quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Lúcido, Consciente e Sagaz


 “O lugar de pessoa afirma a superioridade daquilo que está ligado às pessoas. Primeiro as pessoas, depois as coisas! é o slogan que materializa esse lugar. Quando um candidato a governador diz, por exemplo, que, se for eleito, construirá trinta escolas, seu opositor dirá, utilizando o lugar de pessoa, que não construirá escolas. Procurará, isto sim, dar condições mais humanas ao trabalho do professor, melhores salários, programas de reciclagem etc. Dará preferência ao homem, não aos tijolos. O seguinte trecho, de autoria de um ex-presidente da república do Brasil vivo, utiliza o lugar de pessoa:

 A democracia brasileira está marchando para ser a liberdade do mercado, do deus mercado, erigido como senhor da guerra e da paz, o mágico sistema que pode resolver tudo. O mercado não resolve os problemas da fome, das doenças, da segurança. Não vejo senão como uma ficção desonesta que a solução para o bem-estar seja um Estado mínimo e uma sociedade economicamente permissiva.

 Condeno o Estado, polvo de mil tentáculos, invadindo os setores privados. Mas tem de ser forte para harmonizar conflitos, proteger os mais fracos, tornar efetiva a livre concorrência e, sobretudo, ser gestor de um aparato que aprofunde a democracia, voltado para coibir as injustiças. E da soberania divina que ”o homem não foi feito para o Sábado, e sim o Sábado para o homem”. [. . .] O mercado, considerado sob o ponto de vista dogmático e sagrado, leva ao desemprego estrutural, ao desemprego conjuntural.

 O homem fica transformado num insumo que pode ser desagregado do conjunto da produção. Desempregar para diminuir custos, como se pudéssemos abstrair do desempregado todas as conseqüências humanas de sua condição5.”



Lugar de Partidos Políticos Registrados no TSE


Lugar de Partidos Políticos do Brasil

Principais Partidos Políticos Brasileiros, história política brasileira, fundação, ideais defendidos



Autor do Lugar de Pessoa?


Partido Político do Autor do Lugar de Pessoa?


Lugar de Partido Político do Autor do Lugar de Pessoa?


O desafio a que o leitor será submetido é o de identificar, dentre os ex- presidentes da república vivos, as respostas para as três perguntas anteriores.

Quem não acertar nenhuma das 3, é lúcido, consciente e sagaz.

Quem acertar apenas 1 (uma) é lúcido e consciente.

Quem acertar 2 (duas) é lúcido.

Quem acertar 3 (três) pode considerar-se o antônimo de lúcido, consciente e sagaz.

O Gabarito encontra-se ao final deste.

Boa Sorte!

Cabem recursos.




            Antônimo de Consciente
1. automático, desacordado, leigo, irracional, inconsciência, leviano, inanimado, síncope, lipotimia, desfalecimento, irreflexo, irreflexivo, mecânico, maquinal, fanico, chilique, desconsciência,  apsiquia,  desbotadura,  inconsciente, involuntário, delíquio, desmaio, espontâneo, impensado, desacordoimpulsivo, insensato, inadvertido, inconsulto, desmaiado, desfalecido, instintivo, distraído.

                                                                            
1. babaca, papalvo, inocente, babuíno, pacóvio, basbaque, lorpa, patego, badana, bate-orelha, paspalho, babanca, provinciano, trouxa, anastácio, tanso, ridículo, estúpido, inepto, obstuso, paspalhão, , pateta, inhenho, ingénuo, sandio, ingênuo, besta.
3. baboca, abobalhado, palerma, parvo, aparvalhado, idiota, tolo, tonto, imprudente, aselha, atado, otário,mentecapto, bronco, descuidado.
4. louco.
5. louco, obtuso.



“5. José Sarney, ”O Homem e o Sábado”, Folha de S. Paulo, 12.9.1997, p. 1-2.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário