domingo, 4 de novembro de 2018

... pensando a partir de seu imbigo


...incluídos numa mesma totalidade

Umbigo meu nome é umbigo

E não há desvio até
O umbigo

"ESTA A GLÓRIA QUE FICA, ELEVA, HONRA E CONSOLA"

Em sua homenagem, José, receba os versos românticos da Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias:

Canção do Tamoio
I
Não chores, meu filho:
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar.

..........

“Nós tamos falando blá blá blá quando os problemas brasileiros são problemas mundiais e nós não estamos enfrentando. Inclusive por que? Porque as Universidades estão pensando a partir de seu imbigo.”
Roda Viva | José Arthur Giannotti | 29/10/2018



Pensar a humanidade

“Embora as ciências cuidadosamente examinem os homens de vários pontos de vista, elas o fazem a partir de hipóteses cujas consequências vão sendo testadas segundo técnicas diversificadas. Mas nenhuma delas se pergunta por nossa humanidade ou por aquilo que somos em vista de podermos ser todos nós incluídos numa mesma totalidade.”




"ESTA A GLÓRIA QUE FICA, ELEVA, HONRA E CONSOLA" _ Machado de Assis
José de Tal nasceu no povoado Carrapato, não se sabe ao certo quando, pois não há registro nos cartórios mais próximos da localidade.

..........

José dos Santos entra para o seleto grupo dos intelectuais mais representativos do estado e passa a ocupar uma cadeira que jamais ousaria sonhar o menino faminto, cheio de vermes e comido de perebas, com a cabeça piolhenta. Aquele menino criado por Dona Francisca e Seu Juvêncio, dois toscos vendedores de farinha em feira sertaneja, recebe a coroa de loiros.

Em sua homenagem, José, receba os versos românticos da Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias:

Canção do Tamoio
I
Não chores, meu filho:
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar.
..........
IV
Domina, se vive;
Se morre, descansa
Dos seus na lembrança,
Na voz do porvir
Não cures da vida!
Sê bravo, sê forte!
Não fujas da morte,
Que a morte há de vir!
..........
IX
E cai como o tronco
Do raio tocado,
Partido, rojado
Por larga extensão;
Assim morre o forte!
No passo da morte
Triunfa, conquista
Mais alto brasão.
..........
X
As armas ensaia,
Penetra na vida:
Pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate,
Os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar.


Foram muitos os aplausos  para José que morreu ali mesmo, de emoção e humilhação.

TÂNIAMENESES
Enviado por TÂNIAMENESES em 06/11/2008
Reeditado em 06/11/2008
Código do texto: T1268594
Classificação de conteúdo: seguro




Umbigo
Lenine



Umbigo meu nome é umbigo
Gosto muito de conversar comigo
Umbigo meu nome é espelho
Não dou ouvidos nem peço conselhos
Umbigo meu nome é certeza
Só é real o que convém à realeza
Umbigo meu nome é verdade
Sou o dono do mundo e o rei da cidade

Umbigo meu nome é umbigo...
Umbigo meu nome é umbigo...

Eu sou mais eu! dê cá um close no narciso
Umbigo meu nome é umbigo
Me peça tudo, só não peça para ter juízo
Umbigo meu nome é umbigo
Não sei de nada além de mim: o amor é cego
Umbigo meu nome é umbigo
Vivo na sombra e água fresca do meu ego
Eu vou andando, e quem quiser que acerte o passo
Faça o que eu digo, e eu me concentro no que faço
Se um dia o mundo pegar fogo eu salto antes
E dou adeus a seis bilhões de figurantes
Umbigo meu nome é umbigo
Quem está contra mim também está comigo
Umbigo meu nome é guru
Eu caí do céu foi pra mandar em tu
Umbigo meu nome é umbigo
O mundo perde o freio, e eu nem ligo
Comigo só não vai quem já morreu
Umbigo meu nome sou eu
Composição: Braulio Tavares / Lenine



Umbigo
Tetê Espíndola




Vou até o fim
Todo ser é um
E não há nenhum mal
Em ser ambíguo
Novelo de lã
Leva pelo fio
E não há desvio até
O umbigo
Todos nós um só
Todos nós os mesmos
Todos nós um nó
Todos nós a esmo
Deixa de chorar
Vou pela maré
Assim que puder
Você vem comigo
Ver no que é que dá
Ver o que é que há
No olho do mundo
No bumbá do bumbo
No que faz brotar
No que faz colher
No que faz cantar
No que quer viver

Composição: Chico César / Arnaldo Black



Referências

https://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2018/10/e-agora-arthur.html
http://www.academia.org.br/sites/default/files/publicacoes/arquivos/revista-brasileira-71.pdf
https://www.recantodasletras.com.br/discursos/1268594
https://youtu.be/PY2eVJaLZq8
https://www.letras.mus.br/lenine/250620/
https://youtu.be/6otAgyrV8JI
https://www.cifraclub.com.br/tete-espindola/272613/letra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário