terça-feira, 12 de novembro de 2019

Alegorias de um Carrasco



“Todo mundo sendo solto hoje… Com certeza vão soltar a Josiane também”


Os Donos dos Pedaços?


STN (Supremo Tribunal Noveleiro) X STF (Supremo Tribunal Federal)




Josiane estaria para Luiz Inácio assim como Maria da Paz estaria para o povo brasileiro?

Vilãzinha, Vilãozão, Guerreirona, Guerreirão?

Messianismo X Evangelismo ?



"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.
Isaías 43:25


“Não vim aqui para te dar sermão. Eu vim para te dar esperança.”

Maria da Paz



Sinopse de Novela A Dona do Pedaço de Walcyr Carrasco


Jô, vilã de ‘A Dona do Pedaço’, não sai da cadeia nem com ajuda do STF
Até o noveleiro Walcyr Carrasco brincou com a situação da assassina patricinha, cujo julgamento — em primeira instância — acontece nesta semana
Por Eduardo F. Filho
access_time11 nov 2019, 19h11 - Publicado em 11 nov 2019, 19h01



Agatha Moreira no papel de Jô  (João Cotta/TV Globo)

Em meio à soltura, no final da semana passada, de figurões presos na Lava Jato como o ex-presidente Lula e o ex-ministro José Dirceu, uma pergunta passou a intrigar os fãs de novelas: quando é que Josiane (Agatha Moreira), a vilã patricinha de A Dona do Pedaço, será beneficiada pela decisão do STF? O julgamento da filha da boleira Maria da Paz (Juliana Paes) acontecerá nesta semana — ou seja, a rigor a moça nem deveria estar presa, pois ainda nem foi julgada em primeira instância. Mesmo assim, continua presa por dias e dias a fio. Uma injustiça com Jo — e com o pobre espectador.

A detenção de Jô virou um assunto quente nas redes sociais, e não só por sua longa duração na trama. Como boa parte dos lances da reta final da novela envolvem a personagem, sua cela virou palco de uma romaria de visitantes sem fim. É muita chave para pouca cadeia. Note-se que Jô, que é nojentinha mas elegantíssima, continua usando o mesmo tailleur impecável desde que entrou em cana.

Assumindo ares de ministro de um hipotético “STN” (Supremo Tribunal Noveleiro), o autor Walcyr Carrasco entrou na brincadeira. No domingo 10, ele escreveu em seu Instagram: “Todo mundo sendo solto hoje… Com certeza vão soltar a Josiane também”. Mas ainda falta passar muita água por baixo dessa ponte. Dentro da cadeia, consta que a vilãzinha se transformará em uma serva de Deus: ela se converterá em evangélica.





Os planos de Lula: ex-presidente quer viajar pelo Brasil e reorganizar oposição ao governo



O ex-presidente Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR) 26/04/2019 Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

Carolina Brígido, Gustavo Schimitt e Sérgio Roxo

SÃO PAULO E BRASÍLIA — A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula vai pedir nesta sexta-feira sua imediata liberdade à 12ª Vara de Execuções Penais (VEP) de Curitiba. Caberá à juíza Carolina Lebbos autorizar a soltura do petista e de outros presos na mesma situação, como o ex-ministro José Dirceu.

A decisão, no entanto, não é automática. O juiz de execução pode ainda decretar prisão preventiva do petista, se assim for pedido pelo Ministério Público e se considerar que existem os requisitos previstos em lei para isso — como, por exemplo, periculosidade do réu e risco de fuga. Não há prazo definido em lei para que ele se manifeste.




Alegoria - Conceito, o que é, Significado


Símbolos alegóricos universais
A figura da pomba comunica uma ideia concreta: a paz. Da mesma forma, a raposa simboliza a astúcia; o leão a força; o corvo a fatalidade e a serpente o conceito de maldade.



A alegoria é um recurso literário que se baseia no significado oculto das palavras. Desta forma, uma narração com uma mensagem aparente esconde uma mensagem paralela diferente. Normalmente, as histórias alegóricas contam histórias simples sobre indivíduos e animais, mas no fundo se trata de uma reflexão sobre ideias abstratas.
Símbolos alegóricos universais
A figura da pomba comunica uma ideia concreta: a paz. Da mesma forma, a raposa simboliza a astúcia; o leão a força; o corvo a fatalidade e a serpente o conceito de maldade.
Além dos animais vistos como símbolos, a alegoria também recorre à personificação. Desta maneira, um personagem se apresenta como símbolo de uma ideia abstrata. Assim, a figura feminina com uma venda nos olhos e uma balança na mão representam a justiça; um guerreiro pode representar a coragem e um esqueleto com uma foice é a imagem mais conhecida da morte.
Na criação literária
Na literatura as fábulas gregas representam um dos primeiros relatos alegóricos. Nestas histórias existem dois tipos de leitura: a real e a simbólica ou metafórica. Assim, os acontecimentos com os animais são apresentados como uma analogia da realidade humana. A famosa fábula da cigarra e a formiga atribuída originalmente a Esopo nos transmitem uma clara mensagem moralista: o trabalho e a constância têm sua recompensa, enquanto que o comportamento preguiçoso é uma tentação muito perniciosa.
Na "Divina Comédia" de Dante Alighieri, o autor relata em primeira pessoa que está perdido em uma selva escura. Ao longo da narrativa aparecem três feras que impedem sua passagem e com o propósito de ajudar Dante aparece o poeta Virgílio que se oferece para ser seu guia.
Ambos percorrem o inferno e o purgatório antes de chegar ao paraíso. O desenvolvimento da obra se apresenta como uma alegoria, onde na realidade há uma reflexão sobre os pecados e as tentações humanas.
Distinção entre parábola e alegoria
Ambos são recursos literários que visam transmitir algum tipo de ensino. Apesar da clara semelhança entre um e outro, trata-se de diferentes narrativas. A parábola é um relato inspirado em acontecimentos cotidianos com o propósito de comunicar uma mensagem moralista. A alegoria tem uma dimensão metafórica mais complexa. Nela, muitas vezes, aparecem diferentes elementos simbólicos que dão margem a qualquer tipo de interpretação.
Imagem: Fotolia. Gregory Lee





A Agulha e a Linha


“Adaptação do conto "Um Apólogo" de Machado de Assis. Roteiro e direção: Emmy Barbanti Curta realizado para a disciplina do 2º termo de Rádio e TV "Prática de Produção em TV II" ministrada por Adriana Nogueira e Willians Cerozzi Balan da Universade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)”





Um apólogo - Machado de Assis

“A clássica história da agulha e da linha de uma maneira que você nunca viu. Excelente!”





Um apólogo, de MACHADO DE ASSIS ou a agulha e a linha!

“Já que vocês elogiaram tanto minhas comprinhas da Bienal, aqui vai uma apresentação do conto: "Um apólogo" (1885), do nosso grande Machado de Assis.”



Referências

https://abrilveja.files.wordpress.com/2019/11/design-sem-nome-75.png?quality=70&strip=info&resize=680,453
https://veja.abril.com.br/blog/tela-plana/jo-vila-de-a-dona-do-pedaco-nao-sai-da-cadeia-nem-com-ajuda-do-stf/
https://extra.globo.com/incoming/24069339-190-d07/w640h360-PROP/xlula.jpg.pagespeed.ic.1hMZSRmTjA.jpg
https://extra.globo.com/noticias/brasil/os-planos-de-lula-ex-presidente-quer-viajar-pelo-brasil-reorganizar-oposicao-ao-governo-24069340.html
https://conceitos.com/wp-content/uploads/cultura/Alegoria-820x547.jpg
https://conceitos.com/alegoria/
https://youtu.be/6qjvG7ZRZQI
https://www.youtube.com/watch?v=6qjvG7ZRZQI
https://youtu.be/kYNCJXQ3Zac
https://www.youtube.com/watch?v=kYNCJXQ3Zac
https://youtu.be/GDuQXBk2pUs
https://www.youtube.com/watch?v=GDuQXBk2pUs

Nenhum comentário:

Postar um comentário