terça-feira, 6 de setembro de 2022

55 anos de Travessia:

Naquele momento, “liberdade” ainda não significava “libertação”. UMBERTO EC O - FASCISMO ETERNO ***
*** "...o mundo era apresentado à voz sublime de Bituca." ***
*** Avesso a festivais, Milton Nascimento não sabia da inscrição de Travessia antes da classificação https://www.uai.com.br/app/noticia/musica/2017/10/01/noticias-musica,214295/milton-nascimento-nao-sabia-da-inscricao-de-travessia-no-fic-de-1967.shtml *** ***
*** Diploma concedido a Milton e Brant pelo segundo lugar no FIC (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press) *** https://www.uai.com.br/app/noticia/musica/2017/10/01/noticias-musica,214295/milton-nascimento-nao-sabia-da-inscricao-de-travessia-no-fic-de-1967.shtml *************************************************************************
*** "No mês de outubro, Milton Nascimento completa 74 anos de vida - Arquivo pessoal" *** A música Travessia é parte do primeiro álbum de Bituca, lançado em 1967. Cinco décadas depois, a canção ainda carrega a mesma vivacidade que só Milton Nascimento poderia criar. Confira a letra: Quando você foi embora Fez-se noite em meu viver Forte eu sou mas não tem jeito Hoje eu tenho que chorar Minha casa não é minha E nem é meu este lugar Estou só e não resisto Muito tenho pra falar Solto a voz nas estradas Já não quero parar Meu caminho é de pedra Como posso sonhar Sonho feito de brisa Vento vem terminar Vou fechar o meu pranto Vou querer me matar Vou seguindo pela vida Me esquecendo de você Eu não quero mais a morte Tenho muito que viver Vou querer amar de novo E se não der não vou sofrer Já não sonho, hoje faço Com meu braço o meu viver Solto a voz nas estradas Já não quero parar Meu caminho é de pedra Como posso sonhar Sonho feito de brisa Vento vem terminar Vou fechar o meu pranto Vou querer me matar Vou seguindo pela vida Me esquecendo de você Eu não quero mais a morte Tenho muito que viver Vou querer amar de novo E se não der não vou sofrer Já não sonho, hoje faço Com meu braço o meu viver Edição: Camila Salmazio https://www.brasildefato.com.br/2017/10/10/50-anos-de-travessia-a-cancao-que-mudou-os-rumos-da-musica-popular-brasileira https://youtu.be/gjn0xsKIUiM **********************************
*** Incêndio da Catedral de Notre-Dame de Paris 15 de abril de 2019 ************************************
*** 25 anos da publicação de O fascismo eterno *** " Publicado pela primeira vez em 1997, O fascismo eterno apresenta uma reflexão importante e necessária sobre o sentido da história e a importância da memória. Uni convite ― um alerta ― para "" esquecer""; para não não dar esse mal como superado ― é o que faz Umberto Eco neste O fascismo eterno. Para nos lembrar que o ""Ur-Fascismo"", como o autor nomeia, ""ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis"". O termo ""fascismo"" é facilmente adap-tável porque é possível eliminar de um regime-fascista um ou mais aspectos, e ele continuará a ser reconhecido como tal. Entre as possíveis características do Ur-Fascismo, o ""fascismo eterno"" do tí-tulo, estão o medo do diferente, a opo-sição à análise crítica, o machismo, a _ repressão e o controle da sexualidade, a exaltação de um ""líder"" e um constante estádo de ameaça. Tais características não podem ser reunidas em um único sistema; muitas se contradizem entre si e são típicas de outras formas de despo-tismo ou fanatismo. Mas é suficiente que uma delas se apresente para fazer com que se forme uma nebulosa fascista. Publicado pela primeira vez em 1997, no livro Cinco escritos morais, esta nova edição chega aos leitores em um mo-mento de ascensão mundial do flerte com o fascismo ― que, como denuncia Eco, longe de ser apenas um momento histórico vivo na Itália, na Europa (e no Brasil) do século XX, é uma ameaça cons-tante à nossa sociedade. Esta reflexão, importante e necessária, ensina a pensar sobre o sentido da história e a importância da memória. " https://www.amazon.com.br/fascismo-eterno-Umberto-Eco/dp/8501116157 ********************************************************************** Sumário Nota do autor O fascismo eterno Nota do autor O fascismo eterno foi uma conferência pronunciada em inglês num simpósio organizado pelos departamentos de italiano e de francês da Columbia University em 25 de abril de 1995, para celebrar a libertação da Europa. Foi publicada depois, em 22 de junho de 1995, na The New York Review of Books e traduzida para a Rivista dei Libri de ulho-agosto do mesmo ano, como “Totalitarismo fuzzy e UrFascismo” (versão que só difere desta que publico aqui por alguns leves ajustes formais). Contudo, é importante lembrar que o texto foi pensado para um público de estudantes americanos e que a conferência ocorreu naqueles dias em que a América havia sido sacudida pelo atentado de Oklahoma e pela descoberta do fato (nem um pouco secreto, aliás) de que existiam organizações militares de extrema direita nos Estados Unidos. Naquelas circunstâncias, o tema do antifascismo assumia contornos particulares, e a reflexão histórica pretendia estimular uma reflexão sobre problemas da atualidade de diversos países – a conferência foi traduzida depois para vários jornais e revistas, em várias línguas. Além disso, o fato do discurso ser dirigido a jovens americanos explica a presença de informações e esclarecimentos quase didáticos sobre acontecimentos que um leitor italiano conheceria, assim como citações de Roosevelt, alusões ao antifascismo americano e repetidas referências ao encontro entre europeus e americanos nos dias da libertação. O FAS CIS MO ETER NO Em 1942, aos 10 anos de idade, ganhei o primeiro prêmio nos Ludi Juveniles (um concurso com livre participação obrigatória para jovens fascistas italianos — vale dizer, para todos os jovens italianos). Tinha trabalhado com virtuosismo retórico sobre o tema: “Devemos morrer pela glória de Mussolini e pelo destino imortal da Itália?” Minha resposta foi afirmativa. Eu era um garoto esperto. EM MAIO, OUVIMOS DIZER QUE A GUERRA TINHA ACABADO. A PAZ ME DEU UMA SENSAÇÃO CURIOSA. TINHAM ME DITO QUE A GUERRA PERMANENTE ERA A CONDIÇÃO NORMAL DE UM JOVEM ITALIANO. HOJE NA ITÁLIA EXISTEM ALGUMAS PESSOAS QUE SE PERGUNTAM SE A RESISTÊNCIA TEVE UM IMPACTO MILITAR REAL NO CURSO DA GUERRA. PARA A MINHA GERAÇÃO, A QUESTÃO É IRRELEVANTE: COMPREENDO IMEDIATAMENTE O SIGNIFICADO MORAL E PSICOLÓGICO DA RESISTÊNCIA. ESTAMOS AQUI PARA RECORDAR O QUE ACONTECEU E PARA DECLARAR SOLENEMENTE QUE “ELES” NÃO PODEM REPETIR O QUE FIZERAM. MAS QUEM SÃO “ELES”? ESTAMOS AQUI PARA RECORDAR O QUE ACONTECEU E PARA DECLARAR SOLENEMENTE QUE “ELES” NÃO PODEM REPETIR O QUE FIZERAM. MAS QUEM SÃO “ELES”? NEM TANTO POR SUA BRANDURA, MAS ANTES PELA DEBILIDADE FILOSÓFICA DE SUA IDEOLOGIA. O FASCISMO ITALIANO CONVENCEU MUITOS LÍDERES LIBERAIS EUROPEUS DE QUE O NOVO REGIME ESTAVA REALIZANDO INTERESSANTES REFORMAS SOCIAIS, CAPAZES DE FORNECER UMA ALTERNATIVA MODERADAMENTE REVOLUCIONÁRIA À AMEAÇA COMUNISTA. É POSSÍVEL CONCEBER UM MOVIMENTO TOTALITÁRIO QUE CONSIGA REUNIR MONARQUIA E REVOLUÇÃO, EXÉRCITO REAL E MILÍCIA PESSOAL DE MUSSOLINI, OS PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS À IGREJA E UMA EDUCAÇÃO ESTATAL QUE EXALTAVA A VIOLÊNCIA E O LIVRE MERCADO? 1 2 3 4 abc bcd cde def Suponhamos que exista uma série de grupos políticos. O grupo 1 é caracterizado pelos aspectos abc , o grupo 2 pelos aspectos bcd , e assim por diante. O 2 é semelhante ao 1 na medida em que têm dois aspectos em comum. O grupo 3 é semelhante ao 2, e o 4 é semelhante ao 3 pela mesma razão. Note-se que o grupo 3 também é semelhante ao 1 (têm em comum o aspecto c ). O caso mais curioso é dado pelo 4, obviamente semelhante ao 3 e ao 2, mas sem nenhuma característica em comum com o 1. Contudo, em virtude da ininterrupta série de decrescentes similaridades entre os grupos 1 e 4, permanece, por uma espécie de transitoriedade ilusória, um ar de família entre o 4 e o 1. O TERMO O TERMO “FASCISMO” ADAPTA-SE A TUDO PORQUE É POSSÍVEL ELIMINAR DE UM REGIME FASCISTA UM OU MAIS ASPECTOS, E ELE CONTINUARÁ SEMPRE A SER RECONHECIDO COMO FASCISTA. PENSAR É UMA FORMA DE CASTRAÇÃO. POR ISSO, A CULTURA É SUSPEITA NA MEDIDA EM QUE É IDENTIFICADA COM ATITUDES CRÍTICAS. EM NOSSO FUTURO, DESENHA-SE UM POPULISMO QUALITATIVO DE TV OU INTERNET , NO QUAL A RESPOSTA EMOCIONAL DE UM GRUPO SELECIONADO DE CIDADÃOS PODE SER APRESENTADA E ACEITA COMO A “VOZ DO POVO”. Liberdade e libertação são uma tarefa que não acaba nunca. Que seja este o nosso mote: “Não esqueçam.” E permitam-me acabar com uma poesia de Franco Fortini: Sulla spalletta del ponte Le teste degli impiccati Nell’acqua della fonte La bava degli impiccati Sul lastrico del mercato Le unghie dei fucilati Sull’erba secca del prato I denti dei fucilati Mordere l’aria mordere i sassi La nostra carne non è più d’uomini ordere l’aria mordere i sassi Il nostro cuore non è più d’uomini. Ma noi s’è letta negli occhi dei morti E sulla terra faremo libertà a l’hanno stretta i pugni dei morti La giustizia che si farà. Na amurada da ponte A cabeça dos enforcados Na água da fonte A baba dos enforcados No calçamento do mercado As unhas dos fuzilados Na grama seca do prado Os dentes dos fuzilados Morder o ar morder as pedras Nossa carne não é mais de homens Morder o ar morder as pedras Nosso coração não é mais de homens Mas nós lemos nos olhos dos mortos E na terra a liberdade havemos de fazer Mas estreitaram-na os punhos dos mortos A justiça que havemos de fazer. O fascismo eterno Site do autor http://www.umbertoeco.com/ Wikipédia do autor https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco Goodreads do autor http://www.goodreads.com/author/show/1730.Umberto_Eco Skoob do autor https://www.skoob.com.br/autor/377-umberto-eco Skoob do livro https://www.skoob.com.br/pape-satan-aleppe-684240ed686689.html Sobre o autor http://www.record.com.br/autor_sobre.asp?id_autor=541 Livros do autor publicados pela Record http://www.record.com.br/autor_livros.asp?id_autor=541
*** *** O FASCISMO ETERNO - UMBERTO ECO (#226) 38.018 visualizações 16 de abr. de 2019 Ofertas do Aniversário Amazon (somente até 23h59 de 16/04): https://www.youtube.com/watch?v=zIhi8r1iryo *********************************************** *** Jair Bolsonaro é sabatinado pela Jovem Pan; acompanhe na íntegra 40.515 visualizações 6 de set. de 2022 O presidente Jair Bolsonaro participa de sabatina no Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta terça-feira (06), dando continuidade à série de entrevistas com os concorrentes à presidência da República. Assista ao Jornal da Manhã completo: https://www.youtube.com/watch?v=4QgjWGyfrxk ************************************************ *** 180 (part. MC Hariel, Alok, MC Marks, MC Davi e MC Leozinho ZS) MC Dricka Ouça 180 (part. MC Harie… Ela não é objeto de ninguém Ninguém manda no seu coração Em mulher não se bate nem com flor Eu dedico pra elas esse flow Para de ser covarde Bater não faz parte Perdeu o respeito, sai fora acabou O meu sogro já me avisou Que a filha dele nunca apanhou Então fica à vontade Relou é xeque-mate Aqui impera o respeito então faz o favor Mulher não é saco de pancada Então mano cê pega a visão Tá com raiva sai fora de casa Agredir nunca foi a solução As mentiras atrapalham Paciência e fica firmão Essas brisa de tapa na cara Começou com um simples palavrão Deixa a gata viver Você queria zoar Vai ser feliz, sempre o que quis Cê largou a gatona, vai ter que aturar Ela não é objeto de ninguém, não Ninguém manda no seu coração Ontem à noite foi chute foi soco E foi choro pela casa toda Entre lesões e escoriações Eu não vejo motivo pra tanta humilhação Da minha posição, não desejo isso aqui pra nenhuma pessoa Quanto rancor eu guardei por ter que acompanhar essa situação Vi meu herói se tornando um vilão Vi minha coroa jogada no chão Cena de filme não traz a imagem Daquela lembrança no meu coração Que a 51 era uma boa ideia Mas de recordação só me deixou a mágoa, né De quantos vizinhos assistindo na plateia A tradição dizia pra ninguém meter a colher Se esquece que com isso que se salva uma mulher Triste ver no seu rosto Cicatrizes pelo corpo Marcas que esse falso amor te trouxe O tempo te trouxe o melhor Mas nem sempre foi bem assim Vida sofrida Na mão De alguém que dizia Te fazer feliz Vestígios Cacos de vidros Gritos Sobre perigo Cansou de ser submetida O relacionamento abusivo Traumas que ela carregou Matou no peito e se empoderou Mostrou que a vida Pode ser bem melhor Depois que ela se libertou Foram 4 ou 5 meses que ela esteve feliz Mas bastou 1 gole dele Que ela se viu refém Mudada Dentro de casa Se ele dá mancada Ela eu sai como errada Sempre invertendo as paradas Se aparecer um roxo Diz que caiu da escada Sei que é difícil falar Mas não pode se calar não Não, não, não Ela não é objeto de ninguém, não Ninguém manda no seu coração Bipolar, duas caras Vê se para Me tratava bem, agora me maltrata Foi um dos maiores dos erros Vê se para A culpa não é minha se você é canalha No começo era bombom, muitas flores Se fazia de bom, agora me traz dores Não quero mais sofrer, vou viver De todas as formas me fortalecer Triste ver no seu rosto Cicatrizes pelo corpo Marcas que esse falso amor te trouxe É triste, é triste

Nenhum comentário:

Postar um comentário