terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Oficina do diabo





Provocações - Eu Sou Mefistófeles ...


“O que foi, torna a ser. O que é, perde existência.
O palpável é nada. O nada assume essência.” Goethe


O SERMÃO DO DIABO
Machado de Assis
1893, setembro

Nem sempre respondo por papéis velhos: mas aqui está um que parece autêntico; e, se o não é, vale pelo texto, que é substancial. É um pedaço do evangelho do Diabo, justamente um sermão da montanha, à maneira de São Mateus. Não se apavorem as almas católicas. Já Santo Agostinho dizia que "a igreja do Diabo imita a igreja de Deus". Daí a semelhança entre os dois evangelhos. Lá vai o do Diabo:

"1º E vendo o Diabo a grande multidão de povo, subiu a um monte, por nome Corcovado, e, depois de se ter sentado, vieram a ele os seus discípulos.
"2º E ele, abrindo a boca, ensinou dizendo as palavras seguintes.
"3º Bem-aventurados aqueles que embaçam, porque eles não serão embaçados.
"4º Bem-aventurados os afoitos, porque eles possuirão a terra.




"5º Bem-aventurados os limpos das algibeiras, porque eles andarão mais leves.
"6º Bem-aventurados os que nascem finos, porque eles morrerão grossos.
"7º Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e disserem todo o mal, por meu respeito.
"8º Folgai e exultai, porque o vosso galardão é copioso na terra.
"9º Vós sois o sal do money market. E se o sal perder a força, com que outra coisa se há de salgar?
"10. Vós sois a luz do mundo. Não se põe uma vela acesa debaixo de um chapéu, pois assim se perdem o chapéu e a vela.
"11. Não julgueis que vim destruir as obras imperfeitas, mas refazer as desfeitas.
"12. Não acrediteis em sociedades arrebentadas. Em verdade vos digo que todas se consertam, e se não for com remendo da mesma cor, será com remendo de outra cor.
"13. Ouvistes que foi dito aos homens: Amai-vos uns aos outros. Pois eu digo-vos: Comei-vos uns aos outros; melhor é comer que ser comido; o lombo alheio é muito mais nutritivo que o próprio.
"14. Também foi dito aos homens: Não matareis a vosso irmão, nem a vosso inimigo, para que não sejais castigados. Eu digo-vos que não é preciso matar a vosso irmão para ganhardes o reino da terra; basta arrancar-lhe a última camisa.
"15. Assim, se estiveres fazendo as tuas contas, e te lembrar que teu irmão anda meio desconfiado de ti, interrompe as contas, sai de casa, vai ao encontro de teu irmão na rua, restitui-lhe a confiança, e tira-lhe o que ele ainda levar consigo.
"16. Igualmente ouvistes que foi dito aos homens: Não jurareis falso, mas cumpri ao Senhor os teus juramentos.
"17. Eu, porém, vos digo que não jureis nunca a verdade, porque a verdade nua e crua, além de indecente, é dura de roer; mas jurai sempre e a propósito de tudo, porque os homens foram feitos para crer antes nos que juram falso, do que nos que não juram nada. Se disseres que o sol acabou, todos acenderão velas.
"18. Não façais as vossas obras diante de pessoas que possam ir contá-lo à polícia.
"19. Quando, pois, quiserdes tapar um buraco, entendei-vos com algum sujeito hábil, que faça treze de cinco e cinco.
"20. Não queirais guardar para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e donde os ladrões os tiram e levam.
"21. Mas remetei os vossos tesouros para algum banco de Londres, onde a ferrugem, nem a traça os consomem, nem os ladrões os roubam, e onde ireis vê-los no dia do juízo.
"22. Não vos fieis uns nos outros. Em verdade vos digo, que cada um de vós é capaz de comer o seu vizinho, e boa cara não quer dizer bom negócio.
"23. Vendei gato por lebre, e concessões ordinárias por excelentes, a fim de que a terra se não despovoe das lebres, nem as más concessões pereçam nas vossas mãos.
"24. Não queirais julgar para que não sejais julgados; não examineis os papéis do próximo para que ele não examine os vossos, e não resulte irem os dous para a cadeia, quando é melhor não ir nenhum.
"25. Não tenhais medo às assembléias de acionistas, e afagai-as de preferência às simples comissões, porque as comissões amam a vangloria e as assembléias as boas palavras.
"26. As porcentagens são as primeiras flores do capital; cortai-as logo, para que as outras flores brotem mais viçosas e lindas.
"27. Não deis conta das contas passadas, porque passadas são as contas contadas, e perpétuas as contas que se não contam.
"28. Deixai falar os acionistas prognósticos; uma vez aliviados, assinam de boa vontade.
"29. Podeis excepcionalmente amar a um homem que vos arranjou um bom negócio; mas não até o ponto de o não deixar com as cartas na mão, se jogardes juntos.
"30. Todo aquele que ouve estas minhas palavras, e as observa, será comparado ao homem sábio, que edificou sobre a rocha e resistiu aos ventos; ao contrário do homem sem consideração, que edificou sobre a areia, e fica a ver navios..."

Aqui acaba o manuscrito que me foi trazido pelo próprio Diabo, ou alguém por ele; mas eu creio que era o próprio. Alto, magro, barbícula ao queixo, ar de Mefistófeles. Fiz-lhe uma cruz com os dedos e, ele sumiu-se. Apesar de tudo, não respondo pelo papel, nem pelas doutrinas, nem pelos erros de cópia.


in A Semana - Gazeta de Notícias - 04/09/1892.

Fonte: A Semana - Machado de Assis - W. M. Jackson Inc. - 1946

Ortografia Atualizada.







Pleno - Presidente do Supremo faz balanço sobre trabalho da Corte em 2015



TV JUSTIÇA
Direto do Plenário

0:00 a 1:00 min

Apresentadora da TV Justiça:

- E você acompanha a transmissão da Sessão aqui no Supremo Tribunal Federal ao vivo que está começando.

Presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski:

- Ta bem ta bem ta bem. Bom dia a todos. Vamos sentar por gentileza.

- Declaro aberta esta Sessão.
- Como nós combinamos na no dia de ontem, nós vamos fazer distribuir a Ata aos colegas e vamos aprovar a Sessão a Ata na no final da Sessão.

- Então, por favor, é vamos distribuir essa e nós temos uma sugestão...


Ministro Dias Toffoli (D.T.):

40: 28

- Senhor Presidente!?

- Pois não

- Inaudível

- Mas V. Exa. Tem lista?

- Não a questão das da Ata não vai ser...

- Não a Ata eu vou eu vou fazer...

53:00
– Por último dada a importância da asssunto...

54:20
- Queria agora sobre a ATA.

54:20 a 1:13:00

- É queria agora é solicitar às Vossas Excelências é lancem os olhos sobre a Ata Minuta de Ata que eu fiz passar às mãos de todos os ministros da casa.

- Presidente!

- Marco Aurélio!

- Registro a eficiência da secretaria do Pleno na elaboração da Ata já que o julgamento se mostrou um julgamento complexo no que nós buscamos a conferir harmonia da Lei n.º 1079 de 50 e também do Regimento Interno da Câmara com a Lei das Leis que a todos indistintamente submete que é a Constituição Federal. A eu pediria apenas que relativamente a letra e...

1:00:00 Enfim ministro Dias Toffoli consegue manifestar-se.

1:02 Diante manifestação heterodoxa de Lewandowski, Toffoli eleva o tom de voz, “Tem que corresponder ao meu voto!”

1:03 E,  ironicamente, corta a fala do Presidente sem maiores formalismos: “Eu sugeri uma redação, vou sugerir outra...”

1:04:20 Dias não capitula mais uma vez à levada de Lewando.

1:04:45 Finalmente o ministro mais jovem do Pleno fincou uma estaca no peito do Comandante, botando suas cartas na mesa: “Vou sugerir então”, lendo um texto que definitivamente não fora feito em apenas 1 minuto...

1:05:50 Lewandowski tenta cooptar seu bad boy mas este esnoba: “Aí só vai me contemplar...”

1:06:45 Presidente Wski “concorda” com  D.T. dizendo em uníssono com o autor das alterações “fica melhor”.

1:11 D.F.: “Como ficou a letra g?”

1:11:21 A letra g...

1:11:30 D.F.: “Não, essa é a letra h.” A secretária, agachada junto ao Presidente, aponta o dedo na minuta em sua mão.

1:11:31 Lewandowski – Perdão, perdão, perdão...

1:11:44 D.T. – Mas quanto ao quorum eu não fiquei vencido.

1:11:54 Rebatendo argumento do Presidente, D.T. complementa – Por isso que eu quero ouvir a leitura.

1:11:57 D.T. – Não está correspondendo ao meu voto não - e com o tom de voz mais uma vez alterado – se não eu não posso aprovar. E se embalança em sua imponente poltrona desafiadoramente aguardando o próximo lance a partir do que projetava ser seu xeque ou truque como sói acontecer nas tardes remansas do interior caipira paulista. E zomba pachorrentamente, confiante que conseguira se livrar de uma casca de banana, quiçá um pombo sem asas, valendo-se dos sábios ensinamentos de tias carinhosas e de colegas de pensões e repúblicas estudantis mais experientes e safos dos tempos que estava estudante

Só cabe à cobra criada Lewandowski, por puro reflexo, fazer galhofas para distrair a Corte como bobo supremo – Eu sei, eu sei... Ministro calma! TRANQUILIDADE NESSA HORA!

E, após as justificativas, panos quentes e convenientes acomodações do escorregadio condutor de ovelhas negras daquele tribunal, um matreiro Dias Toffoli mira a câmera de banda e dá uma leve piscadela com o olho esquerdo, sem tugir nem mugir. Apesar de todo arraigado ou simulado embate, a meta do Presidente da Corte fora atingido.

1:12:45 A ‘Ata foi aprovada por unanimidade da corte’ nas exultantes palavras de um ser servil que havia cumprido suas tarefas ordeiramente, a modo de Prudêncio em “O Vergalho” após a sova aplicada no escravo de propriedade do ex-escravo.

As ausências nesta sessão do Decano da Corte, e do ministro Gilmar Mendes, não poderiam empanar a vitória de Lewandowski. Um gol de mão, fraudulentamente marcado, na banheira dando cotoveladas e dedadas em adversários com a conivência de diligentes vendilhões cumpre, enfim, alguns dos mandamentos do Sermão do Diabo.

Pano rápido. Rapidíssimo, com a ajuda de José Dias de Dom Casmurro, ainda com o auxílio da bengala do velho Machado, conhecedor como só ele das manhas e benesses do poder e da corte.

1:12:48 “Ta bem assim?”

Decretou perguntando o Mefistófeles do STF. E não era sequer um Demônio da Copa encarnado em um Anjo das Pernas Tortas para a satisfação da Botafoguense Presidente da República.

Botafogo 1962: Gol de Garrincha na Final (Narração, Waldir Amaral)

O relógio do STF marca:

1:13:00 “Agradecendo novamente.”

Por uma coisa o Presidente da Cocada Preta não podia contar. Com o Imprevisto. Basta congelar a imagem desse agradecimento com a hora marcada na tela.

O 13 é considerado aziago. E sua alegria estampada na cara fora de hora, ou em hora aziaga, pode custar muito caro. Porque o povo brasileiro é bom. Mas não admite injustiças. Nem deslealdades. 

E com o Michaellis é implacável. Pois não é que o aziago 13 anuncia ou faz recear desgraças que é de mau agouro; infausto, nefasto.

Bahia é de todos os santos. E o Brasil é de todos os deuses. Inclusive os avulsos. O povo brasileiro, em sua credulidade eterna e esperança infinita conta mais com o imprevisto. Como está em Esaú e Jacó, para sua sorte, o imprevisível é uma espécie de deus avulso. E Deus há de salvar o Brasil, senhores pretorianos.


Tivesse o autor dessas mal traçadas a verve do “Macaco Simão”, colunista da Folha, não se conteria, neste ponto, e sapecaria:


- a partir desse precedente, o STF deixa de ser uma Corte de Apelação e se transforma numa Pretoria de Acareação. Com a inovação de os acareados serem os próprios magistrados encarregados da administração de justiça.


Conexão - Oficina do Diabo x 2015
Publicado em 4 de jan de 2015
Faixa da Tape Oficina das Visões
Gravação/ Mixagem/ Masterização: Caio Pansanato

Download: http://www.4shared.com/rar/u4EMvKy2ba...
https://www.facebook.com/ConexaoMilgrau


Letra: 

(Refrão)
"Tenha em mente que sua mente só lhe mente,
se a verdade inexistente não se encontrar presente.
Tenha em mente não basta ser sorridente
em meio a tanta gente somente indiferente...

(Pelegrino)
Tenha em mente calmamente,
peça calma a tua mente,
se ela mente lentamente
pra essa gente atualmente,
que se acha inteligente
de ideias tão descrente
infelizmente..
O persistente sempre sente,
eu nunca fui um desistente
em tropeços tão frequentes
enganado por parentes
por motivos atraentes
só me fez experiente..
Eu vejo algo transparente,
um desejo inocente,
mais prevejo a minha frente
que o inimigo mora ao lado,
mesmo assim eu passo rente,
foi urgente esse aviso
um improviso recente,
onde eu piso eu sei que quente,
to no ninho da serpente
onde ela me mostra os dentes,
me assusta esse ambiente,
mais fugir pela tangente
não seria coerente,
totalmente diferente
do que penso falo e faço
vou morrer mesmo que tente!
só que não...

(Refrão 2x)
Tenha em mente que sua mente só lhe mente,
se a verdade inexistente não se encontrar presente.
Tenha em mente não basta ser sorridente
em meio a tanta gente somente indiferente...

(Bronx)
Dimensão paralela com entrada secreta,
realidade distorcida na vista das janelas,
comparação de suas moedas e suas regras
qualidades confundidas, removem suas arestas..
Feridas, nunca esquecidas se perdem em minha vista,
mas voltam me assombrando como hidras,
atrás das minhas vi ceras,
transpassando o terror, o horror, toda dor
mas meu olho já nem pisca...
Puxo a lança, na dança,
destranca, alavanca
levanta a esperança,
retorno com minha banca,
seus atos previsto no meu mantra,
sinto que a fera se amansa
despistando bico que não
cansa sua sede de vingança..
Enquanto a brisa me guia,
sigo na luz que me ilumina,
ativa a secreta alquimia
psicoativa, que me remove
de toda essa carnificina...
A mente quando esvazia
pro diabo é oficina...

Tenha em mente que sua mente só lhe mente,
se a verdade inexistente não se encontrar presente.
Tenha em mente não basta ser sorridente
em meio a tanta gente somente indiferente..."


Realização Pirayu-Crew.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube




Não ponhais a candeia debaixo do alqueire

Candeia sob o alqueire. Porque fala Jesus por parábolas
1. Ninguém acende uma candeia para pô-la debaixo do alqueire; põe-na, ao contrário, sobre o candeeiro, a fim de que ilumine a todos os que estão na casa. (S. MATEUS, cap. V, v.15.)

2. Ninguém há que, depois de ter acendido uma candeia, a cubra com um vaso, ou a ponha debaixo da cama; põe-na sobre o candeeiro, a fim de que os que entrem vejam a luz; - pois nada há secreto que não haja de ser descoberto, nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente. (S. LUCAS, cap. VIII, vv. 16 e 17.)

3. Aproximando-se, disseram-lhe os discípulos: Por que lhes falas por parábolas? - Respondendo-lhes, disse ele: É porque, a vós outros, foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus; mas, a eles, isso não lhes foi dado (1). Porque, àquele que já tem, mais se lhe dará e ele ficará na abundância; àquele, entretanto, que não tem, mesmo o que tem se lhe tirará. - Falo-lhes por parábolas, porque, vendo, não vêem e, ouvindo, não escutam e não compreendem. -E neles se cumprirá a profecia de Isaías, que diz: Ouvireis com os vossos ouvidos e não escutareis; olhareis com os vossos olhos e não vereis. Porque, o coração deste povo se tornou pesado, e seus ouvidos se tornaram surdos e fecharam os olhos para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, para que seu coração não compreenda e para que, tendo-se convertido, eu não os cure. (S. MATEUS, cap. XIII, vv. 10 a 15.)

(1) No original francês falta o versículo 12 que aqui repomos. - A Editora da FEB, em 1948.






Filme - FAUSTO - Um Conto Alemão (1926) Legendado








Nenhum comentário:

Postar um comentário