sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ressignificando Tia Eron e Padilha

Fala, significado e ressignificado

“Esse colegiado precisa se ressignificar”. Deputada da Comissão de Ética Tia Eron



Eliseu Padilha e a Lava Jato


— O que eu disse é que tenho certeza que as autoridades da Lava Jato saberão o momento em que deverão pegar, aprofundar e apontar tudo que deve apontar e pensar em concluir. Eu vi e li o que aconteceu com a Operação Mãos Limpas na Itália. Todos eles conhecem tanto quanto eu. Temos que fazer com que tenhamos o melhor resultado possível. Esse é o sentido de apontar quem é culpado e quem não é. Não teve outro significado (minha fala).  Ministro-chefe da Casa Civil Padilha

Ministro diz que esse sinal precisa ser dado para Brasil não repetir ‘efeitos deletérios’ da Operação Mãos Limpas na Itália

por Silvia Amorim
16/06/2016 16:17 / Atualizado 16/06/2016 19:42


Depois, em entrevista à imprensa, ele negou que a frase significasse uma defesa do fim da Lava-Jato.
— O que eu disse é que tenho certeza que as autoridades da Lava Jato saberão o momento em que deverão pegar, aprofundar e apontar tudo que deve apontar e pensar em concluir. Eu vi e li o que aconteceu com a Operação Mãos Limpas na Itália. Todos eles conhecem tanto quanto eu. Temos que fazer com que tenhamos o melhor resultado possível. Esse é o sentido de apontar quem é culpado e quem não é. Não teve outro significado (minha fala).



— Estamos aqui como julgadores e como tais, a primeira função que esse conselho precisa ter é a capacidade de olhar para dentro de si. E se a perdermos, esse conselho precisa ser ressignificado. Eu não compreendo como é que depois de sete meses, claro, os senhores todos homens não sabem o que é gestar, como é parir esse processo depois de sete meses, então chama "cadê Tia Eron?" para decidir o que vocês, homens, não conseguiram resolver. Então eu vou resolver — afirmou Tia Eron.








   Ressignificar, na prática, é a capacidade que possuímos e quase não percebemos, de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas; de perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido àquilo que já estava formatado no nosso sistema de valores e crenças.

   Ressignificar é um processo de modificação do filtro pelo qual percebemos os acontecimentos. 

    A finalidade é alterar o significado anteriormente dado.

    Quando o significado se modifica, mudamos também nossa maneira de agir.

   O significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o vemos. Quando mudamos o filtro, mudamos o significado e, então, podemos aprender a pensar e sentir de outro modo sobre os fatos da vida, ver novos pontos de vista ou levar outros fatores em consideração. 

  Na linguagem da psicologia atual e da Programação Neurolinguística (PNL) ressignificar faz parte de uma habilidade que temos para atribuir um significado positivo e satisfatório em um acontecimento que muito nos incomoda e passamos a encará-lo com equilíbrio emocional.

  Ressignificar é um movimento pelo qual desenvolvemos nossa capacidade de compreender as circunstâncias da vida.

Postado por Leila Franco




Significado de fala
s.f. Ato ou faculdade de falar. / Alocução, discurso. / Voz, palavra, frase. / Expressão, comunicação, significado. / Modo de falar, tom, estilo. / Idioma, dialeto, jargão. / Teatro Trecho de diálogo ou monólogo, dito de uma vez pelo mesmo ator. / Linguística Atualização, peculiar a cada pessoa, da capacidade geral da linguagem. (Opõe-se à noção de língua.)

Significado de significado
s.m. Acepção, sentido, significação. / Linguística Valor, sentido ou conteúdo semântico de um signo linguístico.


Significado de Ressignificar

v.t.d. Uso restrito. Atribuir uma nova significação a; dar um novo significado, um novo sentido a alguma coisa: precisava ressignificar experiências.
(Etm. re + significar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário