sábado, 14 de setembro de 2024

TRABALHEMOS TAMBÉM

----------- Os Amantes - René Magritte - Em detalhes Fome de Saber Arte Obra: Os Amantes Artista: René Magritte Dimensões: 54 cm x 73 cm Período: Surrealismo Criação: 1928 Material: Tinta a óleo ___________
----------- “Não sabemos se não passamos de sombras e luzes.”👆 ---------- Lembre-se sempre que mesmo modesta Minha casa será sempre sua ------------ ---------- Amizade Sincera Dominguinhos Letra Tradução Significado Amizade sincera é um santo remédio É um abrigo seguro É natural da amizade O abraço, o aperto de mão, o sorriso Por isso se for preciso Conte comigo, amigo disponha Lembre-se sempre que mesmo modesta Minha casa será sempre sua Amigo Os verdadeiros amigos Do peito, de fé Os melhores amigos Não trazem dentro da boca Palavras fingidas ou falsas histórias Sabem entender o silêncio E manter a presença mesmo quando ausentes Por isso mesmo apesar de tão raro Não há nada melhor do que um grande amigo Composição: Renato Teixeira. _________________________________________________________________________________________________________ -----------
----------- Eugène Bodin - Uma Rajada de Vento ---------- 33 Trabalhemos também E dizendo: Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões. – (Atos, 14:15.) O grito de Paulo e Barnabé ainda repercute entre os aprendizes fiéis. A família cristã muita vez há desejado perpetuar a ilusão dos habitantes de Listra. Os missionários da Revelação não possuem privilégios ante o espírito de testemunho pessoal no serviço. As realizações que poderíamos apontar por graça ou prerrogativa especial, nada mais exprimem senão o profundo esforço deles mesmos, no sentido de aprender e aplicar com Jesus. O Cristo não fundou com a sua doutrina um sistema de deus es e devotos, separados entre si; criou vigoroso organismo de transformação espiritual para o bem supremo, destinado a todos os corações sedentos de luz, amor e verdade. No Evangelho, vemos Madalena arrastando dolorosos enganos, Paulo perseguindo ideais salvadores, Pedro negando o Divino Amigo, Marcos em luta com as próprias hesitações; entretanto, ainda aí, contemplamos a filha de Magdala, renovada no caminho redentor, o grande perseguidor convertido em arauto da Boa Nova, o discípulo frágil conduzido à glória espiritual e o companheiro vacilante transformado em evangelista da Humanidade inteira. O Cristianismo é fonte bendita de restauração da alma para Deus. O mal de muitos aprendizes procede da idolatria a que se entregam, em derredor dos valorosos expoentes da fé viva, que aceitam no sacrifício a verdadeira fórmula de elevação; imaginam-nos em tronos de fantasia e rojam-se-lhes aos pés, sentindo-se confundidos, inaptos e miseráveis, esquecendo que o Pai concede a todos os filhos as energias necessárias à vitória. Naturalmente, todos devemos amor e respeito aos grandes vultos do caminho cristão; todavia, por isto mesmo, não podemos olvidar que Paulo e Pedro, como tantos outros, saíram das fraquezas humanas para os dons celestiais e que o Planeta Terreno é uma escola de iluminação, poder e triunfo, sempre que buscamos entender-lhe a grandiosa missão. _________________________________________________________________________________________________________ ---------- ----------- Pão Nosso #033 - Trabalhemos também NEPE Paulo de Tarso Transmitido ao vivo em 14 de jun. de 2022 Série de estudos, com Artur Valadares, da obra "Pão Nosso", de Emmanuel/Chico Xavier. _________________________________________________________________________________________________________ ------------
---------- Às 14 horas e meia, soa de novo o tímpano, acionado por Eurípedes. Todos se põem de pé. Era o instante da prece de encerramento. Os alunos, em absoluto silêncio, mantêm-se na postura propícia à receptividade das vibrações espirituais. Eurípedes, de pé, pronuncia comovedora oração de agradecimento. E é no decorrer desta que, em geral, ele penetra a faixa dos Mensageiros do Senhor, em transe sonambúlico. Eis que, às vezes, sua voz possante assume o timbre infantil: - é Celina, a pequena e luminescente intérprete de Maria quem vem trazer a palavra de estímulos santos da própria Mãe de Jesus, cujo carinho pelo Colégio Allan Kardec jamais esmorece. Em outras vezes, comparecem ao festim espiritual outros luminares de Esferas Superiores, tais como Jeanne D'Arc, Paulo de Tarso, Pedro, Felipe, outros discípulos do Cristo, que se aproveitam do grande momento para endereçar à criatura terrena sua mensagem de luz. (41) O tema que abordam prende-se ao assunto estudado. Assim termina memorável aula de moral evangélica, no Colégio Allan Kardec. Quem quer que a ela tenha assistido, é certo que guardará eterna lembrança. (42) ___________________________ (41) Percebe-se, sem sombras de dúvidas, que Eurípedes elevava-se aos altiplanos da Luz nesses momentos de êxtase. (42) Essas aulas despertavam tanto interesse que os alunos do curso superior não perdiam as sessões mediúnicas, no sentido de enriquecerem suas pesquisas com os conceitos dos Espíritos Benfeitores. EURÍPEDES O HOMEM E A MISSÃO CORINA NOVELINO PP. 125-126 _________________________________________________________________________________________________________ -----------
---------- Memória O antigo modelo de “Grupo Escolar” ---------- Organização Escolar no início do século XX: o caso do Paraná* School Administration at the beginning of the XXth century: the case of Paraná. Maria Cecília Marins de Oliveira** RESUMO A nova ordem política, instaurada com a Proclamação da República, exigiu a reformulação dos quadros político e administrativo no âmbito federal e no âmbito estadual. Em algumas áreas prevaleceram as práticas que vinham ocorrendo no período político anterior. No tocante à organização escolar, as mudanças propostas, na primeira Reforma de Ensino para o Distrito Federal, não repercutiram de forma imediata nas administrações estaduais. As tentativas estaduais visavam adaptar o novo regime de governo para uma educação que muito se distanciava da realidade social existente. No Paraná, diversos foram os Regulamentos tentando alterações na organização escolar para compatibilizar uma sistemática de ensino moderna e eficiente. As inovações na educação provenientes da Europa e dos Estados Unidos foram colocadas em prática nos estados economicamente mais prósperos, como São Paulo, servindo de referência e modelo para a sua implantação no Paraná. A criação de níveis escolares, como a escola maternal e os jardins de infância, a divisão das escolas primárias em simples e intermediárias e a implantação do ensino seriado, entre outras medidas, evidenciaram a influência estrangeira que aconteceu no Paraná mediante o modelo paulista. A necessidade de formar professores para atuarem no ensino primário foi preocupação constante das autoridades em relação à Escola Normal que, afinal, tornada independente em 1922, pode desenvolver, daí em diante, uma melhor orientação pedagógica. O quadro de escolas paranaenses, tanto públicas como particulares, apesar de restrito, completava-se na segunda década do século XX, compondo-se de escolas de nível primário, secundário, profissionalizante, técnico e superior. Palavras-chave: organização escolar, escola primária, escola profissionalizante. ______________________________________ *O trabalho é resultado da reflexão e análise das pesquisas, realizadas pela autora, que permitiram a elaboração da Dissertação de Mestrado, intitulada O ensino primário na Província do Paraná, e da Tese de Doutorado, intitulada Ensino primário e sociedade no Paraná durante a Primeira República. ** Doutora em História da Educação, Professora da Área Temática História e Historiografia da Educação do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. cecioliveira@onda.com.br ABSTRACT The new political order, produced by the Republic Proclamation demanded a reformulation of political and administrative membership in Federal and State level. In some places prevailed the practices that were used before the political change. In relation to school organization, in the first Reform of Education System for Federal District, the proposed changes did not reflect in State Administrations, immediately. The states tried to adapt the new govern regime to an education system that was too far away of the social reality of the moment. In Paraná, many were the rules trying modifications in school organization to allow a modern and efficiently teaching system. The innovations in education originally from Europe and the United States were used in the richest states, as São Paulo, and used as references and model to its implementation in Paraná. The creation of school levels, as kindergarten, division of fundamental school series, among other initiatives showed up the foreign influence that happened in Paraná because the Paulista’s model. The necessity to graduate teachers to work in fundamental school was constantly preoccupation of authorities in relation to the Normal School that, in the end, became independent in 1922 and could develop, since then, a better pedagogic orientation. The complex of Paraná’s schools, as public as private ones, despite its restrictive performance, was going to be complete in the second decade of XXTH. Century, composed by primary schools, high school, professional schools, technical schools and university. Key- words: school organization, teaching levels, teacher chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/er/a/q6fQsdF3HMzp5Sgrnx4TTtk/?format=pdf _________________________________________________________________________________________________________ ----------- ------------ Proveito dos sofrimentos para outrem - Evangelho na Rede com Vera Perussi RAETV - Rede Amigo Espírita TV Transmitido ao vivo em 5 de mar. de 2016 Evangelho na Rede com Vera Perussi, desenvolvendo o tema: Sacrifício da própria vida capítulo V do Evangelho Segundo o Espiritismo - Bem aventurados os aflitos, item 31 ---------- Proveito dos sofrimentos para outrem. 31. Os que aceitam resignados os sofrimentos, por submissão à vontade de Deus e tendo em vista a felicidade futura, não trabalham somente em seu próprio benefício? Poderão tornar seus sofrimentos proveitosos a outrem? Podem esses sofrimentos ser de proveito para outrem, material e moralmente: materialmente se, pelo trabalho, pelas privações e pelos sacrifícios que tais criaturas se imponham, contribuem para o bem-estar material de seus semelhantes; moralmente, pelo exemplo que elas oferecem de sua submissão à vontade de Deus. Esse exemplo do poder da fé espírita pode induzir os desgraçados à resignação e salvá-los do desespero e de suas consequências funestas para o futuro. S. Luís. Paris, 1860. _________________________________________________________________________________________________________ ------------
----------- Não se aflija com os problemas. A vida é festa, é banquete, é de coisas boas. É preciso ser digno numa festa onde Deus é o anfitrião. _________________________________________________________________________________________________________

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