimento e escrito os livros que lá havia. Desde esse dia que se sabe que toda a história é falsa e cada geração que chega resolve o que aconteceu antes dela e assim a história dos livros é tão inventada quanto a dos jornais, onde se lê cada peta de arrepiar os cabelos. Poucos livros devem ser confiados, assim como poucas pessoas, é a mesma coisa. Além disso, continuou o cego, a História feita por papéis deixa passar tudo aquilo que não se botou no papel e só se bota no papel o que interessa. Alguém que tenha o conhecimento da escrita pega de pena e tinteiro para botar no papel o que não lhe interessa? Alguém que roubou escreve que roubou, quem matou, escreve que matou, quem deu falso testemunho confessa que foi mentiroso? Não confessa. Alguém escreve bem do inimigo? Não escreve. Então toda a história dos papéis é pelo interesse de alguém. (RIBEIRO, 2008 p, 331) Tiago Marcenes Ferreira da Silva Doutor em Literatura brasileira pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Literatura brasileira pela Universidade de Brasília – UnB. Docente do Instituto Federal de Brasília. _________________________________________________________________________________________________________ ------------ _________________________________________________________________________________________________________ 2º TEMPO _________________________________________________________________________________________________________ ---------- ----------- Conheça a mulher que defendeu a democracia no 8/1 | Lula, Moraes e autoridades lembram ataques ----------- Transmissão ao vivo realizada há 21 horas #MyNews #segundachamada #segundachamada O Canal MyNews estreia hoje em seu o programa Segunda Chamada em novo formato, resultado da reformulação de sua grade de programação. O dia 8 de janeiro não foi coincidência: foi escolhido para lançar o novo programa como reafirmação do compromisso do Canal com a democracia, cuja essência está nas eleições livres e soberanas. O programa de estreia é transmitido ao vivo e inaugura ainda o estúdio do MyNews em Brasília, de onde passa a ser presencial. Traz o que ninguém ainda contou no nefasto enredo golpista, cujo desfecho foi o espetáculo de depredação das sedes dos Três Poderes da República, em uma tentativa de revogar a vontade popular. Afonso Marangoni, Alice Rabello e João Bosco Rabello informam e comentam o episódio, a partir do rico e emocionante depoimento da coronel Mônica Barbosa, Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, citada como exemplo pelo então interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli. ________________ https://www.youtube.com/watch?v=sW1d7Dul0xM _________________________________________________________________________________________________________ ----------- ----------- Aline Souza - Tudo Entregarei (Clipe Oficial MK Music) ---------- Letras Ao Deus que me criou Ao Deus que me amou Tudo entregarei Tudo entregarei Ao Deus que derramou O seu melhor por mim Tudo entregarei Tudo entregarei Constrangido eu estou Infinito é o Teu amor Para sempre vou Te adorar Eu entrego tudo em Teu altar O melhor que tenho Só darei aquilo que me custar Ao Deus que me criou Ao Deus que me amou Tudo entregarei Tudo entregarei Ao Deus que derramou O seu melhor por mim Tudo entregarei Tudo entregarei Constrangido eu estou Infinito é o Teu amor Para sempre vou Te adorar Eu entrego tudo em Teu altar O melhor que tenho Só darei aquilo que me custar Eu entrego tudo em Teu altar O melhor que tenho Só darei aquilo que me custar Digno é o Senhor De honra e louvor Digno é pra sempre é Digno é o Senhor De honra e louvor Digno é o Senhor Eu entrego tudo em Teu altar O melhor que tenho Só darei aquilo que me custar Eu entrego tudo em Teu altar O melhor que tenho Só darei aquilo que me custar Ao Deus que me criou Ao Deus que me amou Tudo entregarei Tudo entregarei Compositores: Renato Cesar / Filipe Bitencourt _________________________________________________________________________________________________________ -----------
------------ Organização da Sociedade Civil: O que é, Tipos e...

Nenhum comentário:

Postar um comentário